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Evite recorrência de cobrança indesejada de serviços de internet

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O usuário de internet tem que estar atento à recorrência de cobrança quando adquire o pacote comercial ou plano especial (geralmente chamado premium) de alguns serviços online.
Essa recorrência é a cobrança automática do serviço, autorizada no ato da compra pelo usuário. Geralmente, o usuário de internet não lê tudo o que está escrito na tela do computador e muitos ainda não conhecem essa possibilidade, ainda que seja na hora de contratar um serviço de internet.
Essa forma de configuração da cobrança se dá no ato de contratação do serviço, mas nem todos os serviços oferecem essa configuração de modo visível como deveria ser. Os termos da cobrança se encontram geralmente camuflados e sob a forma de links. Por exemplo, no Badoo a informação de que há a recorrência da cobrança, fazendo com que a mesma seja renovada ao fim de cada período contratado, está na forma do link condições do serviço, logo abaixo da tela de escolha do meio de pagamento.
Se o usuário não clicar nesse link só vai saber que a contratação do serviço será renovada, talvez até contra sua vontade, no momento em que ela for novamente tarifada no meio de pagamento escolhido.
Isso já aconteceu comigo com vários tipos de serviço de internet.
Estes três serviços eu assinei com o Paypal, com o qual me comuniquei sobre a recorrência da cobrança de serviços contratados. Segundo informações de um dos seus funcionários enviada por e-mail, não existe a opção de configurar não-recorrência de nenhum tipo de serviço contratado pelo Paypal. Então, se utiliza, por exemplo, o Paypal como forma de pagamento, é útil verificar na sua guia de perfil em meus pagamentos e cancele os perfis dos serviços contratados, isto se não quiser que a cobrança venha inesperadamente e de novo a cada fatura do cartão de crédito cadastrado no Paypal.
Ou de outro modo, entre na página de configuração do serviço e procure pelas opções de pagamento.

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