Pesquisar neste blog

No trânsito da vida

segunda-feira, 23 de maio de 2011




É necessário que no trajeto de nossas vidas tenhamos que descansar após uma caminhada longa e cansativa.
Ainda não chegamos onde queríamos. A estrada fica poeirenta, nevoenta, a visão turva. Será que é essa a estrada certa?
Como humanos, normais, falíveis, podemos errar, e melhor do que errar é tirar proveito prático destes erros.
Caminhamos, andamos, nos orientamos, como quem inicia o processo de alfabetização. Aos poucos distinguimos letras de números, as diferenças entre uma e outra letra, aos poucos vamos associando o som ao símbolo escrito. Depois, já somos capazes de reinventar a própria escrita.
Como numa estrada urbana, a vida apresenta um monte de sinais, que podem nos orientar a ter uma viagem mais tranquila, ainda que nossos pensamentos fiquem congestionados com tantas dúvidas, queixas e sensação de perda. Perda de tempo, perda de direção, perda de vida, perda de caminho, perda de dinheiro, etc.
Os sinais de trânsito desse trajeto espiritual, no caminho mais amplo possível, no significado mais amplo possível que queremos pras nossas vidas, possibilitam o equilíbrio.
Se o sinal está fechado para um objetivo em um dado momento, exercitamos a paciência. Podemos aprender a pegar uma nova estrada, aprender a esperar esse sinal abrir. Quem sabe não estamos escapando de uma bomba naquela estrada, que iria explodir em um certo momento?
Quem sabe não escapamos das balas perdidas dessa vida, que incessantemente joga problemas e dificuldades ainda maiores do que o bem que almejamos em um tempo e lugar?
Não sou nenhum exemplo de pessoa que chegou muto longe. Nem mesmo que chegou a lugar algum. O que posso dizer é o que sinto, o que já experimentei, o que está no meu coração. Nessa minha caminhada pessoal, sei o quanto é difícil se conformar com o tempo necessário pra que colhamos o fruto do que plantamos.
Resultados rápidos podem não ser mantidos por muito tempo. Atalhos podem levar a despenhadeiros. É verdade quando a bíblia diz que tudo tem seu tempo.
Se o sinal ficou vermelho não se desespere, ESPERE. Vá na segurança. Não se alcoolize com soluções imediatas, que podem te levar a acidentes fatais. E, sobretudo, não ligue se seu vizinho tem um carro tão rápido quanto o de Fórmula 1! Ou tão caro e sofisticado quanto um Bugatti! Ambos podem chegar no destino desejado. Vá respeitando os sinais de trânsito da vida. Vá aprendendo como funciona esse intrincado sistema de trânsito. Os horários em que há menos tráfego. Os caminhos mais seguros, ou novos caminhos que te levem com mais conforto e segurança.
Podemos ficar no meio do mais grotesco caos, com buzinas tocando de modo frenético, pessoas estressadas gritando, reclamando, xingando, mas é preciso se manter firme mesmo dentro desse caos. O congestionamento passa, o caos cessa. Então, podemos prosseguir em nosso trajeto.

(Jackson Angelo)

Um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe