Pesquisar neste blog

Tutorial para fazer capa de DVD (COVER) - GIMP

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Já pincelei um pouco sobre como fazer capas de DVDs com o Photoshop. Hoje, encontrei esse tutorial disponível no site slideshare, bem explicadinho sobre como fazer capas de DVD com o programa Gimp.

Transcrição do tutorial

Tutorial capa de DVD (COVER) - GIMP

Fonte: www.gimp.com.br (para quem trabalha com Gimp, um programa gratuito similar ao Photosho, esse site é uma excelente referência).

[...] Hoje já é uma realidade a produção de DVD's caseiros, seja pela transformação de VHS como por novas produções via Câmera Digital, Foto-Slide, Câmera VHS, Câmera Digital, Celulares ... Depois de todo o capricho na confecção de DVD, precisamos criar a capa para este DVD . Vamos lá ? Primeira parte: Tamanho da imagem ! As dimensões da capa é de 27,4 x 18,2 cm. Essas medidas não são oficiais, modificam de acordo com o box utilizado, mas nunca tive problemas com as dimensões acima . Quanto a resolução, fica a cargo da finalidade. Se for pessoal pode deixar no padrão 72 pixel/in, porém se algo profissional, prefira 300x300, mas a imagem ficará mais pesada ! Assim, abra uma nova imagem,altere a unidade de pixels para centímetro (ou milímetro) e em tamanho da imagem utilize 27,4 x 18,2 (será redimensionada automaticamente pelo padrão em pixels, no meu caso 27,305 x 18,203) . Em opções avançadas informe a resolução desejada (deixei o meu em 72x72, pois é para meu própri uso). Com as linhas guia marque a parte frontal e traseira com 13 cm e 14,4 cm. As linhas guias se “pega” no canto esquerdo colado a régua e arrastando para a posição desejada ! Na verdade o “tutorial” poderia parar por aqui, pois agora depende só da criação de cada um, vou apenas dar um exemplo . Para que dê uma aparência mais profissional, aconselho a dar uma olhada nas capas que você possuem em casa e veja o padrão, o que se repete, o que é importante mostrar. Padrão de informações: Tempo de duração, Tipo de Áudio, Formato de área, sistema (NTSC, PalM), produção. 303 Cr4zY Exemplo real Se você tem a intenção de produzir várias capas, aconselho vetorizar vários logos para posterior utilização. Melhor ainda, você pode criar um padrão próprio de capas e deixar salvo como modelo ! Depois bastará inserir os demais dados ! Os temas são os mais variados: Formatura Quinze Anos Músical Viagem Propaganda da empresa Filhos É importante se preocupar com o estilo de cada tema, mais romântico, mais descontraído, profissional, etc. Estude outras capas sobre o mesmo tema ! EXEMPLO: Tema: Clipes da Pixar ! Na camada FUNDO, apliquei um degradê simples. Criei um retângulo na capa e na contra-capa em uma camada superior. Usei degradê Bi-Linear. A partir daí use sua criatividade e monte a capa a contra-capa a seu gosto ! Meu exemplo ficou assim ! Previamente já havia selecionado as figuras ! Cada objeto foi colocado em uma camada separada para posterior alteração! Aqui não tive a intenção de ensinar os passo básicos de como cortar e colar figuras, retirar fundo, tratar imagem ou qualquer outro artifício e sim mostrar como montar uma capa de DVD. 303 Cr4zY

Para assistir o tutorial clique nas setinhas do player logo abaixo.

Um comentário

  1. Anônimo12:04 AM

    Olá!!!! adoro seu site, mais queria te pedir uma coisa......seria possível vc fazer essas capas de DVD (casamentos, infantis....) para serem montados no powerpoint ou photoscape???? Obrigada!!!!!

    Jackline

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos