Pesquisar neste blog

Por que compactar arquivos para download?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alguns internautas me questionam por que uso formato .rar ou zip nos arquivos enviados para download.

Vou tentar explicar para todos os tipos de internauta, incluindo os mais leigos. É preciso conhecer um pouco formatos de arquivos, o que sejam arquivos compactados e como e por que utilizá-los.


1 - Visualizando os formatos de arquivos

Este tópico é só para quem não está familiarizado com formatos e ícones dos arquivos.

1.1 - Todo arquivo tem um formato. Por exemplo, entre os mais conhecidos são se destacam: *.doc (documentos do Microsoft Word), *.txt (documentos de texto), *wmv (arquivo de vídeo), *mp3 (arquivos de som), entre outros.

1.2 - Cada formato de arquivo pode ser reconhecido ou pelo ícone padrão correspondente (a imagem do arquivo vista na tela) ou pela terminação. É comum ocorrer que o formato dos arquivos não seja visualizado pelo sistema operacional. Isto porque essa é uma opção que pode ser ativada em Painel de controle - Opções de pasta. No Windows 7, o caminho é Painel de controle - Aparência - Opções de pasta - Modos de exibição.
Procure a opção ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos. Veja a parte destacada na imagem abaixo. Desmarque e poderá ver os formatos de arquivos no sistema operacional.


2 - O que é um arquivo compactado?


Um arquivo compactado é um arquivo simples que, por meio de programas de computador chamados compactadores de arquivo, teve reduzido o tamanho ocupado por ele no HD. Por exemplo, um arquivo no formato PSD que ocupa 25mb pode ter reduzido seu espaço, dependendo da sua estrutura e da taxa de compactação, para cerca de 12mb, menos da metade.
Esse processo de chama compactação. Os sistemas operacionais Windows mais atuais já possuem um mecanismo neles mesmo que compactam os arquivos no formato *zip.
Os formatos mais populares de arquivos compactados são *.zip e *.rar. O formato *.zip pode ser trabalhado com o próprio sistema operacional. Já o formato .*rar deve ser trabalhado com o programa Winrar.
2.1 Esta redução de espaço possui várias utilidades:
Economizar espaço em disco, visto que muitos tipos de arquivo sofrem reduções significativas quando compactados; exemplos: arquivos *.doc. *wmv, *.psd, *tif, *rtf, *.eps, *ai, etc.
Reunir vários arquivos em uma ou mais pastas em um único arquivo. Isso é extremamente útil em situações como:
- Anexar em e-mails. Como se sabe os servidores de e-mail só permitem anexar um arquivo de cada vez. Então, se temos 10 arquivos soltos, seriam dez trabalhinhos de anexar estes arquivos no e-mail. Mas, se estiverem compactados, ainda que não reduza muito o tamanho total deles, só teremos que anexar o arquivo compactado com os 10 arquivos.
- Essas pastas compactadas agilizam também o trabalho de passar arquivo por arquivo de um pen-drive para um HD. Se estiverem compactados o trabalho de transferir do pen-drive para o HD e vice-versa será bem menor. Não só pela diminuição do tamanho, mas por ter menos arquivos para "escrever" no HD.

3 - Os arquivos compactados também podem ter senhas. Assim, se quiser colocar cadeado numa pasta e não sabe como, mas tem que esconder os arquivos desta pasta, pode compactar os arquivos ou a pasta inteira e definir uma senha para acessar a arquivo compactado. Assim, só o usuário que conhece a senha pode acessar o arquivo compactado e os arquivos contidos dentro dele. É importante que após a compactação com senha, o usuário delete as pasta com os arquivos que quer proteger. O acesso será sempre descompactando o arquivo compactado com a senha previamente definida.

4 - Por que compactar arquivos?

Considerando-se as utilidades acima-expostas, para quem compartilha arquivos, envia arquivos, principalmente os do Photoshop, a compactação:
4.1 - Pode diminuir o tamanho dos arquivos;
4.2 - Reúne vários arquivos dentro de um só, facilitando o envio e reorganização dos arquivos;
4.3 - Com a redução de tamanho, o tempo de envio dos arquivos dentro do arquivo compactado é consideravelmente reduzido. O usuário ganha em tempo.
4.4 - O tempo de download, isto é, o tempo necessário para baixar o arquivo, também é reduzido. Isto faz com que o internauta gaste menos tempo para baixar um arquivo que encontra na net.

5 - Caso específico dos arquivos no formato PSD do Photoshop

O tamanho dos arquivos em PSD, o formato nativo do Photoshop, depende de vários aspectos:
- Resolução e do tamanho em pixels;
- Quantidade de camadas;
- Quantidade de recursos (formas, estilos, texturas, objetos inteligentes, etc.) presentes nele;
- Ativação ou não da visualização de camadas;

Assim, um arquivo PSD pode ter tamanhos não-suportados para ser enviados por e-mail. Por isso, ao se compartilhar estes arquivos deve-se ter em mente as dificuldades criadas para o internauta: servidor lento, velocidade de conexão do internauta lenta exigindo muito tempo de download, etc.
Por estas razões, pessoalmente recomendo que os arquivos PSD QUANDO COMPARTILHADOS E ENVIADOS PARA INTERNET :
- Tenham a visualização de camada desativada. A ativação é fácil de fazer, basta clicar na aba de camadas onde tem o símbolo de um olhinho. Isso ocorre nos outros editores que suportam o formato PSD: Artweaver, Paint.net, Gimp, Photofiltre, etc.
- Após desativar a visualização de camadas, o arquivo PSD, nesse caso, deve ser compactado.

No momento, experimento taxas de compactação maiores com o Winrar. Sempre escolho a compactação máxima. Mas, o Winzip e o sistema operacional habilitado para compactar em zip também possuem boas taxas de compressão. No caso dos arquivos em PSD já experimentei reduções próximas de 80%.

Abaixo um turorial em vídeo de como compactar com Winrar. Depois faço o meu próprio vídeo explicando.



Tutorial de texto: Jackson Angelo
Vídeo Youtube créditos: Tutor Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe