Pesquisar neste blog

Carregando...

Dicionário e dicas para sms de celular, orkut e msn

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eu acho muito engraçado como a gente se vira para falar do modo mais econômico possível por meio das sms enviadas para celular. Chega a ser uma arte.
Esses códigos mantêm estreito parentesco com as abreviações utilizadas no Orkut e msn. Há uma necessidade de escrever rapidamente, sem cansar tanto os dedos, sem ver o texto tão longo. Não é mania de escrever errado, é, no meu ponto de vista, uma necessidade.
Podemos economizar bastante no tempo de escrita e na sequência que se dá à conversa.
Por exemplo, para enviar uma mensagem pela internet para um celular da Operadora Oi, o limite de caracteres é 121, isto inclui o nome do emissor também.
Eu, por exemplo, assino meus sms com o nome 1. Nada mais microscópico né?
Então, aqui vão algumas dicas e abreviações muito úteis para economizar nas sms e assim dizer o máximo possível com, por exemplo, 121 caracteres:

1 - Assine a sms com as iniciais do seu nome. Ou dependendo da pessoa que irá entender o contexto da sua mensagem, assine apenas sua primeira letra, ou uma que leve a pessoa a identificá-lo facilmente;
2 - O termo "de" substitua por d (sem o e);
3 - O termo "que" substitua por q;
4 - O termo "não" substitua por n;
5 - Não use espaços;
6 - Há palavras que podem ser facilmente subentendidas faltando uma ou mais letras. Por exemplo: desligado pode ficar dslgd. Já que o lgd é amplamente conhecido como abreviação da expressão "to ligado" *to lgd); é fácil entender dslg. Brasil pode ficar BR. Filme pode ser escrito film. Normalmente quando a última letra é e, pode ser deixado sem o "e" já que o próprio nome das letras termina em "ê/e": q (quê), g (gê), m (eme), etc. A letra k muitas vezes substitui a sílaba "ca".
7 - Utilizar as carinhas geralmente utilizadas no msn também podem ajudar a definir o sentimento pessoal do emissor com relação ao conteúdo veiculado na mensagem. Se realmente for necessário passar essa mensagem;
8 - Em termos de aparelho, um celular com teclas qwerty (que imitam o teclado comum do computador) ou de toque ajudam demais no tempo necessário para digitar a mensagem;
9 - Se há uma palavra em inglês, e seu destinatário compreender essa língua, pode tentar trocar os termos em português, geralmente mais longos, por sinônimos em língua inglesa, geralmente com termos mais curtos).
10 - Se for passar sms pela internet não utilize acentos e "ç", porque chegam trocados por outros símbolos no celular de destino; pelo menos com a OI é assim, não digo as outras;
11 - To apaixonado vira to apx. Esse sentimento de paixão ainda existe em muitos adolescentes;
12 - Aff - assim como no Orkut e msn, significa, tédio, algo com mesmo significado de "ninguém merece!";
13 - De novo pode ser trocado por dnvo. Melhor do que trocar por again que tem cinco letras;
14 - Algumas abreviações muito comuns:
Bjs - significa beijos.
Qq - significa qualquer.
Abcs ou abs - significa abraços.
S2 - significa coração.
DSTV - muito usado em Orkut, significa desativado. Mas nem sempre quer dizer que não é utilizado; alguns mantêm um Orkut DSTV apenas para controlar comunidades ou participar delas;
Observação: no tocante aos termos que têm essa formação terminada em eza, geralmente usa-se muito as consoantes das primeiras sílabas, conquanto a última seja sempre o Z. Vejamos:
CTZ significa certeza ou a expressão "com certeza".
FMZ significa firmeza.
BLZ significa beleza. Essa expressão denota admiração mesmo, legal, ou até mesmo é utilizada de modo irônico.
LOL - significa rindo alto.
fikdik - significa "fica a dica"; na verdade, é muito usada para representar um tipo de conselho em uma conversa, que parece estar avisando para a pessoa se tocar quanto ao seu raciocínio, ideias, pensamentos.
Mara - significa maravilha ou maravilhoso(a).
Obg - significa obrigado(a).
Omg - significa Oh! Meu Deus! Na verdade, se origina da expressão inglesa "Oh! My God!"
Pfv - significa por favor. Alguns ainda usam please, que é menor do que por favor. Mas pfv está ganhando território porque é bem menor e fácil de entender.
Tender - verbo equivalente a entender. "Tendi tudo", "tendi nada", "Tendeu?".
Rpz - significa rapaz. Quando se escreve por inteiro, não se diz rapaz, mas rapá!
Rs - significa risos. Quando se dá em sequência significa uma sequência de risos: rsrsrsrs.
Flw - signfica falou! Falou se usa quando alguém entende o que o outro fez ou falou; geralmente termina uma conversa ou parte dela.
Vlw - significa valeu. essa expressão valeu é utilizada há muito tempo, mesmo antes da explosão da internet. Possui muitos significados, nem vou discutir isso aqui.
Kd - significa cadê?
Vc - significa você. O plural é vcs.
Print - expressão de língua inglesa, que em termos de comunicação digital identifica uma possibilidade existente nas conversas de msn. Explico. Você fala com alguém e diz que outro alguém falou isto ou aquilo de você ou outra pessoa. Aí este alguém não acredita e pede um print. O print é fácil de tirar. Ele é a cópia exata da imagem que se vê na tela do computador. para tirar o print tecle na tecla onde está escrito: Prt Sc (ou print screen), essa tecla fica no alto do teclado, do lado direito. Após isto pode ir no Paint mesmo e escolher a opção colar no menu de edição. Aí abre uma nova imagem, basta salvar então essa imagem e enviar pelo msn ao destino.
Comu - significa comunidade. É típico do Orkut.
Depo - significa depoimento. Ainda é o principal modo de comunicação sigilosa do Orkut. Alguns preferem ainda o depoimento à mensagem privada.
Add ou ad - significa adicionar. Quando se diz "já tá ad", quer dizer, já está adicionado.
Blok ou bloc - usado para dizer que vai bloquear alguém indesejável: "vou te blok!". "
Mermaum - não reduz muito a mensagem, mas quer dizer "meu irmão". Atualmente, muitos utilizam o termo "mano".
Omi - significa homem.
On - significa online, conectado com a internet: vc tá on = você tá online?
Off - significa offline, sem acesso ou desconectado com a internet: Eu tava off ontem!
mimimi - aqui na Paraíba significa conversa com choradeira, cheia de sentimentalismo e até chantagem emocional: Mulher, deixa de mimimi!
Cmg - significa comigo.
Ctg - significa contigo.
Msm - significa mesmo.
Nda - significa nada;
Bd - já vi alguns usando como bom dia. Daí que bt e bn são boa tarde e boa noite. No sms de celular funciona muito bem. Alguns usam b tde, b tarde, b nte, b noite. Depende de paciência do momento, da quantidade numérica de caracteres pra enviar por sms.
mt, mto e mta - significam muito, muito e muita.
rlx - significa relaxe. Atualmente na Paraíba, é uma expressão muito usada entre os adolescentes no sentido de "Tenha calma! Está tudo certo! Não fique com receio, medo". E por aí vai.
hj - significa hoje.
15 - Para agilizar o processo de escrita não é necessário escrever nada em maiúsculo. A pontuação deve ser reduzida. Por exemplo, se escrever uma série de coisas: "comi mangas, cajus, jacas e maracujás", pode escrever sem as vírgulas.
16 - A mensagem tem que ser a mais objetiva possível. Por exemplo, se for escrever "hoje acordei triste", ignore o termo hoje, pois "acordei" se refere ao hoje. Acordei triste pode virar "acrdei trst". Então a sms já diminui de 19 caracteres para 11.

(Dicas de Jackson Angelo)

Um comentário

  1. Muito útil suas dicas. Mas, p/ mim? Eu ñ consigo muito, ñ. Apenas poucas coisas...kkk... Já ouviu falar de reflexo condicionado de Pavlov? kkkk S/ falar q ñ sai da minha Kbça q tô assassinando a língua portuguesa. Td bem p/ quem já sab escrever certo e tá apenas abreviando, e tbm uma boa saída p/ quem ñ sab nada d português. Mas, qdo partir p/ outros tipos d comunicação, a coisa vai ser outra. abrçs made Ceará

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe