Pesquisar neste blog

Recuperando fotos - parte 1

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Neste tutorial você vai aprender a recuperar fotografias antigas com o programa Photoshop.
To tentando aprender a recuperar fotografias. Esse é uma das primeiras que recupero. É uma foto bem antiga do meu pai.
É mais fácil encarar isso como uma forma de pintura, ou uma colagem em que a gente pega partes da imagem e as inserimos em locais semelhantes, cobrindo de modo "convincente" as partes danificadas da imagem. A superfície da imagem tem que ficar bem homogênea.
Basicamente, isso se faz com a ferramenta Clone Stamp Tool (ferramenta de clonagem; atalho: letra S).
Como o nome diz, ela vai clonar (copiar) pedaços da imagem.
Tendo já selecionado essa ferramenta, agora você clica na parte da imagem que não está danificada com a tecla "alt". Ao fazer isso essa parte será copiada pela ferramenta e basta ir clicando com ela nas partes danificadas da imagem
Aparece sempre um sinal de mais (+) quando se está utilizando essa ferramenta. Esse mais indica que a partir do local selecionado com a tecla Alt , as partes sucedentes da imagem serão copiadas na medida em que se arrasta a ferramenta.
Antes de utilizar essa ferramenta eu usei o recurso de sobreposição de camadas. Escolhi Layers (camadas; atalho: tecla F7). Tecle Control J (Ctrl+j) e a camada é duplicada. E aí vá testando os modos de sobreposição na primeira camada, até escolher um que visualmente melhore a imagem. No caso, escolhi o modo multiplicação. Neste modo é possível fortalecer as cores meio sumidas da imagem.
O próximo passo é colorir a imagem. Final de semana quando eu concluir eu tento descrever como fiz.
Esse processo é simples, requer treino com a ferramenta de clonagem e uma dose de paciência. Mas conforme for treinando, pesquisando tutoriais no Youtube, etc., vai notar seu aperfeiçoamento.
Assim que puder faço um vídeo básico mostrando como fiz.


ANTES E DEPOIS

4 comentários

  1. Jackson, vc é fera demais! Todos os dias visito seu blog e a cada dia fico mais deslumbrada com seu trabalho. Vc parece ser uma pessoa muito incrível... só de passar todas estas dicas!!!Deus te proteja pra vc continuar assim e te iluminar pra produzir mais imagens lindas!!!
    Quero fazer parte do seu blog!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Jackson, vc é fera demais! Todos os dias visito seu blog e a cada dia fico mais deslumbrada com seu trabalho. Vc parece ser uma pessoa muito incrível... só de passar todas estas dicas!!!Deus te proteja pra vc continuar assim e te iluminar pra produzir mais imagens lindas!!!
    Quero fazer parte do seu blog!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Jackson, quero te parabenizar pelo blog, tem sido muito útil pra nós q trabalhamos com fotografia. Já visitava o blogo há muito tempo, mas agora sou seguidora.
    Adorei a dica do efeito Dave Hill, fiz com uma foto da minha filha ficou ótima e queria te enviar pra quem sabe vc postar aí no blog.
    Abraços Adriana e Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, pode enviar. Obrigado por comentar e participar, fica com Deus!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos