Pesquisar neste blog

Que tipo de fonte usar em cartões, lembranças, etc?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Alguns internautas já me perguntaram sobre as fontes que utilizo em alguns trabalhos. Em uma certa postagem já indiquei sites de fontes. No momento atual, o principal site, ao meu ver, é o www.dafont.com, principalmente porque ele só lista e compartilha fontes realmente gratuitas, indicando o autor, o site de origem, etc.
Então ao baixar uma fonte do Dafont.com o usuário pode ficar tranquilo em usá-la em seus trabalhos.
Outro bom site com fontes gratuitas para download é o Deviantart.com, do qual já falei também aqui.
Para cartões de Natal, Ano Novo, festas de 15 anos, para colocar em molduras e mensagens de casamento, geralmente, segue-se um estilo clássico de design. Obviamente, há quem prefira fazer algo divertido, por isso o tipo ou fonte de computador utilizada tem que combinar com esse estilo.
O estilo a que chamo de clássico é o que normalmente se vê nos cartões de casamento e convites. Esse estilo de fonte se chama genericamente de caligráfico.
Uma fonte muito utilizada no Brasil é a Mistral, da Linotype (ver imagem abaixo);


Toda fonte caligráfica pressupõe uma escrita bonita, harmoniosa, expressiva, que parece escrita a mão. A fonte caligráfica é muito utilizada em gráficos cujo tema é casamento e convites de eventos, design, logos, arte sacra, anúncios, design gráfico, entre outros. Ela também é utilizada para adereços e imagens animadas para cinema e televisão, depoimentos, certidões de nascimento e morte, mapas e outras obras que envolvem a escrita.

Fora a caligráfica as fontes chamadas script, brush também podem ser utilizadas normalmente em cartões de casamento, convites formais, etc.
Abaixo alguns exemplos de fontes caligráficas gratuitas disponíveis no site dafont.com. (LINK: http://www.dafont.com/theme.php?cat=601&page=1). São mais de cem fontes nessa categoria:
As fontes com estilo brush também podem ser utilizadas para esse fim. O estilo tem um traçado que parece ser feito com um pincel de tinta. Eu evidenciei com cinza uma que pode ter um efeito legal pra convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos