Pesquisar neste blog

Uso de interapp versão free em instituições públicas e privadas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma prática que acho extremamente intrusiva e absurda por parte de instituições públicas e privadas atualmente é o uso do programa Interapp (versão gratuita), instalado nas máquinas dos funcionários.
Para início de conversa, o uso dessa versão gratuita em mais de um computador de quaisquer instituições é expressamente proibido nos termos de uso do programa. Isso inclui, então, repartições públicas em geral, lojas, igrejas, etc. Alguns alegam até que os sistemas operacionais também são ilegais. como modo de fundamentar esse tipo de utilização. Mas um sistema operacional não fica ali prontinho esperando você colocar seus dados pessoais, escrever suas senhas, seus textos, para serem acessíveis por aqueles que possuem domínio e controle sobre um programa através de uma senha que só eles conhecem.
A licença do software é bem clara:
"3. O uso do InterApp Control Freeware fora do ambiente doméstico (por pessoas jurídicas, organizações, empresas, escolas, etc.) é restrito a uma única instalação por instituição, apenas para avaliação do software e limitado a 1 dia, sendo expressamente proibido após esse prazo."
Na prática pelo que vejo nos fóruns de internet e por comentários de outrem, não é o que acontece.
O principal fundamento/pretexto para o uso desse programa é o bloqueio do MSN e Orkut. Esses dois sites são frequentemente apontados pelos experts (?) de computação de muitas instituições como os mais visitados pelos funcionários. Justifica-se que o uso de MSN e Orkut é sempre agressivo, desnecessário, e esses mecanismos fazem até os funcionários deixarem de cumprir suas obrigações para ficarem conectados trocando conversas nos MSN e olhando, alimentando, viajando no universo do Orkut, totalmente alheios as suas responsabilidades e funções no local.
Esse fato é incontestável. Eu não duvido desse fundamento, se fosse apenas para isso, quer dizer, se o programa Interapp fizesse apenas isso.

Contudo, o que eles não dizem aos funcionários é, dependendo de como ele seja configurado, tudo o que eles digitam no computador, o programa grava: suas senhas, suas conversas no MSN, os textos escritos nos seus documentos, a senha e o número do cartão se quiserem. Mesmo que o Interapp (versão gratuita) apresente limitações de uso, por exemplo, em textos ele grava apenas até 50 caracteres. Mas senhas: quem tem uma senha maior do que 50 caracteres? Ela vai gravar todas!

Ah! Mas se você está em um computador de uma empresa privada ou pública não tem necessidade de utilizar e-mail??? Claro que tem! E se precisar trocar, enviar documentos para alguém de outro setor, vai usar o que? O e-mail, obviamente. O MSN não tá bloqueado!?
Mesmo assim, demonstra falta de respeito com as pessoas que trabalham em um setor, seja público ou privado, utilizar um programa desse tipo e ainda mais sem lhes alertar sobre tudo isso que o programa faz. O ideal é que a configuração do programa fosse feita na frente do usuárioi/funcionário. Mas quem pode garantir que quem tem a senha do programa não possa vir em outro horário e reconfigurar o programa a seu bel-prazer?

Afinal, as senhas, os textos, as suas informações ficarão acessíveis convenientemente a quem tiver a senha de administrador do programa.
O pobre coitado do jovem que acessa internet e seu pai ou mãe instalou esse programa, dizendo que era só pra bloquear o MSN e Orkut??!! Ele esqueceu de dizer que vai poder coletar suas senhas? Que vai poder ver seus e-mails, acessar os sites dos quais você participa.
Afinal, você não é dono de sua privacidade! A sua privacidade vale alguma coisa pra você? Para os outros, ela vale muito.

A empresa pública ou privada tem poder absoluto pra lhe roubar sua privacidade, na hora em que ela se faz necessária pra você e até pra própria empresa?
E os pais, não acham eles desonesto ter esse poder sem que o filho saiba?
Os maridos, as esposas, enfim, posso imaginar quantos não querem dar uma de espiões da vida dos seus amados!!

O que afirmo sobre o programa é baseado no que pude compreender quando eu o baixei e instalei no meu próprio computador para ver como ele funciona e o que ele pode fazer.
No próximo post ensino como driblar o Interapp.

2 comentários

  1. Caramba eu nao sabia que esta nova versão tinha todo este poder, A versão 1.44 não tem isso, ele se tornou um De modo pesado falando "Keylogger"

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo isto começou nesta nova versão, na versão 1.44 não existiam estas opções.

    Falando de modo grosseiro esta virando um "Keylogger"!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe