Pesquisar neste blog

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sobre o dia (fonte: Wikipedia):

"O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra."


Minha humilde mensagem:

Parabéns ao homem negro, à mulher negra, à criança, ao idoso de cor negra, ao pedreiro negro, à cozinheira negra, ao trabalhador negro, ao professor, médico, ao juiz der cor negra.
Parabéns aos que conseguem se inserir socialmente e aos que ainda não conseguiram que imitem, que aprendam com os que já conseguiram.
Parabéns por existirem e por contribuírem com esse mundo tão cheio de complicações, separações ridículas e egoísmos. E aos que relutam em ficar escondidos, de cabeça baixa que Deus os ensine a lutar e os faça entender que para Deus não há acepção de pessoas, que eles são igualmente muito especiais.
Parabéns aos negros que lutaram e continuam lutando por um mundo mais justo e mais solidário; e aos que choram que Deus os motive e os alegre.
Parabéns aos que vêem o que é preciso. E que Deus dê visão aos que ainda não conseguem ver. Muito mais àqueles que ainda não vêem futuro, cujo tempo presente é um eterno passado de escravidão!
Parabéns aos que se conhecem, se afirmam, que não tem receio de ser o que são. E aos que não tentam se conhecer, não tentam se afirmar, sentem vergonha de si mesmos que recebam ajuda, que larguem essa veste pesada e rompam as correntes duras da consciência. Que comecem a se amar e se valorizar.
Parabéns aos que respondem às crueldades, separatismos e prevaricações deste mundo vil sem usar de injustiça, porém sem ser covarde. E os que são medrosos que recebam e aprendam a tirar de dentro de si mesmos toda coragem necessária para reagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe