Pesquisar neste blog

Como prevenir perdas de postagens após falhas do Blogger

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Após a recente manutenção do Blogger, em que muitas postagens e comentários simplesmente desapareceram, do meu não sei nem quantos posts sumiram, ficaram, claro, muitas dúvidas e receios sobre uma nova anomalia desse tipo no futuro, acasou seja feita mais uma atualização do serviço com o mesmo impacto negativo.
O Blogger já anunciou que está fazendo todo possível para recuperar as postagens perdidas e seus respectivos comentários, e para que não aconteça mais isso no futuro.
Então, consegui recuperar algumas postagens, principalmente, por meio de dois procedimentos:

1 - Sempre escolher receber as postagens do blog por e-mail após uma postagem. Ao fazer isso, toda postagem que publicar no blog será enviada para o e-mail cadastrado no serviço.
Para ativar esse recebimento faça o segunte:
Vá em Blogger - Configurações - E-mail e celular. No campo de e-mail podem ser escolhidos até 10 e-mails diferentes para receber as postagens publicadas. Seria até interessante manter um e-mail apenas para isso: registrar as postagens. As postagens serão enviadas do jeito que forem primeiramente publicadas. Assim, podem ser recuperadas mais tarde, em ordem cronológica. Feito esta escolha, tecle em salvar configurações no fim da página.


Recomendo enfaticamente os serviços de e-mail de Gmail e YahooMail, porque ambos têm uma capacidade mais do que suficiente para registrar as postagens durante anos, além do sistema de busca interno, que permite encontrar postagens específicas por meio de palavras-chaves.


2 Se não tiver feito esta escolha, pode ainda utilizar o cache dos buscadores. Os buscadores Google, Bing e Yahoo mantêm um excelente serviço de cache das páginas que eles indexam. O cache é um serviço que armazena uma cópia de determinada postagem.
Assim, se o seu blog possui já um razoável índice de atualização nesses serviços, poderá fazer buscas de suas próprias postagens nos buscadores.
Ocorre que o cache do Google nesta última manutenção do Blogger também não registrou as postagens perdias, até o momento, então, tive que recuperar algumas das postagens perdidas do meu blog no serviço de busca do Yahoo.
Por exemplo a postagem "Nada na vida é 100%" foi registrada como existente pelo Google, mas não teve registro no cache; contudo, o cache do Yahoo registrou e lá recuperei a postagem.
A maioria, no entanto, recuperei no e-mail em que recebo as postagens assim que publicadas.
Se souber de alguma postagem minha que não existe mais no blog, por favor avise-me e verei como posso republicá-la.

3 Como buscar uma postagem do meu próprio blog ou até de outro blog?

Para procurar uma postagem do seu próprio site em um buscador, ou buscar postagens específicas, existem várias formas.
- A partir do Blogger: se o blog for seu, vá em editar postagens no painel do Blogger e digite palavras-específicas ou utilize os marcadores à esquerda.
- Para buscar postagens específicas de outros sites, utilize palavras-chaves ou os possíveis nomes registrados na postagem, em uma caixa de busca interna do site, ou se houver uma.
Se não houver, ou se existir esse problema de crash, bug, falha de manutenção do Blogger, vá nos buscadores e digite o nome do blog (ou site) e digite palavras específicas existentes na postagem que quer encontrar; se souber o nome de um arquivo, o nome da postagem, o nome do texto, etc., vá digitando nos buscadores juntamente com o nome do blog.
Por exemplo, para achar as do meu blog, eu faço assim:
- Acesso o buscador
- Digito, por exemplo: "jacksonangelo nada na vida é 100%". A fórmula pode ser nome do site + termos chaves.

Boa sorte! Agora é esperar para que o Blogger recupere as postagens e comentários perdidos.

2 comentários

  1. Muito legal essa dica. Já perdi postagem também ao atualizar o meu blog... :( Até o momento eu desconhecia esse recurso (apesar de visualizar, nunca tive a curiosidade de saber para que servia). Muito legal! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amigo eu uso a opção "exportar blog" na janela "configurações/básico". De tempos em tempos salvo todas as postagens e se por acaso um dia perder tudo, é só criar um novo blog e usar a opção "importar blog".
    Um grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe