Pesquisar neste blog

Quando você não é você - Homenagem aos fakes do Orkut e outras redes sociais

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


Não espero concordância com o que digo aqui; é apenas uma ligeira inspiração. Já fui fake... tenho um fake, mas não utilizo muito. Só pra lembrar, fake, em inglês, significa, falso.
A bem da verdade, o fake, o perfil falso, nada mais é, na minha opinião, do que uma retratação do que acontece na realidade também. Convivemos com pessoas que não são elas mesmas, muitas vezes por proteção própria.
Seria incomum não expressarmos nossas opiniões nem revelarmos nosso viver, nossas fomes, erros e prazeres tais quais se manifestam na realidade íntima?
Quantas vezes silenciamos palavras e eventos para não afastar alguém a quem achamos ser necessário e útil pra o nosso viver?

Ser fake é uma brincadeira possível na internet, principalmente nas redes sociais. Posso ser o ator, o jogador, o personagem que sempre admirei. Posso ser até o "eu" que escondo a sete cadeados, protegido de toda revelação e possível rejeição.
Posso adicionar a comunidade com que mais me identifico.
Posso adicionar quem eu achar mais atraente e bonita. Ou até meu pior inimigo a fim de conhecê-lo melhor.
Posso inventar alguém, posso inventar uma vida, inventar histórias e descobrir como os outros vêem essa pessoa.
Ser fake é assumir uma identidade nova, mas que pode estar tão antiga em meu coração quanto eu mesmo.
Enfim, existem várias razões para se fazer um perfil fake. O que não quer dizer que todo fake seja falso.
Então, fiz essa poesia pensando nas possibilidades de um fake; mas não digo nada como verdade definitiva ou absoluta.


"Qndo vc naum eh vc dah ++ coragem
Qndo vc naum eh vc, sim ou naum eh bobagem!"
Quando você não é você, está mais livre
Sou eu sim, sou eu sim!
Não há crise de identidade
Não há fuga da realidade
Quando você não é você
Certeza ou dúvida tanto faz
Quando você não é você... diz o que bem quiser
A resposta tanto faz
Quando você não é você dá menos "egonia"
Nenhuma agonia! Só porque não é com você mesmo
Você mostra sua pior foto!
Você mostra seu pior defeito!
Vc mostra toda roupagem e toda nudez
Quando você não é você
A ética se cala
Quando você não é você
Mentir e dizer a verdade é a mesma coisa
Com onda, sem onda vai navegar
Com perna, sem perna vai correr
Quando você não é você nao importa se vai machucar
Não importa se vão te olhar com desprezo
Não importa se vão descobrir teu perfil
Quando você não é você até a solidão alegra
Não é com você mesmo
Porque você não é você

Um comentário

  1. Parabéns!!
    Excelente post!!
    Gostei muito do texto também.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos