Pesquisar neste blog

Revisão de postagens do blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

Revisar é uma das tarefas mais motivantes em termos de edição de blog (pra mim). Em uma revisão, normalmente se procura melhorar e corrigir as postagens do blog.
Por exemplo, hoje, eu revisei mais de dez postagens com a palavra "iamgem". No caso, era para ter escrito imagem.
Esses erros de português e de digitação atrapalham o entendimento do texto, atrapalham a filtragem do blog por palavras-chaves. Dão a impressão que o negócio é feito de modo descuidado e com falta de atenção.
Imagine, se utilizo um sistema de monetização baseado em palavras-chaves, daí eu erro repetidas palavras. Resulta disso uma menor possibilidade de ganho, porque erro justamente a escrita de palavras que poderiam gerar cliques dos internautas.
Como o blog já tem mais de 4 mil postagens, fica difícil fazer essa revisão. Por isso, vou fazer aos pouquinhos. Corrigir exige uma grande paciência.

A revisão do blog engloba:

1 - Revisão de texto: palavras erradas, duplicadas, pontuação inadequada ou incorreta. Nesse caso, é conveniente utilizar o corretor nativo do editor do blog. Contudo, sem confiar plenamente nele, porque ele ainda adota o português de Portugal e incoerentemente deixa de fora palavras como download, net, e vários outros neologismos próprios da internet.

2 - Revisão dos links: Os links devem ser constantemente atualizados. Os links dos parceiros devem ser corretamente inseridos no blog e devem ser submetidos a verificação constante de endereço, porque muitos blogs e sites somem tão rápido quanto aparecem. Devem ser corrigidos ou atualizados os links de páginas inseridas nas postagens como referência para alguma informação. Se não de todas as postagens, mas das principais do blog, por exemplo, das postagens mais populares (que recebem mais visitas).

3 - Deve ser analisada também a veracidade da informação veiculada, principalmente depois de veiculada. Algumas vezes se recebe a informação de um modo e ela é normalmente repassada, ainda que tomando os devidos cuidados. Logo depois se descobre que a informação passada não estava tão certa como se pensava.

4 - Verificar se os links dos arquivos ainda estão online. Por exemplo, esse ano aconteceu que mais de 40 molduras desapareceram sem nenhum tipo de aviso por parte do 4shared, onde estavam hospedadas. Geralmente avisa antes de deletar algum arquivo ,seja qual for o problema. Os arquivos são enviados pra net constantemente e é normal que, com o tempo, um ou outro possa ser deletado. Algumas vezes ter passado muito tempo sem ser baixado, por problemas técnicos do próprio servidor, etc.

5 - Reler todos os pedidos já feitos e ver se há algum e-mail não atendido.

6 - Reler os textos de modo integral e verificar se ele pode ser reescrito de modo mais claro, mais esteticamente sonoro, etc.

7 - No meu caso, estou revisando o template e os hacks também. Vou trabalhar em um novo formato dos marcadores, a fim de que eles não ocupem tanto espaço. Vou testar outro template pro blog e inserir alguns hacks necessários pra torná-lo melhor.

8 - Analisar os rascunhos, as postagens da página de edição das postagens.

Um comentário

  1. Lindas molduras... parabéns pelo blog, adoro te visitar!!
    Deus abençoe!
    :D

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe