Pesquisar neste blog

Dicas para corrigir textos em blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vou apresentar aqui algumas dicas para correção de textos em blogs. Essas dicas são feitas em minha própria experiência no mundo dos blogs. Afinal, em cinco anos tive que aprender muita coisa. Para meu espanto, cometi e ainda cometo certamente erros, que só com uma boa pesquisa consigo identificar.
É comum que alguém ao escrever sobre algo se depare com dúvidas sobre a grafia correta das palavras, sobre como iniciar e terminar um texto, coisas desse tipo. Essa preocupação é digna e demonstra respeito com o possível usuário do blog. Além disso, podemos nos enriquecer linguisticamente.
Não me refiro ao purismo linguístico, a uma obediência prioritária à gramática e suas múltiplas regras. Quero só enfatizar a necessidade de não cometer erros crassos, só isso.

1 - Verificar a grafia e o significado das palavras mais usadas no blog ou do tema que vai ser exposto. Não vale à pena escrever palavras no Google e achar que as que aparecerem nos resultados são as corretas. Porque muitos meios online registram um termo erradamente e o Google não indexa erros ou acertos, ele indexa a palavra escrita.
No site: http://www.dicionarios-online.com/gerais.html tem vários dicionários e serviços online que podem ser úteis para averiguar a grafia correta de algum termo. Geralmente, o dicionário também indica o gênero da palavra e outros detalhes que podem ser úteis.
Contudo, nem sempre somos obrigados a concordar ou obedecer, em casos muito especiais. Por exemplo, o Houaiss enfatiza que o termo correto é "blogue" e não "blog". Nunca na minha vida vou escrever assim, por amor mesmo ao termo "blog". Desde que os blogs foram lançados o nome foi esse: "blog"; é como show, quem vai escrever de modo diferente? Ainda que inventem regras e inventem formas aportuguesadas, pra mim sempre vão prevalecer show e blog.
Destaco um blog muito bom chamado "Português na rede", que objetiva tirar dúvidas de português na internet.

2 - Utilizar dicionários de língua inglesa quando se tratar de termos estrangeiros - por exemplo, a palavra pen drive pode ser encontrada escrita na net: pendrive, pendriver, pen drive pen driver. O correto é pen drive. Basta olhar nas embalagens dos produtos. Consultar lista de dicionários em: http://www.dicionarios-online.com/gerais.html.
Destaco ainda o wikcionario, que é "um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia" (definição do próprio site). Nele consulte o termo procurado e veja seu significado.
Se for para tradução de texto, indico os sites:
http://translate.google.com.br/
http://www.worldlingo.com/pt/microsoft/computer_translation.html
Os tradutores são muito úteis para identificar a ortografia de termos estrangeiros.

3 - O Blogger do Google possui uma razoável ferramenta de correção ortográfica - Ela é bastante útil para corrigir erros de digitação e, em alguns casos, de acentuação. Contudo, ele se baseia no português de Portugal. Por exemplo, na imagem abaixo, a palavra correção foi dada como erro de ortografia e foi sugerida a palavra correcção (forma escrita em Portugal).

Por isso, esse tipo de correção em que acrescenta um "c" antes de "ç" deve ser descartado. Para o erro de digitação existente em gramática, o corretor indicou corretamente
4 - É importante reler o que se escreveu e tomar cuidado com a veracidade e fundamentação das informações veiculadas - o ato de reler nos leva a avaliar o que escrevemos, identificar erros de digitação, repetições desnecessárias de palavras ou expressões, entre outros. Podemos ainda identificar informações que ficariam melhor no início, meio ou fim do texto, enfim, a releitura permite reconstruir o texto.
Ao repassar uma informação é necessário averiguar se a fonte da informação é confiável e se a informação foi repassado com fidelidade ao fato.

Algumas vezes, as pessoas recebem informações por e-mail ou até pegam de outro blog, mas sem averiguar sua autenticidade. Muitas informações, por exemplo, recebidas por e-mail são os famosos hoaxes (plural de hoax). Um hoax é toda mensagem falsa, geralmente mal fundamentada, cujo objetivo é espalhar lendas, boatos e golpes.
Por isso é necessário pesquisar se as informações recebidas por e-mail são hoax ou não.

Um site sempre bem atualizado sobre hoax e spam é o http://www.quatrocantos.com/lendas/index.htm. Nele é possível fazer uma consulta por palavra-chave, como no Google. Um famoso hoax identificado como tal no site é "Em Taiwan, fetos de bebês e cérebros humanos são finos acepipes." O site é altamente recomendado para identificar as mensagens que são repassadas diariamente por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos