Pesquisar neste blog

Fazendo molduras - tutorial básico 1

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hoje, vou tentar ensinar como fazer as duas molduras digitais abaixo. Elas são bem simples. O que marca nelas é esse efeito de bordas como se fossem fotos uma em cima da outra.

Para baixar as molduras clique nas imagens! (4shared)



Esse é o primeito tutorial que vou compartilhar no blog, explicando como fazer molduras. Vou começar com as mais simples. Recomendo ler os seguintes posts:

1 - Recomendações básicas para fazer molduras e projetos gráficos
http://jacksonangelo.blogspot.com/2010/02/algumas-dicas-apra-se-pensar-em-uma.html

2 - Informações mais detalhadas sobre sobre impressão e resolução da imagem:
http://jacksonangelo.blogspot.com/search/label/impressao


O programa padrão dos tutoriais é o Photoshop, mas com os programs gratuitos Artweaver, Gimp e Paint.net é possível fazer de modo bem semelhante.


1 - Escolha uma imagem de fundo. Nos exemplos abaixo, escolhi dois wallpapers de flores. No site do Flickr tem várias imagens gratuitas que podem ser utilizadas em obras derivadas delas ( ler as recomendações acima lincadas). Eu escolhi um wallpaper desse site:


2 - Abra uma nova imagem, conforme o padrão de fotografia ou tamanho desejado (ldúvidas: eia o marcador impressão acima-indicado). No meu caso, utilizei o padrão para fotografia tamanho 15x10 cm (especificamente, 15,20x10,20 cm); com 300 DPI; fundo transparente. Como modo de cor escolhi RGB (red/green/blue - vermelho/verde/azul. Clique aqui e entenderá o que seja modo de cor RGB). Dê um nome ao arquivo, eu pus o nome tutorial. Escolhe-se fundo transparente para melhor trabalhar com camadas. Ver imagem abaixo como configurei:



3 - Abra a imagem escolhida para ser o fundo da moldura e arraste-a para a nova imagem. É muito importante que a imagem escolhida tenha uma boa resolução e tamanho, além de não ter muito artefatos típicos de jpg, nem ruídos (imagens embaçadas, cortadas, com falhas na definição de cor, etc.). No caso, escolhi uma imagem com 240 DPI, medindo 18,84x8,13 cm. Ao arrastar essa imagem para dentro da nova imagem vai notar uma grande desproporção no tamanho. Então é necessário fazer alguns ajustes;

3.1 Ajustar o tamanho. Veja como ficou a imagem de fundo ao ficar dentro da nova imagem:

Escolhe-se então a ferramenta move tool (de movimento), que é uma setinha. Dê Ctrl+T para redimensionar o tamanho da imagem da flor. Esse Ctrol+T abre o controle de aumentar/diminuir tamanho. Para fazer essa alteração de modo proporcional, mantenha pressionada a tecla shift, e com a setinha vá puxando uma extremidade do quadrado ao redor da imagem da flor. Faça de tal modo que as flores (ou outro elemento de fundo que escolher) fiquem bem centralizados.

3.2 Corrigir os ruídos da imagem. Quando fizer essa alteração de tamanho vai poder notar (dependendo da qualidade da imagem) um monte de ruídos, digamos sujeirinhas na imagem. Existe um plugin nativo no Photoshop apenas para resolver esse problema. É o noise (ruído).
Vá em Filter>Noise>Reduce Noise, utilize os seguintes valores (isso varia de imagem para imagem; faça suas próprias experimentações se preciso):
Após a aplicação desse plugin os ruídos desaparecerão. Veja:


Contudo, poderá ficar com problemas de nitidez. Então é necessário mais um ajuste.

3.3 Melhorar a nitidez da imagem. Existem muitas formas para isso., vou dize a que mais uso. Primeiro duplique a imagem (atalho: Ctrl+J). Na primeira camada aplique o filtro high-pass (alta frequência). Vá em Filter>Other?High pass. Defina os valores de modo que o preview mostre melhor as separações dos elementos (edges/bordas); conforme imagem abaixo:

Agora vá na aba de camadas (layers; atalho F7) e escolha o modo de sobreposição dessa mesma camada para overlay. Agora selecione as duas camadas e junte-as com o controle Ctrl E.

4 - Agora use o controle Ctrl+A (para selecionar tudo) ou vá no menu superior e escolha Select>All. Vai notar um quadradinho pontinlhado ao redor da imagem.
Abra uma nova camada acima da camada da imagem. Agora vá em Select>Transform selection. Vai abrir um quadrado ao redor do pontilhado, indicando que você vai poder mudar o tamanho da seleção. Tecle shift e mantenha pressionada essa tecla. Agora com a setinha (move tool) diminua o tamanho da seleção até que fique de um tamanho legal pra colocar uma foto por baixo.
Posicione essa seleção, no caso dado, no centro da imagem. Clique no símbolo de Ok (parece a letra "V") lá no lado direito do menu do Photoshop.

5 - Agora vamos fazer o contorno ao redor dessa seleção. Isso vai criar os quadradinhos pra adquirir o efeito final. Vá em Edit>Stroke e defina o valor para 18 pixels, marque inside, conforme imagem abaixo:
Dê ok e a borda estará completa. Essa borda tem que estar por cima do fundo e em outra camada.

Agora faça umas cinco ou mais cópias dessa camada com a borda, use o comando Ctrl+J. Com o comando Ctrl+T vá girando cada borda em diferentes ângulos as bordas. Faça isso uma por uma. No caso dado, deixei a primeira camada sem giro, normal como tá na imagem acima.
Então utilize a ferramenta de seleção varinha mágica (atalho letra W: no caso é a segunda opção dessa ferramenta - veja o menu do lado esquerdo: a caixa de ferramentas) e selecione toda a área interna dessa borda (a primeira que deixei sem giro).
Agora selecione todas as camadas. Para selecionar todas as camadas, pressione a tecla Shift e clique na primeira e última camada (sem soltar a tecla Shift).

Feita esta seleção dê comando Ctrl+E. Agora clique em Del. Isto irá tornar a área selecionada em área transparente. O efeito final será o seguinte:

Pronto! A moldura básica e simples está pronta para ser usada. Espero que tenham compreendido e aprendido alguma coisa nova.


1 - Como montar com Photoshop:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/03/tutorial-como-colocar-fotos-na-moldura.html
2- Como montar com o Gimp:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/tutorial-como-juntar-foto-e-moldura-no.html
3 - Como montar com o Artweaver:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/como-montar-foto-com-moldura-com-o.html

4 - Dicas de impressão (se pretende imprimir recomendo que leia):
http://jacksonangelo.blogspot.com/search/label/impressao
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe