Pesquisar neste blog

Os Dalits da Índia - Um Brasil e meio em miséria e sofrimento

terça-feira, 21 de abril de 2009

Copyright da foto: indiagestao.blogspot.com (tenho certeza que ela não vai reclamar comigo)

Só acreditei nas informações que recebi por e-mail porque conferi no blog indiagestão.blogspot.com, que educadamente cita a fonte da informação e reafirma seu conteúdo. E conferi também no site original da informação.
O texto trata dos Dalits, um povo que, muito mais do que qualquer grupos de excluídos do Brasil, levam uma vida de exclusão social, preconceito e humilhação na Índia. eles são conhecidos como "os intocáveis". Preste atenção no número 300 milhões de Dalits, muito mais do que a população brasileira de cerca de 180 milhões de habitantes!!
O nome Dalits, conforme vários sites na internet, significa quebrado, oprimido. E foram eles mesmo que escolheram esse nome.
Os Dalits são os "intocáveis", ou impuros. Pelo título dá pra entender bem como as coisas funcionam pra eles. Estão abaixo da última das quatro castas, a dos camponeses e artesãos, na Índia. Na Wikipedia há uma explicação claríssima porque eles são intocáveis:
"Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles que trabalham com trabalhos indignos, sujos, com o morto (animal e/ou humano), amontoados de cadáveres e outros empregos que lhes mantêm em constante contato com aquilo que o resto da sociedade indiana considera nojento e desagradável. Essas ocupações, entretanto, não são consideradas apenas como coisas nojentas que, não obstante, não devem ser feitas a alguém: eles são considerados individualmente sujos, e assim não podem praticar contato físico com os "não-sujos", as partes mais puras da sociedade. Vivem separados do resto das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos no ranking social, são considerados menos que humanos e não são considerados parte do sistema de castas."

Sempre cito a fonte por último, mas gostaria de fazer desde agora:
Por Gospel for Ásia – Dalit Awakening (tradução livre) http://www.dalit-awakening.org/index.html.
Página atual: http://www.gfa.org/dalit.
Fotos: http://www.gfa.org/dalit/photos

Vejamos o texto:

Poucas pessoas no mundo tem experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou "intocáveis" da Índia.


Por 3.000 anos eles tem vivido num ciclo de discriminação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse.

Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Um detalhada "Carta dos Direitos Humanos dos Dalits" foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um pressão positiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado – até recentemente.
Em Outubro de 2001, líderes Dalits se encontram com 740 líderes cristãos na Índia em uma histórica reunião. Eles concordaram em permitir que as pessoas sigam a Cristo, se estas pessoas decidirem por isso. Os líderes cristãos, em troca, se comprometeram ajudar esse movimento em massa, apesar dos riscos envolvidos. Originalmente, alguns anos atrás, o líder Dalit (especificamente Ram Raj e outros) tinham se encontrado com certos cristãos na Índia que tinham recusado aceitar este esmagador número de pessoas em suas igrejas. Desencorajado, os líderes Dalits, como o líder Dr. Ambedkar então se converteram ao Budismo.

Fatos sobre os Dalits:
• A cada dia, três mulheres Dalits são estrupadas;
• Crianças Dalits são freqüentemente forçadas a sentarem de costas nas suas salas de aula, ou mesmo fora da sala;
• A maioria das pessoas das castas altas evitarão terem Dalits preparando a sua comida, por medo de se tornarem imundos;
• Em muitas partes da Índia, Dalits não são permitidos entrar nos templos e outros lugares religiosos;
• 66% são analfabetos;
• A taxa de mortalidade infantil é perto de 10%;
• A 70% são negado o direito de adorarem em templos locais;
• 57% das crianças Dalits abaixo da idade de quarto anos estão muito abaixo do peso;
• 300 milhões de Dalits vivem em Índia;
• 60 milhões de Dalits são explorados através do trabalho forçado;
• A maioria dos Dalits são proibidos de beber da mesma água que os de castas mais altas.

Esse último fato sobre a falta de coragem dos líderes cristão me deixou muito decepcionado. Mas eles devem ter suas razões. O fato é que ele podem recusar, mas Deus NUNCA faria isso.

Um pequeno com legendas em inglês com relatos dos Dalits sobre suas vidas enquanto "intocáveis"



Mais alguns sites em português com informações a respeito dos Dalits:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalit
http://www.wcc-assembly.info/po/programme/spiritual-life/bible-studies/the-world-of-untouchables-in-india.html

Em inglês:
http://www.idsn.org/ (International Dalit Solidarity Network - IDSN)

Montagens e mensagem para o Dia da Terra - 22 de abril

Em 22 de abril se comemora o Dia da Terra. Vamos ver se pelo menos nesse dia alguém se lembra dessa pátria humana que abriga cada ser existente desde o início da odisséia humana. A data foi criada pelo senador estadunidense Gaylord Nelson. O principal objetivo é que todos parem para refletir sobre o planeta, que tomem consciência de seu papel em relação ao planeta, dêem algum apoio físico e moral a esse lar que continuamente sofre o impacto destrutivo da ação humana. Que pensem no sofrimento das mudanças climáticas, que cobrem junto aos poderes instituídos ações para modificar esse caminho que todos tomamos rumo a um abismo sombrio , que é a morte vagarosa do planeta. Aliás, já não tão vagarosa.
Uma coisa é certa, a Terra é forte e ainda nos suporta. Como mãezinha, cuida bem,das criaturas que aqui existem. A Terra cumpre fielmente seu papel conforme determinado por Deus desde o seu nascimento.
Imagine que você seja a Terra e que cada célula do seu corpo seja como um homem. Imagine as células tomando machado, bala, canhões, escavadeiras, pegando partes sólidas e líquidas de seu corpo e colocando noutros lugares, como você funcionaria? Tocando fogo em seus órgãos, contaminando seu sangue com o pus das feridas que eles abrem no seu interior. Como você correria? Eles estão dentro de você e fazem parte de você.
Mas ainda há tempo de ter um lugar no mundo, de ter alguma atitude individual.
Preste atenção nos produtos que você usa, se informe sobre eles, sobre as empresas que os produzem. Se possível, evite comprar produtos que fazem mal à saúde do planeta. Na internet tem muito conhecimento disponível sobre hábitos ecologicamente corretos. Tente se apossar deles. Não se importe de errar. Um grãozinho do que fizer já ajuda e muito.

Criei as montagens ilustradas abaixo pra lembrar que o futuro pode estar em suas mãos. Que foram as mãos de Deus que fizeram essa casa viva e temos que conservá-la viva. A bíblia diz que tudo que trouxer louvor, tudo que for bom nisto pensemos e isto busquemos.

Moldura para quem ama seus cachorrinhos

Para baixar clique na imagem:


A mulher é complicada mesmo?

Catei essa postagem a alguns minutos no esculambado.blogspot.com. Não a li com olhos religiosos, mas como um texto que traduz como a mulherada falaria sobre essa propensão, costume ou visão preconceituosa de que as mulheres são complicadas. A linguagem é bem popular, mas dá pra entender toda indignação que as mulheres têm por serem taxadas de complicadas, entre inúmeros outros outdoors ostentados na sociedade machista. A ótica masculina lhes parece agredir por conta da contradição dessa ótica.


O Dilema das Mulheres


e a gente fica na nossa, está dando uma de difícil;

Se se insinua, é uma mulher atirada;

Se a gente aceita transar no início do relacionamento, é uma mulher fácil;

Se a gente não quer dar ainda, tá fazendo doce;

Se a gente põe limitações no namoro, é autoritária;

Se concorda com o que o namorado diz, é uma boba;

Se a mulher batalha por estudos e profissões, é uma ambiciosa;

Se não tá nem aí pra isso, é dondoca;

Se a gente adora falar em política e economia, é feminista;

Se não se liga nesses assuntos, é desinformada;

Se a mulher corre pra matar uma barata, não é feminina;

Se corre de uma barata, é uma medrosa;

Se a gente aceita tudo na cama, é vulgar;

Se não aceita, é fresca;

Se a gente adora roupas e cosméticos, é fútil;

Se não gosta, é desleixada;

Se a gente quer ter 4 filhos, é uma inconseqüente maluca;

Se só quer ter 1, não tem senso maternal;

Se a gente fala mais alto que ele, é uma descontrolada;

Se a gente fala mais baixo, é subserviente;

E depois vem dizer que mulher é que é complicada!

Tiltshift técnica para compor imagens que imitam miniaturas

Tilt-shift é um estilo de fotografia conhecida como “tilt and shift” ou simplesmente tilt-shift que produz fotografias de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes. A primeira lente desenvolvida especialmente para produzir este efeito foi a Canon TS35mm f/2.8 S.S.C em 1973.
Já usei como referência os seguintes tutoriais (ainda online)
http://blog.georgegumpert.com/2007/03/27/photoshop-tilt-shift/ (em inglês)
http://www.tutoriaisphotoshop.net/2008/02/o-que-tilt-shift.html (em português)
A técnica é simples e fácil se ler atentamente os tutoriais acima.
Na página http://www.smashingmagazine.com há uma excelente galeria de imagens com essa técnica.
O vídeo abaixo é muito bom. Mostra um pouco dessa técnica.

Beached from Keith Loutit on Vimeo.

Um tutorial com passo a passo para se fazer uma imagem com a técnica de tilt-sfhit (em inglês):


Se mesmo assim tiver ainda tiver dificuldades, o site Tiltshiftmaker faz isso por você. Acesse o site e siga as instruções. O site está em inglês.

Tiltshiftmaker (clique no link e vá direto ao site)

26 sites pra fazer montagens legais com suas fotos

Muita gente ainda apresenta dificuldades com montagens: "quero me ver no corpo de tal artista, em tal cenário, junto de tais pessoas, em uma foto marcante, em uma capa de revista. Para isso, para quem quer ter montagens prontas sem trabalho algum, basta acessar os sites dessa lista, escolher a montagem, enviar a imagem desejada e pronto: você monta sem trabalho algum sua foto.
Catando na internet, parei na página http://www.inexistentman.net, de onde copiei as descrições dos sites e as fotos. Adicionei mais alguns sites.

Então, na hora de fazer sua montagem, e não sabe manipular o Photoshop, recomendo os sites abaixo. Se tiver dificuldades com a língua, utilize o Google Translate (basta inserir o nome do site na caixa e escolher o idioma português.)

Se você não é um mago do Photoshop, não precisa se preocupar. Hoje em dia você pode fazer montagens e aplicar efeitos incríveis em suas fotos, tudo online e totalmente grátis! Veja alguns bons sites para brincar com suas fotos e de seus amigos!

PhotoFunia -Oferece centenas de efeitos especiais para aplicar à suas fotos.

Fun Photo Box -Se não achou o que queria no PhotoFunia, então tente esse. Tem muitos efeitos legais.

Picartia -Crie um mosaico de fotos.

Hairmixer -Escolha uma foto do lado esquerdo e direito e troque os cabelos uma com a outra.

Photo505 - Esse é um site que tem tantos efeitos que o deixará ocupado por alguns dias…


Yearbook Yourself -Deixa sua foto com estilo álbum de colegial antigo, do tempo do seu pai (ou do seu avô).

Loonapix - Coloca sua foto em várias situações e lugares.

Magmypic - Escolha de qual revista famosa você quer ser capa. Não tinha “Globo Rural” pra mim…

Your Own Wired Cover - Seja capa da revista Wired.

Hollywood Hair Makeover - Agora você pode ter o cabelo das celebridades!

Write On It - Tem diversas coisas pra brincar, escrever nas fotos, fazer montagens, etc.

Dumpr - Muitos efeitos especiais para as suas fotos.

Anymaking - Faça fotos antigas, quebra-cabeças, “procurado” entre outros.

Montagraph - Coloca o seu rosto no lugar de outra pessoa.

PiZap - Colagens malucas nas suas fotos.

My Heritage - Envie sua foto e o site dirá com quem você se parece! Descubra se você tem um sósia famoso!

Letter James - Coloca frases personalizadas em fotos.

Imagechef - Assim como outros, tem vários efeitos e molduras para personalizar suas fotos.

Funny Photos -Mais efeitos especiais.

Frontpage -Outro para colocar a sua foto em capa de revistas. Esse conta com 136 revistas para escolher.

Fake Magazine Cover -Esse monta uma capa de revista do zero.


Personalized Money -Tenha seu dinheiro personalizado com sua foto! Coloca a sua foto numa nota de dólar.

Face in Hole -É simples, coloca o seu rosto no corpo de outras fotos.

Create HDR -Cria fotos com efeito HDR.

Blingee -Adiciona efeitos Glitter, gráficos e outras frescurinhas para personalizar a foto.

Artician - faça montagens bem legais com suas fotos. Aliás, montagens excelentes!

PARA CRIAR APENAS CAPAS DE REVISTA AQUI VAI MAIS UMA BOA LISTA DE SITES:

1. Mag My Pic

2. Fake Magazine Cover

3. Fake Magazines

4. Write On It

5. On Cover Page

6. Maga Fake

7. Pimp Pic

8. Me On Mag

9. Paparazzied

10. My Picture on Magazine

11. Your Cover

12. Silly Webcam

13. Front Page You

14. My Cover Pics

15. Mock Magazine

16. JPEG FUN

Scraps gratuitos para este feriadinho

Novamente, indico alguns scraps gratuitos que recebi por e-mail. Atenção: apenas indico os sites, com os links da página principal do scrap em cima das imagens prévias. Os links de download estão nas páginas dos designers. Boa sorte!

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

http://moonlightdisign.blogspot.com/2009/04/blog-post.html
(obs.: o site está em cirílico - alfabeto russo - procure pelos nomes amarelos papers e alements.)


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Kit Midnight Dreams (um pouco gótico!)
http://flutterbyefaery.blogspot.com/2009/04/midnight-dreams-freebie.html
RECOMENDO PASSAR NA PÁGINA DA DEVIANTAR DESSE ARTISTA, EXCELENTE:
http://flutterbyefaery.deviantart.com/

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Kit Froggies Pad (excelente, viva os sapinhos)

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Kit Lustful Raspberry
http://myjuicybits.blogspot.com/2009/04/new-kit-lustful-raspberry.html

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Kit Critters
http://www.scrapsdimensions-dorisnilsa.blogspot.com/
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe