Pesquisar neste blog

03 molduras com tema escolar (PNG)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gostaria de deixar só duas máximas para nossa reflexão:

1 - Temo o leitor de um só livro (timeo lectorem unius libri).
2 - Neve caindo, escola vazia (nive cadente schola vacante).

O primeiro é muito interessante. O que me vem ao entendimento é que é necessário ser seletivo com as fontes de informação que, normalmente, adotamos para nos auxiliar na compreensão dos fatos. Se ficarmos restritos a uma única visão podemos não estar vendo todos os ângulos dessa questão, por mais estudado e profundo que seja o autor; então, pouco podemos nos ajudar a ter uma visão legítima de algo. É preciso que a gente, ser comum, leitor comum, consulte sempre bons autores, escute com atenção o que cada um quer dizer.
A mesma coisa acontece quando ouvimos alguém falar de outra pessoa, dando sua visão sobre a personalidade dela. Embora eu não costume alimentar esse tipo de conversação, em muitos aspectos, é comum e até necessário que esse tipo de conversa aconteça. Podemos, de repente, até ouvir sobre um aspecto dessa pessoa para o qual nunca prestamos atenção. Ou até por desvalorizarmos suas qualidades, centrando nossa atenção em algum aspecto negativo dessa pessoa.
Asseguro que esse pode não ser o sentido original da máxima, mas é o que me vem à mente nesse instante.
E o que isso tem a ver com molduras de escola? Tudo né! Na escola geralmente se adota um único livro para as séries iniciais, ie, se adota um único autor para cada disciplina. Acho que talvez seja assim porque sairia muito caro adotar mais de um livro. Talves até atapalhasse. Não sei. Mas creio que a investigação e discussão devem ser estimuladas. A consulta de outros autores também, por exemplo, a respeito de um assunto específico.
É minha humilde opinião.

Para baixar clique na imagens (4shared)!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe