Pesquisar neste blog

Motores de busca de arquivos

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Esse post vai apresentar minha visão sobre "File Search Engine" (Motor de buscas de arquivos). Esse tipo de site tem ganhado uma popularidade crescente, principalmente porque indexa arquivos hospedados em vários sites de download, compartilhamento, mesmo sites freeware, ou cuja produção seja do próprio autor do site.
Quem faz buscas por arquivos no Google, nos últimos anos, deve ter notado o aparecimento desse tipo de buscador. Esse tipo de site tem se valido do trabalho de vários sites na internet para se alavancar, indexando e indicando seus arquivos sobre algum assunto, cantor, filme, quadrinhos, enfim, qualquer coisa que gere tráfego de downloads na internet.
Basicamente o buscador de arquivos se aproveita da popularidade conquistada pelos sites de upload (hospedadores de arquivos/uploading sites): 4shared, Mediafire, Badongo, entre inúmeros outros. Por que? Por que os usuários quando querem arquivos específicos já fazem suas buscas com base no nome-chave do arquivo juntamente com o nome de algum hospedador de arquivos. Por isso, muitos buscadores de arquivos adotam nomes de domínio parecidos com os nomes dos mais populares hospedadores de arquivos.
Como exemplo, fiz uma busca com os termos "gospel rapid". Vamos analisar um pouco os resultados e o que indicam esse tipo de site.

Esse foi o resultado obtido pelo Google, indicando o www.filehunt.com. O resultado da busca saiu casado com "gheto gospel".
No início da página com os resultados aparecem algumas opções especiais para baixar esse arquivo:
  • trusted download (download confiável/seguro);
  • full (completo);
  • full version (versão completa)
  • e high speed (alta velocidade).

Vejam na imagem (print) abaixo:

Ao lado das opções aparecem as super velocidades de download. Ocorre que esse tipo de recomendação é falsa. Praticamente a maioria dos motores de busca de arquivo oferece essa possibilidade irreal. Se for feita outra pesquisa, por exemplo, com o nome Maria da Penha, aparecerão essas mesmas possibilidades de download:

Clicando nessas maravilhosas opções, o site redireciona para sites comerciais que oferecem a possibilidade de baixar vários tipos de arquivos, mediante pagamento de assinatura. No primeiro resultado, fui redirecionado para o site http://downloadseal.filegranted.com/3/search.php?q=.

Se clicar na imagem vai notar melhor que o site indicou dois arquivos: maria da penha.iso e maria da penha.rar. Por que os formatos .rar e .iso? Porque são dois dos formatos mais populares de arquivos compactados. Um arquivo compactado pode ter de 01 a inúmeros arquivos dentro dele. Isso facilita muito para baixar vários arquivos de uma única vez, além de, no caso do formato .rar, diminuir bastante o tamanho do arquivo.
Cliquei na opção maria da penha.rar, vejam o resultado:

Escolhi um dos servidores e fui redirecionado para uma página indicando que o download não foi autorizado porque não tenho conta no site. Então é oferecida uma assinatura do site, mediante pagamento de uma pequena taxa em dólares.
Pode ser que o arquivo exista? Não sei, mas acredito fortemente que não. Fiz com várias palavras, inclusive essa: aunfhgtepqpv 5iryiuq (totalmente louca) e ocorreu sempre a mesma coisa. O site não oferece nenhuma descrição do arquivo (tamanho, data, etc).

E quanto às outras opções de download??? Fui redirecionado para mais dois sites:


Esse SITE apresentou já as opções de download com os servidores. Não me atreveria a tentar baixar (EU).

O outro site indicado foi o http://filestreasury.com. Essa é aapresenta um visual sofisticado "bem mais profissional", apresentou até a descrição dos arquivos, vejam:


Apareceu: Maria da penha (PC); MARIA-DA-PENHA iso + Activator +; Pré-cracked. Vou aqui só dar uma ligeira explicação do que signifcam algumas dessas expressões. Quando se usa PC em algum nome de arquivo significa que o arquivo é geralmente um jogo em versão para computador; iso + Activator significa que o arquivo está no formato ISO que geralmente é uma cópia da imagem de algum DVD/CD de programa ou jogo e activator significa ativador. O ativador é um software que ativa um programa/jogo e o deixa funcionando como se fosse original (SEM LIMITAÇÕES). Pré-cracked significa que o programa/jogo já vem craqueado, isto é, sem necessidade de utilizar nenhum programa para fazê-lo funcionar totalmente.

Essas mesmas opções aparecem para diferentes resultados de pesquisa, o que leva a concluir, no meu limitado entendimento, que o download não é seguro.
Você conhece algum jogo ou programa para computador chamado Maria da Penha?

Vou só analisar mais um resultado e mais um site:


O www.filestube.com também indexa os arquivos que posto neste blog. Já contactei o serviço do filetube a respeito de não compartilhar os links do meu blog, mas ele não deu resposta até hoje.
NENHUM TIPO DE RESPOSTA, então, não posso considerá-lo um serviço sério e que respeite os publicadores de internet. Para indexar os arquivos é tão fácil e rápido, mas para ouvir os publicadores...
Por que pedi isso ao filetube.com? Porque ele também indica, recomenda sites de conteúdo erótico e esses sites de download que funcionam do modo como já descrevi aqui. Vejam que com o mesmo nome Maria da penha ele mostra aqueles mesmos tipos de resultado, com opções de download full, complete, high speed, direct download (download direto):


Com o nome do meu blog o filetube faz o mesmo, vejam:

ODIÁVEL NÃO É???!!!

Esses resultados acima direcionaram para mais dois sites: http://www.10xdownloads.com e http://filepass.filegranted.com, além dos dois sites já anteriormente comentados.
O procedimento desses sites é o mesmo; indica arquivo para qualquer palavra que se procurar, e o download (se existir mesmo) é feito mediante pagamento de uma taxa.
O filetube também apresenta resultados reais com indicações do site de origem. Se o internauta realmente ficar interessado no conteúdo do site indicado é um ponto positivo para os buscadores de arquivos.
Ocorre que o filetube utiliza uma fragilidade dos sites do Blogger. Qualquer blog do Blogspot pode levar um iframe de outro site, ficando meio que parasitado por ele. Assim, se o internauta clicar no link da fonte indicada (resource site), o site lincado receberá um iframe do Filetube; como na imagem abaixo meu blog com o iframe do Filetube.


Os motores de busca de arquivo também não diferenciam os segmentos dos arquivos, para eles não importa se o arquivo é do tipo religioso, infantil, comercial, freeware, adulto, sadomasoquista, etc. Bem, os buscadores normais também não fazem isso diretamente, mas pelo menos o usuário pode configurar a pesquisa para ser moderada (safesearch - procura segura), evitando a indicação de arquivos e sites pornots ou com conteúdo impróprio para menores.
Os buscadores normais também podem ser contactados para não indexar qualquer site ou blog. Em alguns casos, basta inserir um código html no template do site que o robots de busca não farão a indexação. Mas não sei se existe esse tipo de código para os buscadores de arquivos.
Quanto ao uso de iframes, acho que, excetuando-se os buscadores normais, os buscadores de arquivos deveriam questionar se os arquivos do site pode ou não ser indexados por eles, principalmente porque eles não geram visitas significativas para o site.
Finalmente, the end.

Um comentário

  1. Muito obrigada pelo post e pelos esclarecimentos. Sou novata nessa história de internet e tenho pouco conhecimento nessa área de dowload. Valeu!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe