Pesquisar neste blog

Cubo calendário personalizado - ótima idéia

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Um calendário em forma de cubo feito por Aline:

Aline escreveu: "Quero agradecer ao Jackson do blog 'Amanhã é outro dia'. Obrigada Jackson de coração! Depois que encontrei seu blog tudo ficou mais fácil, então dedico a você esse lindo cubo calendário! Você que nos abençoa com seus lindos trabalhos, mais uma vez obrigada!!!"
Eu que agradeço o carinho e respeito. Deus continue te dando lindas idéias!

O cubo tem seis lados. Então, em cada lado há dois meses. Ótima idéia!




Pra quem quiser imprimir algo em forma de cubo tá aqui um template para cubo. É imprimir e montar. Pode ser utilizado para montar um cubo personalizado com o editor gráfico.

Para baixar clique na imagem.
23x32 cm; 300 DPI; PNG.

Depois que você se foi (poesia e wordart)

Wordart (wordesastre): Jackson Angelo

Se foi o mar ficou a areia
Se foi a água ficou o chão
Se foram os pássaros, as nuvens
Ficou do céu a imensidão
Se foi o sol, ficaram pirilampos
Se foi a razão, ficou meu coração
Se foi um pouco do meu mundo contigo
As estações agora são apenas uma: solidão
Se foram os pássaros, ficaram as montanhas
Faltam letras em muitas palavras
Faltam músicas em muitos CD's
Faltam capítulos e histórias dos livros que escrevi
Faltam sonhos e heróis
Sentimentos que já não falam
Sorrisos que já não alegram
Depois que você se foi
O furacão e os raios e fortes trovões já não assustam
Mas, o silêncio sim
Os problemas já não afligem
A falta do teu calor sim!
Depois que você se foi...
(Jackson Angelo)

9 molduras com temas variados (PNG)

Dicas de montagens e molduras para Photoshop - parte 1

Antes de ir às dicas, preciso dimensionar um pouco o que me passa na cabeça nesse momento.

É natural que muitos usuários de internet ao se depararem com os muitos trabalhos gráficos digitais distribuídos e compartilhados na net fiquem se questionando sobre os meios e modo de como fazer aquele trabalho gráfico.
Então, a questão é: sou capaz? Posso ser capaz? Isso só a própria pessoa vai poder responder. Acho que a melhor atitude sempre é ser sincero, principalmente com nosso coração. Se vou utilizar um programa, escolho o que mais me der condições de aprender. Se eu não sei nada da língua inglesa e me atrapalho com esse idioma, então devo evitar programas nessa língua ou, dentro do que é possível, aprimorar meus conhecimentos nesse aspecto.
Por conta do blog recebo constantes pedidos de esclarecimentos sobre questões da área gráfica e algumas não sei como responder. Contudo, graças a Deus, com algum esforço e curiosidade, aprendi a utilizar suficientemente o Google e conseguir encontrar respostas para mim e para as pessoas. Os melhores resultados para vários assuntos são encontrados em língua inglesa. Por exemplo, se comparar o nível qualitativo e quantitativo de informações na Wikipedia sobre diferentes temas, as informações disponíveis em língua inglesa superam, em sua quase absoluta maioria, as de língua portuguesa.

Agora, podemos ir às dicas para ajudar nas montagens, não é um tutorial pra se fazer uma moldura (vou tentar ser resumido!!):

1 - Tamanho - escolha o tamanho padrão de fotografias se for para impressão. No marcador impressão do blog tem várias dicas e tabelas nesse aspecto.
Nessa questão do tamanho, deve haver uma proporção entre a resolução em DPI e o tamanho real da imagem. Então, se pego uma foto com um tamanho de 15x10 cm e 72 DPI e vou inserir numa moldura projetada para esse tamanho, mas com 300 DPI, quando arrastar a foto para dentro da moldura, a diferença gritante de DPI vai impedir uma boa montagem em 300 DPI. Então, nesse caso, deve ser diminuído o DPI da moldura até ficar compatível com o tamanho da foto. Não se recomenda esticar, aumentar a foto com baixa resolução pois a imagem vai ficar com manchas e ruídos. Na própria visualização do Photoshop ou de qualquer outro editor gráfico é possível visualizar isso. Escolha visualização de 100% e vai poder notar a qualidade da montagem em sua totalidade.
Isto não quer dizer que se uma imagem tiver 300 DPI ela estará limpa, sem ruídos. Não. Não é toda imagem que se pode aumentar pra 300 DPI sem perda sensível de qualidade. É preciso prestar atenção nessq questão de ruídos. O Photoshop conta com plugins nativos (nativos significa que já vêm nele) que podem auxiliar a diminuir os ruídos.

2 - Tutoriais de Photoshop (e de outros editores gráficos) - Se vou adotar um programa de edição gráfica com o qual me identifique, tenho que procurar ler o máximo possível sobre ele, principalmente com relação ao que pretendo fazer. O manual de ajuda do programa está lá no seu computador, geralmente após o programa ser instalado, pra ser lido e relido, se possível com testes práticos feitos pelo usuário. Os manuais de ajuda explicam praticamente tudo o que é preciso saber sobre o programa e até ensinam como manejar as ferramentas disponíves nele. Contudo, os manuais de ajudam não ensinam diversos tipos de efeitos possíveis, pois objetivam apenas elucidar o que o programa é capaz de fazer.
Por isso, quanto mais tutoriais ler melhor. Em termos de molduras, recomendam-se tutoriais de scrapbooking, tutoriais de efeitos de texto (se for trabalhar com textos), efeitos de sobreposição de camadas, efeitos feitos por plugins do Photoshop ou de outros editores gráficos. Todo editor vem com plugins que aplicam efeitos nas imagens.
Eu sei que na cabecinha se passa nessa hora: "onde achar esses tutoriais?". Depois faço uma lista com sites de tutoriais nessa área. Enquanto isso não faço, humildemente recomendo que consulte o Google, utilize nessa busca os termos tutoriais de scrapbooking, tutoriais de montagens, se souber inglês tente pesquisar em língua inglesa. Quanto mais específica for sua busca melhores serão os resultados.

3 - Esquema de cores definido - um esquema de cores é um conjunto de cores escolhidas para se fazer um projeto gráfico. Em montagens e molduras é muito útil fazer um conjunto de cores. Os elemtnos utilizadoss na montagem também devem ser apropriados. Por exemplo, se for sobre amor escolhem-se elementos gráficos (imagens transparentes e fundo) que possam se relacionar ao tema; as cores também devem se combinar entre si. A escolha não é aleatória, deve ser esteticamente agradável. Na postagem "Como fazer esquema de cores" indico sites que facilmente ajudam nesta tarefa.
Quando algum elemento não se encontra dentro do padrão de cores definidas para a montagem, caso ela tenha um, é possível se valer das técnicas de recolorir imagens do editor gráfico. As ferramentas de colorir imagens ou parte das imagens são muitas no Photoshop e exige um razoável conhecimento de todas elas. É bom consultar o manual de ajuda do editor gráfico e os muitos tutoriais disponíveis na internet, principalmente no Youtube; acho que o vídeo é sempre uma boa opção pra quem tem dificuldade apenas com tutorial em texto.

4 - Utilizar ferramentas para melhorar a qualidade das imagens - Todo problema na imagem que dificulta ou empobrece sua visualização e impressão se chama genericamente de ruído. Por exemplo, se quero fazer uma moldura com o tema Cinderela, então busco no Google imagens ou no Bing imagens (buscador beta da Microsoft) imagens dessa personagem, escrevo para isso o nome Cinderela (ou Cinderella - inglês). Os dois buscadores apresentam atualmente opções de escolher imagens de pequenas, médias ou grandes, clique em mostrar opções. Dê preferência a imagens grandes ou médias.

Ao baixar a imagem, devem ser verificados seu tamanho e resolução. Sobre isso volte à primeira dica. Eu baixei o seguinte wallpaper da net (para baixar clique na imagem).

Essa imagem tem tamanho de impressão (print size) 36,12 x27 cm, mas com 72 DPI. Então, o que quero destacar dela é a parte da imagem do príncipe com a Cinderela. Neste caso, devem ser utilizadas as ferramentas de seleção do editor gráfico. No caso do Photoshop, há vários modos e ferramentas para seleção. Selecionar essa parte significa removê-la da imagem e cola-la noutro documento do editor. Se quero uma montagem do tamanho 15x10 cm, por exemplo, clico em Arquivo>Novo ou uso o atalho Ctrl+N. Vai ser aberta a caixa, conforme imagem logo abaixo. Nessa caixa estabeleço as medidas do arquivo: altura, largura, resolução, padrão de cor, transparente. Normalmente ao iniciar um novo documento no Photoshop eu utilizo fundo transparente. Mas isso é opcional.

Uma vez aberto esse arquivo, colo a área selecionada da outra imagem (no caso, do wallpaper) no novo documento. Nesse caso, utilizei a ferramenta "Quick selection toll" (atalho letra W). Utilizei o tamanho 11 para a ferramenta. Abaixo o menu com a ferramenta e o seu ícone em destaque (lado esquerdo da imagem, onde tá escrito quick selection tool). Tá marcado o sinal de menos (-) na imagem (a parte superior com o ícone da ferramenta), porque selecionei de uma vez só, sem pausa a imagem. Mas se for dar pausas marque o ícone com o símbolo de mais (+), conforme mostrado na parte superior da imagem abaixo.
O mais e o menos têm um sentido. Se utilizar com o símbolo de mais vão ser adicionadas as novas partes selecionadas à seleção anterior. Se utilizar o símbolo de menos, a nova parte selecionada será excluída da seleção.

Essa ferramenta, neste caso, seleciona os pontos próximos da parte da imagem desejada. Basta ir passando a imagem sobre a parte da imagem com o príncipe e a princesa. Vai ficar uma linha pontilhada indicando que aquela área foi selecionada.

Por precaução, pode ser usado o recurso de aumentar, expandir a seleção. Nesse caso, expandi em um pixel. Para isso, vá no menu superior do Photoshop e escolha Select>modify>Expand. Na caixa que aparecer escolha 1 (um) pixel.
Então, dê ctrl C (Control C) e copie essa parte no novo documento. Agora vá na nova imagem com o tamanho previamente escolhido e cole (Control V). Como escolhi o tamanho 15x10, mesmo a imagem do wallpaper sendo maior, vejam a diferença de tamanho da imagem selecionada copiada no novo documento. Isso porque o DPI do wallpaper era 72 DPI e o do novo documento 300 DPI. Em alguns casos, pode ser escolhido 200 DPI para o novo documento, que não afetará tanto a impressão e a diferença não serão tão gritante.


4.1 Ferramenta clone stamp tool
para diminuir bordas indesejáveis apo redor da imagem

Mas, fixemos a atenção nessa camada do príncipe com a princesa. Ao fazer a seleção, copiar e colar no novo documento, você vai poder notar que há falhas ao redor da imagem, conforme imagem abaixo:
Nota os restos de pixels ao redor da imagem extraída do wallpaper? Eu geralmente tiro estes resíduos de pixel indesejáveis com a ferramenta "clone stamp tool" (ferramenta de clonagem; atalho letra "S").
Com a técnica que encontrei, por mim mesmo mexendo no Photoshop, a imagem poderá ficar assim:
Percebe a diferença ao redor da imagem. Muito mais limpa, sem os arranhões da primeira. As famosas bordas (edges). As bordas sempre aparecem quando fazemos seleções, principalmente em wallpapers no formato jpeg.
Nesse caso específico, vá em select>load selection (selecionar>carregar seleção), escolha new selection (nova seleção). A camada ficará selecionada. Nesse caso isso é muito importante pois demarcará a área onde será aplicada a ferramenta de clonagem.
A clone stamp tool copia de modo muito inteligente uma parte da imagem e a adiciona ao local que se precisa corrigir. Para usá-la clique em S, escolha como tamanho 11 ou 9, no caso se for treinar com aimagem que destaquei nesse tutorial. Agora vá na imagem e adicione o ponto de partida da ferramenta. Esse ponto de partida é a parte da imagem que se vai tomar como base para remendar outras partes da imagem.
Para ativar o ponto de partida da ferramenta, pressione a tecla Alt e a mantenha pressionada. Direcione a ferramenta para o local desejado que será tomado como base. Escolha a área o mais próximo possível da borda, para que o efeito fique homogêneo. Faça assim com toda extensão da imagem. Com prática vai notar como mexer melhor com essa ferramenta.
Vamos conferir um antes e depois (para ampliar clique sobre a imagem):


Sempre que errar, dê control Z que volta a etapa anterior. Se quiser voltare várias etapas, vá clicando Ctrl+Alt+Z, ou utilize a aba de histórico.
A clone stamp tool possui ainda várias funções: retirar elementos indesejáveis da imagem, restauras fotografias, entre outras.
Agora pode desfazer a seleção clicando em Ctrl+D e salvar seu trabalho a fim de dar sequência ao mesmo.

4.2 Tirando manchas, pontos, ruídos - para esse problema o Photoshop apresenta o plugin noise, que significa ruído em inglês. O caminho é filter>noise (filtro>ruído). Ao clicar em noise aparecem cinco opções, conforme imagem abaixo:


No caso dessa imagem, utilizei apenas o despeckle (tirar manchas) que tira automaticamente as manchas da imagem (no caso, da camada selecionada), basta escolher e o despeckle faz o serviço. Mas, nesse caso, ele tirou um pouquinho acima do nível desejado, tornando a imagem meio embaçada, então vou no menu superior do programa em edit>fade despeckle (editar>atenuar tirar manchas). Reduzo para 46%. Isso fica a gosto visual de cada um. Vá deslizando o controle do fade até atingir um nível que lhe agrade.
Vejam a imagem abaixo e notem a diferença que ficou antes e depois do efeito do despeckle e do fade despeckle. Notem que o rosto antes tinha muitos ruídos; após esses procedimentos melhorou muito, sem danificar a naturalidade da imagem.

5 - Se fizer uma moldura evite hospedar no Blogger - não que ele seja ruim, é que, por experiência própria, o servidor do Blogger danifica a resolução e o tamanho das imagens.

6 - Utilize os recursos de vetores. Os vetores são arquivos com resolução perfeita e podem ser aumentados à vontade com o programa apropriado. No caso do Photoshop, ele exporta a imagem vetorial. Ao abrir o vetor com o Photoshop, escolha modo de cor RGB; resolução 300 DPI e se quiser aumente o tamanho da imagem de acordo com sua necessidade.
O vetor não possui ruídos, são imagens super limpas e tornam a montagem perfeita em termos de qualidade de imagem.
Muitas molduras que compartilho aqui, feitas ou não por mim, utilizam vetores como elementos para sua composição. Se quero, por exemplo, uma boa imagem de Cinderela, procuro um vetor de Cinderela na net. Não me perguntem onde encontrar, por favor, o Google é democrático e tá aí pra todo mundo. Basta fazer como falei no início do post.
Para os calendários de times, por exemplo, eu procuro no Google por "times de futebol logotipos vetores". Se quero um específico do Flamengo, procuro por vetor Flamengo. Abra o vetor com o Photoshop e estabeleça as dimensões e modo de cor como falei. Aí salve o arquivo como PNG ou PSD. Daí pode utilizar como camada nas montagens de molduras e calendários no Photoshop. Não aconselho salvar, nesse caso, em jpeg, porque não vai haver transparência. A parte transparente é preenchida com espaço de cor branca.
Vejam abaixo a diferença entre um logotipo do Flamengo extraído de um wallpaper e um feito a partir de uma imagem vetorial (vetor):

Perceberam a diferença gritante? O logotipo feito a partir do vetor é perfeito, sem nenhum tipo de mancha. Já o extraído de uma imagem jpeg é pobre, possui muita borda. Se clicar na imagem e visualizar no tamanho completo vai notar ainda mais a diferença.

No próximo tutorial especifico outras dicas que utilizo para melhorar imagens e outras técnicas de seleção.

Tutorial e dicas de: Jackson Angelo.

Tema: aniversário de princesa (PNG)

Essas já foram anteriormente postadas no blog, apenas fiz uma seleção. Estão disponíveis nos marcadores princesa.

1 - Como montar com Photoshop:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/03/tutorial-como-colocar-fotos-na-moldura.html
2- Como montar com o Gimp:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/tutorial-como-juntar-foto-e-moldura-no.html
3 - Como montar com o Artweaver:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/como-montar-foto-com-moldura-com-o.html

4 - Dicas de impressão (se pretende imprimir recomendo que leia):
http://jacksonangelo.blogspot.com/search/label/impressao

Para baixar clique nas imagens!


Para dar o tom de aniversário escrevem-se as palavras de aniversário: data, local, o nome da festa, etc.
Download!
http://www.mediafire.com/?mmmnkdrmonn

02 molduras de aniversário da Pucca, 20x25 cm (PNG)

02 molduras de aniversário da Pucca, 20x25 cm, PNG, 300 DPI.


Para baixar clique nas imagens (4shared).

Não uma lady ou princesa, mas totalmente uma mulher

Ser princesa, estar bem-vestida, corresponder expectativas, ser mulher exemplar. Ser uma lady todo instante, todo tempo, em toda ocasião. Fora desse padrão, o que se espera dela, não é mais uma mulher?
A labuta da vida real pode impor uma certa condição física e mental que stressa, principalmente as mulheres. Digo isso, pensando na minha mãe, que sempre lutou, lutou, trabalhou, trabalhou dentro e fora de casa e ainda teve que cuidar do meu pai até o dia de seu chamado à eternidade. Tantas não tem tempo nem recursos de ser a lady ideal, a princesinha, mas mantêm em pé e bom estado sua casa, suas vidas, de seus filhos e parentes. O cansaço pode ser tanto, que algumas vezes ao se olhar no espelho, digam: "Hoje, to me sentindo um bagulho!". O pior é quando a pobreza espiritual e insensibilidade dos seus parceiros fazem com que eles não vejam a beleza que há naquela mulher e apenas enxergam seu cansaço, sequer lhe dão um descanso, uma mãozinha dentro de casa. E olham como se afirmassem: "Você está um bagulho!".
Sinceramente, na minha mãe não vi uma princesa com tantos charmes, penteados, vestidos luminosos, mas certamente uma mulher com tarefas, preocupações de verdade, vida de verdade, gordura de verdade, enfim, uma mulher de verdade. Por isso, fiz essa postagem, quis falar sobre isso, baseado também no que vi na vida da minha mãe.
Todo mundo tem direito a brincar, a se despojar de padrões, a não ser julgado de acordo com tantas convenções que fazem do corpo uma camisa-de-força, da alma um sepulcro da alegria,. Precisamos aceitar naturalmente o direito de ser humano, de falhar como qualquer pessoa.
Essa música de Lisa é muito profunda. Se puder recomendo ler a letra traduzida. Não é evangélica, mas fala mais do que muitos barulhos que têm por aí, elevados à categoria de louvor e adoração, mas sem conteúdo nenhum, com melodias pobres, arranjos que mutilam a arte musical e, ainda pior, ao invés de transmitir paz, só transmitem perturbação.




All Woman (Lisa Stansfield)


He's home again from another day
She smiles at him as he walks through the door
She wonders if it will be okay
It's hard for her when he doesn't respond
He says babe you look a mess
You look dowdy in that dress
It's just not like it used to be
Then she says...
I may not be a lady
But I'm All Woman
From Monday to Sunday I work harder than you know

I'm no classy lady
But I'm All Woman
And this woman needs a little love to make her strong
You're not the only one

She stands there and lets the tears flow
Tears that she's been holding back so long
She wonders where did all the loving go
The love they used to share when they were strong
She says yes I look a mess
But I don't love you any less
I thought you always thought enough of me
To always be impressed

I may not be a lady
But I'm All Woman
From Monday to Sunday I work my fingers to the bone
I'm no classy lady
But I'm All Woman
This woman needs a little love to make her strong
You're not the only one

He holds her and hangs his head in shame
He doesn't see her like he used to do
He's too wrapped up in working for his pay
He hasn't seen the pain he's put her through
Attention that he paid
Just vanished in the haze
He remembers how it used to be
When he used to say

You'll always be a lady
Cause You're All Woman
From Monday to Sunday I love you much more than you know
You're a classy lady
Cause You're All Woman
This woman needs a loving man to keep her warm
You're the only one

You're a classy lady
Cause You're All Woman
So sweet the love that used to be
So sweet the love that used to be
We can be sweet again

Tradução (fonte: http://letras.terra.com.br/lisa-stansfield/111110/traducao.html)

Ele está em casa de novo, de mais um dia
Ela sorri para ele quando ele passa pela porta
Ela se pergunta se tudo ficará bem
É duro para ela quando ele não responde
Ele diz "meu bem, você está um bagulho"
Você está desmazelada nesse vestido
Não é como costuma ser
Então ela diz...

Eu posso não ser uma dama
Mas eu sou toda mulher
De segunda a domingo, eu dou mais duro do que você sabe
Eu não sou nenhuma classuda
Mas eu sou toda mulher
E esta mulher precisa de um pouco de amor para fazê-la forte
Você não é o único

Ela fica parada ali e deixa as lágrimas fluírem
As lágrimas que ela esteve segurando por tanto tempo
Ela se pergunta para onde foi todo o amor?
O amor que eles costumavam partilhar quando eram fortes
Ela diz, "sim, eu estou um bagulho,
Mas não te amo nem um pouco menos
Eu achei que você sempre pensava o bastante de mim
Para sempre ficar impressionado"

Eu posso não ser uma dama
Mas eu sou toda mulher
De segunda a domingo eu esfolo os dedos de trabalhar
Não sou nenhuma classuda
Mas sou toda mulher
Esta mulher precisa de um pouco de amor para fortalecê-la
Você não é o único

Ele a abraça e baixa a cabeça de vergonha
Ele não a vê como costumava ver
Ele está envolvido demais com o trabalho para prestar atenção
Ele não tem visto a dor que tem infligido a ela
A atenção que ele dava
Simplesmente desapareceu na neblina
Ele lembra como costumava ser
Quando ele costumava dizer:

"Você sempre será uma dama
Porque você é toda mulher
De segunda a domingo, eu te amo mais do que você sabe
Você é uma dama de classe
Porque você é toda mulher
Essa mulher precisa de um homem amoroso para mantê-la aquecida
Você é a única
Você é uma dama de classe
Porque você é toda mulher"
Tão doce o amor que costumava existir
Tão doce o amor que costumava existir
Nós podemos ser doces de novo

Síndrome de porém

Wordart: Jackson Angelo

A casa era linda, muito confortável, paredes requintadas, mas ainda não tinha a Monalisa na parede.
O jardim possui as flores mais belas e perfumadas, ornamentos suntuosos e cachoeiras cantantes, porém não tinha uma coleção completa de plantas carnívoras ou de orquídeas.
O sanduíche possuía todos os ingredientes de primeira qualidade, todo tempero na medida certa, temperatura ideal, cheiro convidativo, feito em local totalmente higiênico por mãos hábeis e amantes da boa cozinha, contudo era totalmente normal, não havia nada de novo nele.
Os professores todos ou eram doutores ou PHD's, a universidade de renome internacional as aulas incrivelmente proveitosas e agradáveis, mas não houve um seminário de qualquer assunto que reunisse estudantes do mundo inteiro.
A minha família toda estava ali, minha mãe, meu pai, meus irmãos, meus melhores amigos, o melhor momento, o local mais significativo, a melhor música, porém. Deixa eu pensar... Porém, não posso reunir nesse momento pessoas que já morreram, não posso desfazer as dores que já tive, os mas e poréns que sempre povoaram minha vida.

Mas, porém, contudo, no entanto, todavia não são apenas palavras, são atitudes que podemos nos acostumar a ter diante da vida, das pessoas, dos momentos.
O coração pode ser dominado por um sentimento de carência muitas vezes egoísta, pouco fundamentada ou sem nenhum fundamento, até desprovida de sentido.
Quando não há essa carência, essa falta, a mente, acostumada a pensar e enxergar as coisas sob essa perspectiva, inicia uma procura por alguma razão, alguma carência, falta, de tal modo que uma ponta de tristeza e insatisfação sempre estará no coração.

Texto: Jackson Angelo
*Esse é só um ponto de vista, sem base cientifica.
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe