Pesquisar neste blog

Carregando...

Um pouco do lado negro dos perfis fakes (falsos)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Recentemente, publiquei um texto e uma poesia sobre perfis fakes (falsos; inventados) nas redes sociais e no mundo digital como um todo; mas me ative muito mais ao lado benigno e "lúdico" da prática.Não foi um texto crítico que pretendesse analisar os aspectos cruciais e jurídicos desse fenômeno, deixo isso para os que têm uma formação jurídica adequada.
Criar uma identidade que não seja real já denota algum erro; não é preciso ser um expert em leis pra concluir isso.
A lei brasileira proíbe o anonimato na emissão de opinião; no entanto, o próprio Blogger e outras redes em que há participação do usuário, com possibilidade de emissão de comentários, permite que isso aconteça. Cabe ao editor do blog configurar se aceita ou não o comentário anônimo. Contudo, há outros aspectos nos perfis que dificultam identificar se são verdadeiros ou não.
Há a possibilidade do usuário registrado não dar acesso ao conteúdo do seu perfil, fazendo com que o mesmo fique indisponível.
Assim, o perfil fake é possível e ainda que não seja, qualquer perfil pode permanecer indisponível, não possibilitando identificar ou contactar o autor do comentário.

Muitos podem achar que não fazem um perfil fake. Mas, quantos menores de 18 anos você não conhece com perfil no Orkut? Embora, os termos de uso do Orkut proíbam expressamente a criação de perfil e uso do serviço por pessoas abaixo dessa faixa etária, muitos pais nem procuram saber se essa restrição existe. O pior é que certamente há casos em que os pais sabem dessa proibição, mas permitem que os filhos enfrentem essa rede social sem nenhum tipo de impedimento, apenas dando ligeiros conselhos.
De todo modo, já é um perfil fake (falso) porque expressa falsamente a idade, que é uma barreira ao uso do Orkut.

Criar um perfil fake no Orkut é facílimo. Existem comunidades de ajuda mútua entre os fakes, em que eles se agrupam e se adicionam tranquilamente, sem necessidade de requerer uma identificação exata. Não é que todos sejam mal-intencionados, mas isso facilita muito para os mal-intencionados.

Abaixo alguns endereços de comunidades de fakes (apenas pra mostrar que existem mesmo):

Fotos Fakes - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=34116158
Amigos Fakes - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=25796950
Fotos Fakes - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=40306995

Dá só uma olhada na quantidade de perfis alojados nestas comunidades. Números muito significativos.

Há até pessoas no Orkut especialistas em atender pedidos de encomendas de perfis fakes. As fotos fakes são necessárias para quem quer fazer o perfil fake, porque vão convencer através de imagens sobre a existência e estilo de vida de alguém que na verdade não existe.

Outro tipo de comunidade muito útil para quem quer fazer o perfil fake é a de Add Me (adicione me). A brincadeira mais usada nesse tipo de comunidade do Orkut é o jogo do Add me e, especialmente, a do ADD ME AGORA TO ONLINE.

Dei um print em algumas comunidades de ADD ME que apareceram nos resultados de pesquisa do Orkut:

Embora a intenção dessas comunidades não seja criar perfis fakes, podem ser uma boa ferramenta para a criação de um. Por que? Porque dão a possibilidade do fake ir adicionando amigos facilmente. Assim, ele passará com mais facilidade pras pessoas a falsa imagem de que todos ali na sua lista de amigos são amigos de verdade dele, isto é, ele passa a imagem de que verdadeiramente tem vida social.

Outros tipos de sites que ajudam muito na criação de um perfil fake são os fotoblogs e os buscadores (Google, Bing, etc.). Os serviços para fotoblogs oferem acesso a imagens de várias pessoas, e a cópia digital da imagem é super fácil, então, basta escolher um fotoblog (flog) com boa quantidade de fotos da mesma pessoa e ir salvando as imagens desejadas para fazer o álbum no Facebook, Orkut, MSN, etc.
Já os buscadores permitem encontrar fotos de pessoas comuns de qualquer país, basta utilizar os termos exatos, tanto na língua nacional, quanto em outros idomas, com auxílio dos tradutores onlines.

Muitas pessoas que usam perfis fakes e começam a adicionar pessoas nas redes sociais ( pelo que já vi e conheci e pelo que já ouvi de outros usuários de internet) utilizam fotos atraentes em seus perfis, fotos que demonstrem um bom estilo de vida, um corpo apetitoso; o objetivo é atrair a mosca. Daí as pessoas "iscadas" são convidadas para conversar (tc) em comunicadores instantâneos, principalmente o MSN. Os fakes colocam a mesma foto atraente. Se o convidado pedir para ver os fakes na webcam, muitos deles se negam, dizem que "a cam tá quebrada", dizem que "o computador tá com problema" e passam a jogar papo em cima da pessoa até abrirem caminho para os seus objetivos obscuros.
Oferecem como prova que são reais endereço para fotoblogs, envio de outras fotos que não estão no perfil da rede social, até telefone. Jamais dê seu telefone celular pela internet a um desconhecido. Isso pode ser o início de grandes golpes (acho eu)!!!

Essas práticas desaguam muitas vezes no MSN. Aí a solução é mesmo utilizar a webcam, certo??? Contra a imagem de vídeo em tempo real não há erro né? Errado! Já existem programas que simulam vídeos no MSN como se fizessem exibição de imagens de uma webcam real.
Os programas mais conhecidos e talvez utilizados para isso são: Fake Webcam, Webcam Simulator e Splitcam.
Então, dá pra confiar inteiramente nas imagens de vídeo? Não!!!!

O ideal, na minha modesta opinião, é usar webcam e voz ao mesmo tempo, e ainda pedir coisas em tempo real ao possível fake; por exemplo, pedir para pra ele fazer certos gestos, imitar algo ou repetir o mesmo gesto que você faz. Claro que o fake mal-intencionado sempre vai crer na capacidade dele de enganar, ele vai se negar, mudar de assunto, fazer chantagem emocional do tipo "sai fora" (sair fora representa que você vai perder o prato apetitoso que ele representa), etc. Seja objetivo no que quer.
Não é recomendável que você exiba ou fale coisas íntimas pelo MSN a desconhecidos. Se com pessoas conhecidas já é difícil confiar, quanto mais com um desconhecido?!!??? Depois não reclame se suas fotos, vídeos, conversas, sua vida íntima forem parar em vários sites na internet.

Gostaria de indicar também aqui o fórum de ajuda do Orkut. Nele você vai encontrar um canal em que pode perguntar sobre vários problemas relacionados a plágio, cópia de comunidade, como excluir perfil hackeado, como fazer denúncias, etc.
A quantidade de perguntas é gigantesca, mas navegue e poderá encontrar algum problema parecido com o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe