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Aumentar visitantes do blog através do uso das estatísticas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Existem diversas maneiras de atrair visitantes para um blog. Em mais de cinco anos de blogagem, naveguei em muitos sites e sou muito grato a eles por todo conhecimento passado. Apesar da minha relativa preguiça, pude aplicar vários desses conhecimentos e verificar que, de fato, funcionam.
Logicamente, mais importante do que analisar estatísticas é gerar estatísticas. Então, vou contar como fiz isso no próximo post. Essa é uam resposta a muitos internautas que me perguntam sobre isso. Espero estar ajudando, passando minha experiência, que é pouca, mas acho que vai ajudar.
O importante, sobretudo, é o que essas visitas representam para você e para o blog, porque não basta apenas visitar, é necessário criar alguma relação de confiança, algum vínculo que gere também comunicação, particiapção e um efeito prático na vida dos internautas e na sua. Principalmente se o blog possui alguma motivação comercial. Mas, me dirijo nesse post a como aumentar o número de visitas e só.

Como exemplo da aplicação destes conhecimentos, considerei o período de 01.08.2009 a 01.08.2010, em que o número de acessos pulou de 6.547 visitantes únicos para 11.601 visitantes únicos, quase o dobro.
Abaixo gerei uma imagem demonstrando as doze últimas médias por mês do mesmo período. Para entender essa imagem é preciso entender os seguintes conceitos:
Visitante único é aquele que visita uma ou várias páginas do site, mas é contabilizado pelo contador como um único visitante. Essa definição de único é de acordo com o cookie deixado pelo IP do internauta.
Page loads é a quantidade de vezes em que a página é carregada.
Returning visitors são os visitantes que acessam o blog e depois retornam.
First time visitors - entendo como IP's novos ainda não identificados pelo contador (por meio dos cookies).



A net como espaço ultra-dinâmico registro o nascimento de milhares de blog diariamente. Assim, nascem também blogs do mesmo estilo, nicho, etc. Alguns copiam ou se inspiram em seu modelo de falar, de postagens, etc. Outros dão assombros de como já nascem de modo excelente e prendem os internautas. Então, é preciso ter muita motivação, tanto quanto possuem os novos que vão entrando, sedentos de visitantes e muitos deles fazendo por onde e indo além. Então, fazer essa média aumentar exige cada vez mais esforço e empenho. Principalmente, se o blog não é algo da chamada Grande Mídia, as grandes empresas de comunicação, que naturalmente atraem muitos visitantes.
Por isso, é preciso analisar bem as estatísticas do blog, porque entre as ferramentas disponíveis para aumentar o número de visitantes ela é uma das principais.

As estatísticas dão um verdadeiro auto-retrato do blog. Elas conseguem responder às perguntas:
1 - De onde vem os visitantes? De qual país?
2 - Quanto tempo em média eles ficam no blog?
3 - Quais páginas eles acessaram, durante quanto tempo?
4 - Quais os sites que originam tráfego de visitantes para o seu? Quantos visitantes por dia, semana, mês eles enviam?
5 - Quais os dias em que há mais acessos?
6 - Quais os navegadores e sistemas operacionais mais utilizados pelos visitantes?
7 - Qual o nível de rejeição do blog?
8 - Quais os posts que mais recebem visitantes e mais geram tráfego?
9 - Quais as palavras-chaves que identificam o blog nos buscadores? etc.

Mas, dizer se esse número de visitas vai gerar internautas que sempre visitam o teu blog, se eles vão clicar nos anúncios ou não, se vai gerar alguma possibilidade de receita, é outra história.

Quais são as principais ferramentas para obter essas informações estatísticas?

Resumidamente: contadores, Google Analytics e estatísticas do Blogger (se for hospedado no Blogspot)

Eu utilizo dois contadores: Histats e Statcounter; além do Google Analytics e, mais atualmente, as informações estatísticas do próprio Blogger.
A mais prática de todas no momento é a do Blogger porque não exige a instalação de nenhum código, programa, nem abertura de conta em algum site. Faz parte dos mecanismos disponíveis para o publicador do blog.
Através das estatísticas do Blogger, podem ser conhecidas as postagens mais acessadas por dia, semana, mês e em todo o tempo, os sites lhe enviam mais visitantes, enfim, todos os itens já elencados no início da postagem. Só não é possível ainda escolher um período de referência. Fora que só lista as 10 postagens mais acessadas nos espaços de tempo previamente definidos pelo Blogger. Então, ele é tipo um Google Analytics mais resumido.
Abaixo, um print de minhas estatísticas, considerando todo o período, desde que o mecanismo foi efetivado no Blogger (para ver ampliada clique na imagem):



Acho que conforme o internauta for se habituando a utilizar essas estatísticas ao seu favor, a migração para o Analytics vai se processar naturalmente.
O Analytics permite uma indexação muito maior de postagens, além de ter muito mais recursos que permitem ao internauta delimitar melhor as temáticas do blog, o modo como deve construir as postagens, os assuntos, de modo que a "temperatura de visitas" fique estável e até cresça.

A maioria dos contadores, por sua vez, oferece um serviço melhor se forem pagos, apesar de que mantenham um log decente de estatísticas. Uma das exceções (ainda) é o Histats, que mantem um log (arquivo de estatísticas) enorme do blog. Um dos recursos dele que mais gosto é o Popular Referrers (Palavras mais populares que geram tráfego para o seu blog). Gosto de ver essa indexação porque permite ver que tipo de assunto, gráfico, tema, qual palavra-chave de busca mais direciona para o meu site e quantas vezes ela é acionada.
Outro ótimo recurso é o referrer Trend for website (lado esquerdo do painel de controle do histats). Ele mostra quais os sites que mais direcionaram para o seu no período considerado.

Então, o que fazer com esses dados?

Analisar as palavras-chaves que geraram tráfego para o blog e fazer postagens baseadas nelas, desde que elas estejam realmente dentro do universo temático do blog. Porque algumas vezes pode ocorrer que uma palavra que não tem nada a ver com teu blog, por alguma loucura binária do buscador, indexe a tua página.
Por exemplo, as palavras convites e molduras atraem muitos visitantes, então devo investir ainda mais nesse tipo de palavras. Que postagens são mais visualizadas (isso o Blogger responde). Então, edito essa postagem de modo que direcione para outros links internos do blog.
Nesse aspecto, usar os sistemas de postagens relacionadas é muito eficiente. Criar links internos dentro das postagens mais vistas, gerando tráfego interno do blog, aumentando sua visibilidade para o internauta, tudo isso é construtivo.
Observar as palavras que geraram tráfego, contudo, não resultaram efetivamente em algo que o internauta estava procurando, mas também dá uma boa ideia de que tema devo acrescentar ao blog para gerar mais visitantes e deixá-los satisfeitos.
Saber quais os sites que direcionam para o teu blog é importante, isso mostra como ele pode estar sendo importante (em alguns casos não) para outros blogs, indica alguma forma de destaque no meio dessa imensa multidão digital de sites e links. Se possível e vantajoso, fazer parcerias com esses sites.
No meu caso, os sites que mais geram links para o meu são os próprios buscadores de internet. De fato, o modo como o texto é construído, cheio de palavras-chaves, o título totalmente coerente e matemático, ilustrando resumidamente o que vai ser veiculado, torna o blog muito mais indexável.
Nem sempre faço assim, porque tenho esse lado poeta muito amostrado que gera títulos disformes e uso de um monte de termo ungoogleable (incapazes de gerar tráfego/indexação no Google).
Bem, é isso. Espero ter respondido alguns, dentro do que sei. Na próxima psotagem faço um resumo do que fiz para aumentar o número de visitas, fora o uso das estatísticas.

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