Pesquisar neste blog

Carregando...

Melhor programa para visualizar arquivos PSD

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Neste tutorial indico o Xnview (clique para baixar) como o melhor programa, na minha opinião, para visualização dos arquivos no formato PSD e de brushes (pincéis) do Photoshop. Vou procurar mostrar como é feita a visualização camada por camada do arquivo PSD. Aliás, considero-o o melhor visualizador gratuito no momento; se ele tivesse alguns mecanismos que o Picasa possui, então seria perfeito.
Também se propõem para visualização dos arquivos PSD os programas Irfanview e Pictureviewer da Quicktime; contudo, ambos não conseguem visualizar nada do arquivo se as camadas não estiverem ativadas. Muito menos conseguem visualizar camada por camada do arquivo PSD.
Visualizar camada por camada do arquivo PSD pode ser bem útil porque permite salvar uma camada em específico em formatos como JPEG e PNG, com a qualidade existente no arquivo PSD. Esta funcionalidade só vi no Xnview.
O Xnview é gratuito e possui versão em língua portuguesa. Trabalha com mais de 400 formatos de arquivos gráficos, entre eles os formatos gif e wmf, que não são mais suportados pelo Windows. É super rápido para carregar e consome pouca memória.
Essa funcionalidade que ele tem de ler as múltiplas camadas dos arquivos é seu principal diferencial. Pois também lê camada por camada de arquivos de pincéis (brushes) do Photoshop, de biblioteca de ícones, apresentações de slides do Powerpoint, além de vídeos e formatos mais comuns de arquivos sonoros.
Ele permite ainda fazer slideshows, páginas com miniaturas das imagens contidas em uma pasta, conversão múltipla de arquivos. Nesta conversão podem ser adicionados: redimensionar o tamanho da imagem, converter formato, etc. O Xnview também faz uma lista dos arquivos contidos na pasta, etc.
Além disso, o Xnview possui qualidades de um editor gráfico também, permitindo aplicar diversos efeitos nas imagens; inclusive se tiver o Photoshop instalado, ele pode ser configurado para utilizar alguns dos seus plugins. A interface é clara, e os menus do programa são bem fáceis de ser compreendidos e aprendidos.
Para visualizar os arquivos vetoriais, tais como eps, cdr, pdf, é necessário que seja instalado também o programa Ghostscript.
É um programa útil e inteligente, capaz de facilitar muito a exploraração, visualização e organização das imagens do computador.

1 - Após baixar o programa, é vantajoso configurá-lo para visualizar os arquivos que o Windows originalmente não exibe em miniaturas, tais como PSD e wmf; se instalar o Ghostscript pode visualizar ainda arquivos vetoriais (ai, eps, cdr, entre outros) com o Xnview.
Se quiser visualizar com o Xnview apenas os arquivos PSD, siga o caminho (clique no menu) ferramentas - opções - associações. Procure pelo formato Adobe Photoshop, como mostrado na imagem abaixo.

Agora quando for visualizar o arquivo PSD automaticamente será aberto com o Xnview. Se a camada estiver ativada, o Xnview dará de primeira a imagem do arquivo. Se não estiver, então vamos na barra de ferramentas e pedir pra que ele passa a próxima camada do mesmo arquivo.
Quando se abre uma pasta com o Xnview, composta por arquivos PSD, por exemplo tem-se uma visão das miniaturas de cada arquivo. Se as camadas não estiverem visíveis (ativadas), então a miniatura aparece vazia. Neste caso, damos "enter" no arquivo e iremos ao controle de navegação com várias ferramentas. No caso deste tutorial, vamos nos ater apenas aos controles de navegação.


Entendendo os controles de navegação - as setas maiores controlam a navegação entre arquivos (posterior e anterior); as setas menores ao lado controlam a navegação entre as camadas (páginas) do PSD. Com o mesmo mecanismo, podem ser visualizadas apresentações em Powepoint, ou outros formatos multipáginas suportados pelo Xnview. (Para ver uma prévia maior clique na imagem).


Abaixo um vídeo meio tosco feito por mim sobre esse controle de navegação. Estou em uma pasta com arquivos PSD. Duas têm camadas ativadas, as outras não. Então abro uma (dou enter) com camada invisível e faço uso do controle para navegação por páginas (setas menores). Há ainda um mini-navegador ao lado destas setas com números que indicam a ordem das camadas e a visualização referente à camada.




É possível salvar individualmente cada camada do arquivo PSD, nos formatos possíveis com o Xnview: PNG, JPEG, GIF. Se a camada for transparente pode ser salva individualmente como arquivo PNG (transparente), no tamanho e resolução existente no seu arquivo PSD de origem.



Outras questões sobre arquivos PSD

1 - O arquivo PSD é um arquivo de imagem?Sim, mas ele é muito diferenciado. Quem baixa, trabalha, edita e lida diariamente com arquivos no formato PSD (formato nativo do Photoshop) acha muitas dificuldades para sua visualização. O primeiro problema é que o arquivo PSD não é um formato de imagem comum, por isso, a exemplo de muitos outros, ele não é visualizado naturalmente nas miniaturas do sistema Windows. O arquivo PSD foi desenvolvido pela Adobe para o Photoshop. Ele é composto por camadas, que podem ser compostas por modos de sobreposição, padrão de cores, estilos do Photoshop, fontes, vetores, grupos de camadas, máscaras, shapes, transparência, perfil ICC, entre outros. Se quiser fazer um arquivo PSD com 1000 imagens dentro, cada imagem poderá ser transformada em uma camada.

2 - Por que visualizar arquivos PSD na tela é importante?A visualização em tela do arquivo PSD é o melhor modo para reconhecer rapidamente o seu conteúdo. Para que esta visualização seja realmente possível é preciso que as camadas do arquivo PSD estejam ativadas, isto é, visíveis. Se o usuário não ativar as camadas, mesmo com um programa adicional não será possível a visualização do arquivo PSD, exceto com o Xnview. Porque ele é o único que conheço que permite visualizar camada por camada do arquivo PSD.

3 - Quais programas permitem tanto editar quanto visualizar os arquivos PSD?Além do Photoshop existem os programas gratuitos Gimp, Artweaver, Photoplus e Paint.net, que editam de modo fácil, rápido e competente os arquivos PSD; embora não apresentem tanta sofisticação quanto o Photoshop. No caso específico de montagens acho que os programas gratuitos dão conta suficiente do recado. Existem ainda programas com preço acessível como Photofiltre que apresenta mais mecanismos de edição do que os gratuitos. Já o Photoscape não edita arquivos PSD, digo isto porque muitos me perguntam por email. As mais recentes versões do Photoshop trazem ainda o programa Brigde, um sofisticado gerenciador de mídia, que permite a visualização do arquivo PSD e gerencia o arquivo para o Photoshop, além de outros formatos de arquivos.

4 - Que soluções existem para visualizar miniaturas dos arquivos PSD no Windows?
Conheço dois programas que permitem visualizar os arquivos PSD como miniaturas no Explorer: o Kasalong Thumbnails e o Thumbview Lite. Ambos permitem visualizar diversos tipos de arquivos não suportados nativamente pelo Windows, no próprio Explorer. Além do PSD, os mais comuns formatos vetoriais também são suportados por eles.
Ocorre que eles não permitem visualizar camada por camada do arquivo PSD. Outro porém é que se as camadas do arquivo PSD não estiverem ativadas não haverá miniatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe