Pesquisar neste blog

Como e onde encontrar fundos para montagens

sábado, 18 de setembro de 2010

Como e onde encontrar fundos para montagens e molduras? Basicamente, é nesta pergunta que se resumem muitas perguntas que, toda semana, respondo a muitos internautas.
Eles geralmente perguntam o seguinte?
"Onde você encontrou o fundo para esta montagem?"
"Onde posso encontrar fundos da natureza para montagens?"
"Onde encontro fundos desenhados para montagens (não imagens reais, imagens de desenhos)?

Pelo que pude entender desses e-mails é que geralmente querem aplicar as imagens de fundo em: banners, cartazes, molduras já com o espaço transparente, convites, cartões, etiquetas, os chamados kits para festa (caixa de bombom, caixa de lembrança, saco de pipoca, caixa de doces/bombos, etc.), fundo de painel, wallpaper, artesanato em eva, decoupage, etc.

Vou explicar como faço para encontrar as imagens de fundo. Depois indicar sites onde é mais fácil e seguro encontrar. Antes, é preciso levar em conta o seguinte:
1 - Existem direitos nas imagens. Então, se pretende utilizar comercialmente, certifique-se de que o proprietário da imagem o permite. Se é para uso pessoal, creio não haver problemas.
2 - Existem sites chamados banco de imagens, uns gratuitos e outros comerciais. Nestes últimos, são comercializadas imagens de fundo muito lindas. Muitas vezes não sai tão caro adquirir uma. Sobre estes bancos falo mais adiante.

1 - Primeiro modo - basicamente, o primeiro modo de encontrar imagens de fundo gratuitas se dá por busca nos buscadores: Google, Bing, Yahoo.
Estes buscadores evoluíram tanto que é possível fazer a busca tanto na caixa de web (baseada em texto), quanto buscar na caixa de imagens. É interessante procurar em diferentes buscadores, pois retornam diferentes resultados. Já achei coisas por meio do Bing que não achei no Google e vice-versa. Contudo, o Google ainda apresenta muito mais resultados.
Em se tratando de imagens, geralmente, a busca na caixa de imagens é mais eficiente, pois nela já saem as imagens prévias das imagens indexadas nos resultados da busca. Isso dá uma ideia melhor do que está sendo apresentado. Além disso o recurso de busca por imagens conta com mecanismos que permitem agrupá-las por tipo, tamanho, cor, etc.

Que termos uso para encontrar imagens de fundo do tipo para natureza (por exemplo)?

R.: Escolha a busca na caixa de imagens. Escolha um dos seguintes argumentos: imagens de fundo; backgrounds da natureza; natureza; imagens da natureza; wallpapers da natureza; paisagens; landscape; nature; scenery vector.
Geralmente quando quero encontrar uma que seja gratuita, gratuita mesmo adiciona o termo free, se a busca for em língua inglesa. Se for em português, adiciono grátis ou gratuita.
Se for paisagem de nuvens, escolha cloudscapes. Se for de paisagem marinha: underwater scenery; paisagem marinha; paisagem submarina; underwater, etc.

Se não quer do tipo fotografia, e, sim, uma do tipo desenho ou com aspecto vetorial, acrescente o termo vector nas palavras de língua inglesa: backgrounds nature vector; nature vector; landscape vector; wallpaper nature vector; wallpaper landscape vector; etc.
Se tem dificuldade com língua inglesa, utilize um tradutor online, o do Google é muito eficiente.

Esse tipo de combinação de termos pode ser utilizado para qualquer busca por imagens.

2 - Se não consigo achar o que quero nos buscadores, recorro aos bancos de imagens e serviços de compartilhamento de imagens que oferecem imagens gratuitas.
2.1 Neste link tem uma lista quilométrica com banco de imagens, que disponibilizam imagens gratuitas para download. Certamente, pode encontrar mutia coisa. Lembre de usar o tradutor online, se não souber inglês. Atualizei essa lista e continuarei atualizando.
2.2 Neste link, compilei um seleção de sites hiper-profissionais com as melhores magens gratuitas para o Dia dos Pais, mas que tem muitas imagens de paisagens também.
2.3 Procure pelos inúmeros sites de wallpapers (papéis de parede) gratuitos da internet. Neles, geralmente, tem o marcadores backgrounds, nature, etc.
Um que uso muito é o www.wallcoo.net. Um exemplo dos arquivos deste site está nesta página: http://www.wallcoo.net/cartoon/Creative_Ideas_and_Digital_Design_1920x1200/index.html
Nessa página tem os landscapes (paisagens), claro que tem que navegar até encontrar uma do tipo ilustração (desenho, vetorial, algo assim):



http://www.wallcoo.net/nature/index.htm. São mais de 7 mil imagens; tem que ter paciência e tempo. Quando baixar escolha as que tiverem a maior resolução.
Obs.: As imagens de wallpapers geralmente não possuem 300 DPI, por outro lado, podem ter um bom tamanho que dê para aumentar o DPI e diminuir o tamanho proporcionalmente.
Para encontrar sites de wallpapers procure no Google por wallpaper sites. Já estou trabalhando numa lista, assim que tiver pronta, compartilho.

3 - Procure nos excelentes serviços de compartilhamento de fotos e recursos gráficos de Flickr, e Deviantart. Especificamente, no Flickr, escolha a sessão Creative Commons na busca. e use as palavras já indicadas para busca no Google. Pode utilizar os mesmos argumentos, no caso, do Deviantart. Mas nesse, procure na sessão resources (recursos) e photography (fotografia).
Também é possível encontrar imagens de fundos para montagens nos álbuns do Picasa, mas geralmente com baixa resolução.

Outra forma é, ao invés de encontrar imagens de fundo, construir imagens de fundo, juntando elementos, principalmente vetores. Algumas paisagens de montagens do blog são feitas desse modo. O Photoshop também modifica vetores, contudo se um vetor possui várias camadas o Photoshop interpreta todas como uma só. Então, procuro no Google imagens por: floresta, cenário, scenery, ambiente, natureza, jungle, forest, árvores, trees, etc.
Se precisar imagens de animais, procure pelos nomes correspondentes: birds, animals, monkey, pig, etc. Dê preferência sempre a nomes em inglês.
Pode procurar elementos individuais e ir montando. Por exemplo colocando árvores, montanhas, céu, sol, animais, galhos. Prefiro nesse caso procurar por vetores gratuitos. Obviamente na net tem um monte de site com vetores comerciais distribuídos ilicitamente, mas os gratuitos são muito bons, em alguns casos até melhor e tem um monte de site que disponibiliza.
Boa sorte!
(Jackson Angelo)
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe