Pesquisar neste blog

Às vezes é necessário se esconder

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fiquei impressionado com as imagens abaixo; elas representam camuflagens naturais. É até difícil reconhecer onde começa e termina o bichinho.
Agora imagine essa camuflagem no ambiente natural. Quem irá vê-los?
No excelente site do Mundo Estranho tem uma explicação para o fenômeno:

"COMO OCORRE A CAMUFLAGEM DO CAMALEÃO?"
O mimetismo é a capacidade de imitar o ambiente, para se confundir com ele. O camaleão faz isso trocando de cor, porque consegue controlar a concentração de pigmento nas células de sua pele. Tais células têm formato estrelado, com ramificações que se distanciam do centro. Ao longo delas, existem microtúbulos para carregar o pigmento do núcleo para as extremidades. Há vários tipos de pigmentos, formando cores diferentes. Dependendo da situação, os microtúbulos carregam determinado pigmento para as ramificações das células, alterando a cor da pele do bicho. Os fatores que provocam a mudança vão da defesa do território contra um macho rival à camuflagem para fugir de um predador ou se aproximar de uma presa. "Passar de uma planta verde para outra florida também pode desencadear o mimetismo", diz a bióloga Maria Aparecida Visconti, da USP. Além do camaleão, outros lagartos, lulas e polvos também podem mudar de cor rapidamente.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_285713.shtml
Nisso me veio à mente a parte a do versículo 12 do cap. 27 do livro de Provérbios: "o avisado vê o mal e se enconde".
A natureza também nos ensina: se esconder muitas vezes é melhor do que ir diretamente a uma luta, que pode ser até desleal, dependendo do tamanho do inimigo. Se há problemas e situações para os quais somos meio que pequeninos e frágeis, melhor se esconder deles, já sabendo que aquela situação é negativa e destrutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos