Pesquisar neste blog

Dois blogs de scraps com arquivos gratuitos para uso comercial

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Através do mercado criado com o scrapbooking digital, muitas pessoas têm se tornado mais conscientes em termos de direitos autorais de imagens.
Eu mesmo tenho me debatido muitos obre isso e acho que não adianta agora relatar todos meus questionamentos. Porque, podemos compreender a internet como uma grande vitrine, onde muitos produtos estão fora de suas reais prateleiras.
Tenho certeza que é muito melhor trabalhar com segurança tanto por parte do blogueiro, que compartilha os, digamos, arquivos (bens) gráficos digitais, quanto pra quem baixa esses arquivos. Compartilhar e baixar é bom, mas implica em responsabilidades.
Confesso que compartilhar molduras tem o seu lado meio e totalmente irresponsável, ainda que faça esse blog sem nenhum interesse comercial.
Sou fã de molduras, procuro recursos gratuitos em vários sites, tais como Deviantart, Wiklipédia, Flickr, sites de scraps, etc. Enfim, tenho uma listagem bem razoável de sites com imagens gratuitas aqui (obviamente (adoro esse termo) tem que ler e obedecer os termos de uso):
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/05/listas-de-onde-encontrar-na-net-imagens.html
Quem baixa tem sede de usar, mas quer saber: como usar? Posso usar? Posso comercializar algo feito com elas?
Meu Deus, quem sou eu pra falar em comercializar? Mas se compartilho tenho que ter responsabilidade sobre toda informação necessária pra dar calma e segurança aos internautas. Isso é amadurecer.
Enfim, a grande questão, de fato, acaba sendo a comercial: os interesses e objetivos comerciais de quem faz e utiliza. Neste mundo, afinal, todos lutamos pela sobrevivência. E o capitalismo implica numa série de direitos e obrigações.
Muitos designers profissionais e amadores já estão atentos a essa necessidade natural do usuário de internet: deixar bem claro nos termos de usoo que pode ser feito ou não com as imagens.
São os chamados TOU's (Terms of Use) - Termos de uso. Apesar de algumas vezes eles nos impedirem de fazer certas composições gráficas, nos dão mais liberdade na consciência quando fazemos algo.
Se baixo ou adquiro algo quero saber até onde posso ir com ele. Do contrário, posso ter uma bomba-relógio no meu computador que a qualquer momento pode explodir.
Não imaginam quantas pessoas escrevem e-mails para mim com diferentes tipos de questionamentos e fico muito satisfeito de poder passar pra essas pessoas o que sei e o que realmente não sei.
Assim, já não posso mais continuar agindo como adolescente, coisa que deixei de ser há anos.
Assim recomendo cautela e bom senso. O que compartilho é pra uso caseiro. os gratuitos que coleto de outros sites, não tenho certeza absoluta se são feitos com elementos totalmente gratuitos. Fica difícil saber.
Mesmo wallpapers, mesmo imagens escaneadas de livros, jornais, revistas, etc ., mesmo fotos de objetos adquiridos em alguma loja, tudo tem um criador certamente. Foi feito por uma empresa ou pessoa. Então, toda cautela é pouca.
Acho, repito ACHO (DO VERBO ACHAR) que para uso doméstico não há problema. Mas para uso comercial em média ou larga escala, com padrões industriais não deva ser correto.
O que sei é que a maioria dos usuários do blog é gente que adora montagens pra fotos pessoais. Certamente, como em qualquer lugar do mundo, sempre há alguém que por uma razão ou outra necessita de uso comercial de algo, por exemplo, de uma imagem, ou de um conjunto de imagens agrupadas, como é o caso de uma montagem, uma moldura, etc.
Os arquivos e recursos gráficos com permissão de uso comercial são uma ótima resposta a essa necessidade de usar comercialmente uma imagem. Isso é tão sério que existem arquivos do tipo commercial use (uso comercial) que permitem o uso gratuito em projetos comerciais, mas não permitem seu uso em projetos gratuitos para serem compartilhados com outros via internet.
A permissão de uso comercial varia de pessoa para pessoa. Aqui não é só scrapbooking. Antes dessa "febre" gráfica, mesmo os artífices do Photoshop, que fazem brushes, fontes, montagens em PSD, actions, shapes, etc., já estabeleciam seus critérios para uso de seus produtos.
Enfim, espero ter dado alguma luz sobre essas questões e indico dois blogs ótimos com commercial itens (os chamados CU itens):
http://www.deliciousscraps.com - um dos meus favoritos. Tem muita coisa gratuita e do tipo commercial use.
http://www.cufreebiesonly.blogspot.com - como o nome já diz, apenas gráficos gratuitos para uso comercial. Uma seleção fantástica de arquivos gratuitos para uso comercial. Imperdível para quem quer usar imagens comercialmente com segurança.
Espero ter ajudado! Fiquem com Deus!

Um comentário

  1. Just dropping by to say hi and invite you to the NEW CU Freebies Only Forum!
    All Good Things
    Laura Lee
    Owner

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe