Pesquisar neste blog

E-mail marketing - campanhas cansativas, chatas e indesejáveis

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ultimamente tenho recebido uma porção de emails de campanhas de marketing, os quais não me lembro de modo algum de ter solicitado.
Todas eles vão parar na minha caixa de spam. Mas como alguns emails são, na verdade, considerados spam pelo robot do servidor de email, tenho que verificar a caixa de spam para resgatar emails de pessoas que me contactam ou até de grupos dos quais participo.
Estes serviços de envio em massa de email utilizam basicamente a mesma estrutura de email, com a mesma formatação, quase sempre com assuntos da mesma área de interesse. Eles oferecem a possibilidade de remoção do envio no final do email, alegando que estou inscrito em sua base de dados, mas eu NUNCA soliticitei nenhum tipo de envio por parte deles. Logo, posso considerar que constituem uma prática de spam. Embora o conteúdo possa ser considerado verdadeiro, não considero legítimo o modo como alegam me enviar e reenviar, sempre com endereços diferentes de sites.
Uma vez que tenha solicitado remoção do meu email da lista de envio de um site desses sites, logo aparece outro site, enviando o mesmo tipo de conteúdo para o meu mesmo email.
Abaixo uma típica formatação do final deste tipo de email:


É super-chato! Consomem tempo, tiram a paciência e ainda nos obrigam a clicar sempre em um link com um tipo de remoção que, segundo informações dos próprios sites, pode levar até 48 horas.
Vou agora enunciar alguns sites de onde se originam estes emails indesejáveis, que me anunciam promoções e serviços, mas que não são de modo algum algo pelo qual tenho interesse:

http://planetalite.com.br
http://fmz.fmzmidia.com.br
http://news.meec3.com
http://webbmc.com.br
http://www.b2.emailservidor.com.br
http://sistema.directclick.com.br
http://pensanet.com.br/
http://bplusweb.com.br
http://tecnopati.com.br
http://pjclio.com.br
http://eletromast.com.br
http://base1.guiamd.com.br
http://www.gunter.in
http://kiplane.com.br
http://sishotline.com.br
http://ltrmstudio.com.br
http://carteiro.microfficeinformatica.com.br
http://64.15.143.153/mkt2/unsubscribe
ETC.

Consultando um serviço de whois (serviço para identificar proprietário dos sites), constatei que vários destes sites possuem em comum o mesmo proprietário; não divulgo o nome deles aqui porque ainda tenho algum senso ético. Esse fato de pertencerem às mesmas pessoas me permite dizer que estes sites, com ligeiras variações, formam um esquema de envio de mensagem não-solicitada. Acho a prática abusiva.
Se quiserem verificar, basta copiar o endereço dos sites acima, sem o http:// e comprovar por si mesmos a propriedade dos mesmos. Muitos deles, insisto, têm o mesmo proprietário.
Que me perdoem os donos destes sites, mas esse tipo de prática não considero justificável. Os emails são até bem-feitos, mas não acho necessário abusar deste tipo de atitude. Se não quero receber a campanha, não precisam criar quatro, cinco, dez sites com nomes diferentes, para quando eu não aceitar receber mais emails de um destes serviços, receber a mesma coisa de outro. Não leva o usuário a nada, a não ser gastar tempo e ficar impaciente. Com o tempo, começa a feder, não atrai o usuário que não deseja receber, é só uma questão de bom senso.


Um comentário

  1. Jackson,
    Concordo plenamente com tudo o que escreveu. Tudo seria menos encomodo se apenas clicasse-mos e conseguissemos cancelar sem ficar clicando em um monte de links que não dão em nada.
    Eu mesma estou tendo um outro problema parecido. Toda semana uma pessoa diferente passa aqui em casa oferendo o mesmo produto da semana anterior e meu telefone toca a cada uma hora com a mesma proposta.
    Outro dia perdi a paciência com ambas situações e fui super grossa dizendo que devido a tanta pressão que a empresa faz eu estava mais empenhada a "não" comprar o produto deles.
    Por incrivel que pareça, essa semana foi mais tranquila...

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe