Pesquisar neste blog

Como fazer fotos ficarem com formas de letras

quarta-feira, 23 de maio de 2012






Com o Photoshop é possível preencher fontes (letras) de computador com uma única imagem ou imagens variadas à nossa escolha. Nesse caso, as imagens escolhidas foram as imagens de uma criança. Especificamente, é meu lindo primo, o Lucas.

Esse efeito é bem legal pra colocar em cartões, convites, e montagens em geral.

Para esse efeito escolhi a fonte LMS School Girl Crush (http://www.dafont.com/lms-school-girl-cru.font):




Passo a Passo:

1 - Escolha a fonte para o efeito. Como vai ser posta uma imagem dentro de cada letra (ou de conjunto de letras), escolhe-se uma fonte larga, que possibilite uma maior visualização das imagens escolhidas. Não precisa ser a que escolhi, mas uma que seja robusta ou larga.

2 - Selecione as imagens que serão utilizadas como fundo para as letras. Se o nome é composto de, por exemplo, cinco letras, como foi o nome Lucas, escohem-se cinco imagens.
Obs.: A parte da imagem que será posta como fundo, preferencialmente, deve corresponder à área do rosto do mesmo. Neste caso, deve-se dimensionar proporcionalmente a imagem para ficar em um tamanho que dê uma boa visualização do rosto.

3 - Abra o Photoshop
. Escolha Arquivo>Novo ou clique em Ctrl+N. Para testes, eu escolhi o tamanho de foto 15X10 cm, 200 DPI. Escolhi 200 DPI porque as fotos/imagens de câmera digital comum geralmente têm 72 DPI e quando colocadas dentro do novo documento há um choque significativo no tamanho.

4 - Agora clique na ferramenta de texto (ícone letra T; atalho letra T). Escolha a fonte desejada para a montagem. Escreva o nome desejado, no caso, o da pessoa a ser retratada.


5 - Utilize o comando Ctrl+T. Esse comando vai dimensionar o tamanho do texto de acordo com o que for visualmente melhor pro usuário.No caso, fiz o texto com tamanho de 80 pontos.


6 - Agora vá no painel de camadas (atalho F7) e com a camada selecionada, clique com o lado direito em cima do texto e escolha rasterize o texto (rasterize type). Lembrando que não é para clicar em cima do olho mas clicar com o lado direito do mouse no meio do nome da camada.


Rasterizar significa transformar a camada de texto numa camada plenamente editável pelo Photoshop. Isso é importante porque existem ações e efeitos do Photoshop que exigem que o texto (imagem escalável) seja transformado numa camada com características, por exemplo, de jpeg.

7 - Agora abra as imagens escolhidas para a montagem. Para o nome Lucas escolhi cinco fotos dele que valorizassem o seu rosto.
Obs.: Você pode puxar a camada de cada foto para dentro do arquivo com o nome rasterizado de Lucas (do exemplo) ou uma de cada vez e aplicando os efeitos necessários, ou antes de aplicar qualquer efeito. Eu escolhi puxar aos poucos: puxava cada imagem em separado para dentro da montagem com o nome e dava a forma da letra.

8 - Uma vez rasterizado o texto, vamos trabalhar agora a principal parte: fazer com que as imagens fiquem com a forma das letras escolhidas.

Selecione a letra L (por exemplo) e com a ferramenta de seleção retangular selecione apenas a letra. Veja na imagem abaixo a ferramenta de seleção retangular selecionada. Essa ferramenta deve isolar a primeira letra.



Uma vez isolada essa letra, vá em Layer>New layer via cut (camada>nova camada>camada via recorte). Isso fará com que essa letra seja transformada numa nova camada e ao mesmo tempo recortada do nome completo. O ideal é que cada letra seja transformada em uma nova camada.

9 - Agora vá na camada da fotografia que foi arrastada para dentro da montagem e a coloque/encaixe com a seta de movimento (atalho letra V) na letra, de tal modo que fique uma boa visualização do rosto que se deseja retratar. Posicione a letra na parte desejada. Agora, trabalhando com a camada da letra, vá em Select>Load Selection (Seleção; Carregar seleção). Isso fará com que uma área de seleção na forma da letra fique selecionada. Atenção: só funciona se na aba de camadas a camada da letra estiver ativa e visível.


Agora, ative a camada da imagem/foto e vá em Selec>Invert selection (Seleção>Inverter seleção), isso inverterá a área de seleção. Pressione a tecla del para deletar, apagar essa região selecionada. Após deletar a área de seleção a camada da imagem deverá ficar no formato da letra.


Repita esse procedimento com todas as letras até completar o nome escolhido. Podem ser aplicados efeitos nas camadas ainda de sombreamento, textura e relevo e conseguir uma imagem mais diferenciada:



Espero que este simples tutorial ajude a quem possa interessar. Qualquer dúvida basta perguntar por e-mail ou comentário.



Tutorial de: Jackson Angelo

5 comentários

  1. VEJA: Obs.: Você pode puxar a camada de cada foto para dentro do arquivo com o nome rasterizado de Lucas (do exemplo) ou uma de cada vez e aplicando os efeitos necessários, ou antes de aplicar qualquer efeito. Eu escolhi puxar aos poucos: puxava cada imagem em separado para dentro da montagem com o nome e dava a forma da letra.

    PUXAR NO CASO É COLOCAR, ARRASTAR com a tecla de movimento, a setinha. Cada arquivo que é aberto no Photoshop fica sendo trabalhado em separado. E cada iamgem aberta pode ser combinada com outra imagem pra se tornar um único arquivo.

    OU você puxa a imagem desejada com a seta pra dentro de outro arquivo (basta clicar na imagem e ir movendo até a outra imagem, sem parar, entendeu). Ou pode escolher selecionar tudo (Ctrl A) na imagem que se deseja arrastar, copiar essa imagem (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V) essa imagem copiada na imagem da montagem.

    ResponderExcluir
  2. Ei, eu queria saber qual é o photoshop que você usou para fazer isso.
    obg (:

    ResponderExcluir
  3. Qual é o photoshop que você usou?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite
    Nao consigo fazer o passo:

    (6 - Agora vá no painel de camadas (atalho F5) e rasterize o texto (rasterize type).)

    mas eu nao axo a opção rasterize type.o meu photoshop eh em portugues...
    Eu uso o Photoshop CS6 em português, e não consegui fazer clico f5 não aconteceu nada. e quero muito fazer me ajude.

    ResponderExcluir
  5. Paulinha, verdade, era a tecla de atalho F7 e expliquei mais detalhadamente esta parte. Boa sorte e continue participando, é muito importante pra mim.
    Cybelle, em qualquer Photoshop acima da versão CS3 ach que o procediemnto é semelhante.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos