Pesquisar neste blog

Imagens de advertência contra o tabagismo - Singapura

segunda-feira, 15 de março de 2010

Abaixo algumas imagens impactantes de advertência nas carteiras de cigarro de Singapura. O pior é quando alguns argumentam: "meu avô fumou a vida toda e nunca teve problema de saúde! É como se quisessem dizer que tudo que se informa a respeito do vício do cigarro e dos male provocados por esse vício é mentira. Até o dia em que recebem uma notícia fatal.
As campanhas do governo brasileiro também incluem palavras e imagens de advertência na carteiras de cigarro. Ótimo pra conscientizar, acho eu.

Você não vai querer ficar com a boca assim?

Arte contra o tabagismo - festival de grafitagem na Paraíba

Hoje, assisti a uma matéria na TV local aqui de João Pessoa que me deixou muito pensativo. Ela mostrou a gravidade do tabagismo na Paraíba, onde são registrados mais de 500 casos de morte provocados por males diretamente provocados pelo tabagismo. Em 2009, foram registrados 528.
Segundo a Wikipedia, o tabagismo é "uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco".
A Paraíba é relativamente pequena em termos de população: pouco mais de 3.700.000 habitantes. Fiquei realmente pasmo quando li no Portal do Governo da Paraíba que "de acordo com dados do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, a Paraíba possui 750 mil fumantes." Dá pouco mais de 20% da população!!!
Fumantes ativos! Imagine como não sofrem os fumantes passivos! Eu mesmo deixei de fumar há uns 13 anos quando Jesus me libertou disso, porque por mim mesmo nunca tive forças. Odiava quando alguém vinha me falar mal do meu amado hábito de fumar. Mas continuei fumando passivamente e muito porque tanto no trabalho quanto em casa convivia com pessoas fumantes. Esfomeadamente fumantes! Fetidamente, fortemente, friamente, fetichistamente, fatalmente, infinitamente fumantes!
A Secretaria de Estado de Saúde (SES - é esse mesmo o nome!!) até que tem feito um bonito papel de conscientização junto à população. Ela, desde ano passado, promove, ao meu ver, um lindo e criativo evento: o Festival de grafitagem contra o tabagismo. Uma campanha que utiliza a arte meia que rebelde e até marginalizada da grafitagem como forma de comunicar aos cidadãos os malefícios do tabagismo.
Ver matéria sobre os ganhadores do festival neste link.
Abaixo tomei a liberdade de baixar as imagens (nesse link) do Festival e publicar no blog. Espero que reflitam:



Essa grafitagem inspirada no quadro "O Grito" de Edvard Munch foi demais!!! É assim que me sinto quando to perto de um fumante esfomeado por nicotina.

Comidas em formas de animais para festas infantis (funny)

Admiro demais a criatividade. Imagine chegar numa festa e ver nos pratos sobre a mesa tanta imaginação?!
mas tem que ter muito amor e muita força de vontade pra fazer isso. Mas que fica um show, fica!!

 

Seguidores do blog

Mais lidos