Pesquisar neste blog

Carregando...

Como centralizar imagens no Photoshop

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esse tutorial explica como centralizar imagens no Photoshop. Qual a importância dessa centralização? Distribuir de modo equilibrado os elementos de uma montagem, de qualquer projeto gráfico. O tutorial é feito para amadores, curiosos e amantes do Photoshop como eu, para pessoas que querem ter um melhor rendimento em suas montagens.
No caso abaixo, peguei essa imagem da net e gostei da mensagem.
Em termos de edição, para converter essa mensagem visual para nossa língua, é necessário:
- Apagar o texto original;
- Fazer um texto com a melhor semelhança que puder (não me detive muito nisto), mas dependendo da finalidade pode ser muito útil. Todo trabalho gráfico é avaliado pela riqueza de detalhes, ainda que sejam poucos. Utilize um tradutor online para a tradução, recomendo o do Google.
Então, não é aconselhável usar unicamente o olho para isto. A não ser que seja algo feito por vontade desta forma. Se for para fazer algo com qualidade, é necessário ter precisão na distância, alinhamento e centralização dos objetos da montagem.

1 - Apagando o texto - use a ferramenta brush (pincel), na cor do fundo correspondente. Nesse caso, é a cor preta. A primeira co do Photoshop tem que estar na cor preta. veja a imagem abaixo, estão circundados de vermelho a ferramenta brush e a caixa de cor (preto).



Se se deparar com outras cores, utilize a ferramenta conta-gotas e clique na porção da imagem com a cor desejada. Existem casos mais complexos (texturas multi-coloridas), mas não é o objeto deste tutorial.
A ferramenta brush tem que usada com cuidado para não borrar a imagem central da montagem. A imagem deverá ficar como na seguinte (sem as palavras):

Para fins de comparação e segurança, mantenha uma cópia reserva da imagem a ser trabalhada. Para duplicar essa camada, selecione-a e tecle Ctrl + J. Renomeie-a para cópia de segurança, algo assim. Ela servirá de referência para comparar o trabalho antes e depois. Sempre lembre de salvar a edição para não perder o trabalho.

2- Após apagar a imagem, vamos saber o ponto central (mediano) da área de trabalho para deixar tudo centralizado. Clique em Selecionar tudo (select all) ou dê Ctrl + a. Esse atalho seleciona tudo. Aparecerá uma caixinha quadrada pontilhada ao redor da imagem (percebe?):


Feito isto, clique em Ctrl + T, aparecerá outra caixa com linhas perpendiculares sobre a imagem. Como no exemplo abaixo:
As setas apontam para uma espécie de círculo que se formou no centro da imagem e para um dos pontos que se formam nas bordas da imagem. Esse círculo marca o centro da imagem.
Feito sisto, NÃO MEXA NA IMAGEM. Agora com a ferramenta seta (atalho letra V), procure pelas réguas que ficam nas regiões superior e esquerda da área de trabalho do Photoshop. Se elas não aparecerem use o atalho Ctrl + R. OU vá em view>rulers (ver>réguas).
Note que ao posicionar a ferramenta de movimento (seta, move tool), a seta fica branca. Nisso, haja como se estivesse puxando uma linha na mesma direção da régua e posicione-a no centro da imagem selecionada.
As setas verdes puxadas a partir da régua são como estas da imagem abaixo. Isto demarcou o centro da imagem.

Feito isto clique Ctrl + D (isso desfaz a seleção).

3 - Procure entre as fontes instaladas as mais parecidas com a da montagem. Se quiser saber exatamente a fonte utilizada na montagem, clique nesse link: sites que localizam fontes. Eu não fiz isto, achei logo uma mais ou menos parecida e adequei o tamanho.
Vejam o antes e o depois.

Concordo A ESTUPIDEZ é algo mais perigoso que crocodilos! Muitos dos perigos e situações difíceis que enfrentamos são originados por algum ato, pensamento, palavra estúpida dita sem pensar, sem considerar as consequências e riscos envolvidos.

4 - No caso do texto, as letras finais da palavra estupidez foram escritas em separado (camadas de texto separadas) com tamanha maior do que o do meio, para ficar próximo do original. Para alinhar as palavras ao centro da imagem, basta dar Ctrl + T na letra e posicionar a parte central da palavra com a parte central da imagem, essa estabelecida pelas linhas verdes.
A mesma coisa com a frase Mais Perigosa Que Crocodilos (iniciais maiúsculas e texto mais comprimido). Dei Ctrl + T. No print abaixo é possível ver a régua superior de onde são originadas as linhas superiores de demarcação do trabalho.
Prestem atenção na alinhamento do ponto central da palavra STUPIDE com a linha central da imagem demarcada pelas linhas verdes:


No caso de E e Z, escritas em separado, bastou posicioná-las no início e fim da palavra 'STUPIDE', de modo que ficassem da mesma altura. Nesse caso, usei o olho, mas há uma forma mais eficiente, a qual explico depois.
Pronto! Agora basta salvar no formato desejado. Escolhi jpeg, pois era para web.

Tutorial de Jackson Angelo

2 comentários

  1. Otimo tutorial salvou meu dia....

    ResponderExcluir
  2. Há ia esquecendo, seu blog vai para meus favoritos...

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe