Pesquisar neste blog

Comentários publicáveis e impublicáveis

domingo, 13 de junho de 2010

Quem se dispõe a manter e editar um blog deve preparar bem sua mente, sua postura, sua consciência para encarar as reações das pessoas que acessam esse blog. E também não deve se assustar com os pedidos que são feitos.
As reações podem ser muito diferentes daquelas que esperamos ou bem distantes do que achamos ser justo. Os pedidos podem esquecer que somos uma única pessoa, que somos limitados e precisamos ganhar nosso pão também!
Se alguém passar anos blogando, assim como eu, notará com facilidade que quando se oferece algo na internet gratuitamente nem sempre o que vai encontrar é algo parecido com gratidão ou reconhecimento. Não que se exija isto. O problema é ter que dar de cara com um comentário com dizeres chulos, com desrespeito, sem consciência alguma do que seja internet, do que seja seu objetivo com o blog. E o que é pior, com palavras feitas com o claro intuito de machucar. Logicamente, são comentários impublicáveis. Enfim, o que essas pessoas ganham com isso? Acho que o fato de terem o coração da forma como se manifesta por suas palavras já é suficiente perda.
É aquela velha história: tem pessoas que abrem um jornal com a intenção de procurar os erros dos jornalistas, os erros de sentido, etc. Se for com uma mínima margem de erros, esse alguém triunfante poderá lhe dizer: "Olha, tá errada essa palavra, não é assim que se escreve."
Lembro que certa vez editava um jornal evangélico. Uma pessoa, que nem segundo grau completo tinha, com ar triunfante, vencedor veio ao meu encontro relatar que havia um erro de português em uma palavra. Poderia ter ficado um pouco chocado se não já conhecesse esse tipo de atitude. Era um erro de digitação facilmente identificável que uma pessoa com a devida humildade saberia interpretar. Erros como esses que acontecem nos blogs mesmo. Por mais que a gente tente fazer correções, muitas vezes um erro escapa aos nossos olhos.
Se tudo dá certo em um blog não é motivo pra falar nada. Por outro lado, cometa um erro. Coloque o link errado pro arquivo! Esqueça de colocar o link! Erre na resolução garantida! Verá como rapidamente há pessoas dispostas a comentar informando o erro.
Por outro lado, há pessoas que nos motivam muito. Elas deixam um perfume muito bom de respirar com suas palavras. Lembro de dois e-mails que me deixaram muito contente. Em um deles, uma senhora me contou a seguinte situação (resumi):
"Jackson, que Deus te abençoe. Faz dois anos que tou desempregada e com dois filhos pra sustentar. Quando conheci seu blog inventei um modo de ganhar dinheiro, fazendo montagens e calendários personalizados. É com esse dinheiro que estou sobrevivendo. Muito obrigado!"
Esse tipo de comentário realmente toca a pessoa, não é mesmo?
O segundo foi de outra senhora, ela dizia no seu e-mail (resumi):
"Sou grata a Deus por você, por sua vida! Comecei a trabalhar com montagens e seu blog me ajudou muito. Pois eu não podia comprar meus remédios, mas agora posso pagar meus remédios, obrigada mesmo!"
Então, há esses dois lados: pessoas que com suas palavras motivam muito e outras que perturbam, mas que ajudam a conhecer melhor o que está do outro lado da tela.
Por exemplo, se os servidores onde estão hospedados os arquivos são gratuitos há muitos que entendem isso e não fazem muita cobrança. Já existem os que com qualquer sinal de fumaça dizem logo que é um incêndio. Há os que aparecem para reclamar, reclamr, e se for feito algo melhor ou alguma correção, dificilmente voltam pra reconhecer. "Pra que perder tempo com isso né? Estamos no Brasil, afinal!" Não sei se é esse tipo de mentalidade!
Os pedidos feitos aos blogueiros muitas vezes são impressionantes.No meu caso, já me pediram as seguintes coisas e abaixo coloco as respostas necessárias:
1 - VOCÊ PODERIA FICAR ENVIANDO PRO MEU E-MAIL TODOS OS ARQUIVOS DO BLOG PRA EU BAIXAR?
Resposta: nem todo e-mail aceita o envio de CERTOS TAMANHOS DE arquivos ao mesmo tempo. Há que se considerar que minha capacidade de envio é limitada, pois meu Velox é de 1mb pra download e pra upload é 1/4 disso. Se eu fizer isso, será serviço em dobro pra mim, pois terei tanto que enviar pro servidor gratuito quanto enviar pra essa pessoa tão especial. Isso representa ainda mais gasto com energia elétrica, mais uso dos recursos do meu computador, etc. A postagem pode ser enviada, para isso basta assinar o feed do blog, mas os arquivos diretamente não.
2 - VOCÊ PODE ENVIAR GRATUITAMENTE TODAS AS SUAS MOLDURAS PRA MIM?
Resposta: Não. De modo algum. Seriam mais ou menos uns 50 DVDs só com molduras. Para o envio os Correios cobram uma taxa; quanto mais distante daqui mais caro fica. Então, eu gentilmente teria que organizar esses DVDs, gravar, colocar capinha, gastar energia, e pagar para enviar pro endereço dessa pessoa, aliás, dessa divindade gratuitamente. Pelo amor!!!!
3 - VOCÊ PODE ME ENVIAR SEUS TRABALHOS PELO MSN?
Resposta: Não! O msn não é muito seguro pra enviar arquivos. Fora que é uma transmissão em tempo real, eu teria que estar conectado ao mesmo tempo que a pessoa. E se quiser que o download dê certo, nesse mesmo horário estacionar algumas das minhas atividades na net, principalmente de upload. Creio que o servidor gratuito, acessível em qualquer lugar e horário, é mais justo. Se oscila a velocidade, se às vezes dá algum problema técnico, isso faz parte da internet. Até serviços pagos estão sujeitos a isso.
4 - QUERO FOTOS E IMAGENS EM ALTA RESOLUÇÃO DE PERSONAGEM X OU Y!
Resposta: eu não atendo esse tipo de pedido. Dá um trabalho IMPAGÁVEL encontrar, isto é, se realmente existir gratuitamente na net. Nesse caso, recomendo uma busca no Google. É uma forma de pesquisa acessível a qualquer pessoa e tem um monte de site explicando como usar o Google.
5 - VOCÊ PODE ME DAR A SENHA DO SEU 4SHARED PRA EU BAIXAR OS ARQUIVOS?
Desde quando precisa minha senha pra baixar os arquivos compartilhados aqui?!!! Senha é algo intransferível e secreto, por isso é senha!
Outros falam as seguintes coisas:
"Essa merda não quer abrir!" (a boca fala do que está cheio o coração, né?!);
"Nunca vi umas molduras tão feias como essas!" (gosto não se discute!)
Se eu ficar expondo todo tipo de comentário aqui dará seguramente um livro. Porém, é a essas situações que o editor de blog/site tem que se adaptar e aprender a não estranhar.
O ser humano do lado de fora de nós pode ser uma incógnita muito boa ou muito ruim. Podem cometer deslizes de atenção, podem errar na forma como colocam as palavras. Por não entender como funcionam as coisas, podem esquecer detalhes importantes em alguma questão e até parecer grosseiros ou injustos. Enfim, é com essas possibilidades e incertezas que o olhar deve tentar enxergar e ler os comentários e a atitude dos internautas.
Há evidentemente casos claros de falta de educação, de insensibilidade, de crueldade mesmo. Mesmo assim, é preciso ter cuidado pra não agir do mesmo modo e ser tão grosseiros quanto, porque acredito firmemente que cada um só dá o que tem.

4 comentários

  1. Oi Jackson!!!
    Olha entendo perfeitamente.Tem pessoas com alma boas que reconhece,outras com alma mal agradecida e invejosas...não liga amigo,continue dando este prazer de ver o seu trabalho.e continuo à dizer: é lindo o que tu faz e mais lindo ainda é a sua generosidade.abraço e tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Realmente existem esses dois lados. Mas vamos tomar os comentários bons como fonte de incentivo para continuar esse trabalho lindo que você faz e que ajuda muita gente. Paz e Bem!Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá meus irmãos Graça e Paz.

    Estou muito feliz em conhecer mais um espaço que propaga a palavra
    de Deus.
    Se desejares em conhecer o nosso blog, será um prazer
    tê-lo como visitante e se desejares nos seguir, ficaremos felizes.
    Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Aprendendo uns com os outros crescemos em graça
    e conhecimento.

    Josiel Dias
    Cons Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Oi Jackson, eu e meu filho adoramos o seu blog, esses comentarios maldosos só servem mesmo para mostrar que seu trabalho na verdade causa inveja para eles, se eles são tão bons porque não fazem melhor, né?
    Fico fula da vida quando, pessoas que como vc disponibilizam arquivos legais e gratuitos são atacados.
    Obrigado por trabalho e disponibilidade para conosco!
    beijos rô
    roartesanal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe