Pesquisar neste blog

Recomendações para comprar uma câmera digital

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O texto abaixo é extremamente útil na sempre complicada decisão, para nós usuários domésticos, de como e qual escolher a câmera digital adequadaa para atender nossas necessidades e objetivos.
Eu encontrei o texto no site: http://www.fazerfacil.com.br. Não foi citada a autoria. Creditei o texto ao próprio site.

Como comprar sua câmera digital

Comprar a câmera digital certa é um dos passos mais importantes para que voc6e tire boas fotos. Existem muitos aspectos a considerar na hora a compra. Fizemos esse guia passo a passo para lhe orientar na hora da compra.

1º Qual tamanho minha câmera deve ter?

O tamanho faz muita diferença em como você planeja utilizar a sua câmera. Se você precisa usá-la em ambientes externos, e ter mobilidade você vai precisar de uma câmera pequena, que pode ser facilmente transportada em um bolso, por exemplo.

Hoje em dia muitas câmeras digitais tem quase o tamanho de um cartão de crédito, enquanto outras podem ser muito maiores. Imaginar em como você pretende transportá-la e o quanto você está disposto a carregá-la consigo, para decidir o tamanho. Em geral um tamanho maior tira a sua liberdade além de chamar a atenção para a câmera, o que pode ser até mesmo perigoso.

2º Megapixels - quanto mais é melhor mesmo?

A palavra megapixel significa "milhões de pixels." Um pixel é uma pequeno ponto, com uma cor individual. Quando eles se juntam, formam uma imagem como um todo. A foto digital é formada por milhões de pequenos pontos, que quando colocados juntos, mostram ao olho humano uma imagem completa. Quanto mais pixels você tiver em sua foto, melhor tende a ser a qualidade dela e a capacidade de imprimir e ampliar a foto sem perder a qualidade.


Essa é a letra O, muito ampliada, mostrando os pixels que a compõem.

Para imagens que você planeja imprimir ou retocar, procure usar uma câmera de digital que tenha entre 7 a 12 megapixels. Fotos para internet e e-mail podem (e devem) usar resoluções bem menores tais como 1.3 ou 2.0 megapixels. Mesmo que você vá usar sua câmera apenas para esses 2 últimos fins dificilmente você encontrará hoje em dia modelos com apenas essa resolução.

Uma quantidade maior de megapixels fará diferença apenas quando você foi ampliar as fotos que tirou. Se esse não for seu objetivo, não se preocupe tanto com eles. Veja os exemplos abaixo:


Ampliando as fotos tiradas com diferentes resoluções vemos que enquanto a tirada com 8 megapixels começa a ficar ilegível, as tiradas com e 15 megapixels parecem quase iguais. Agora vamos ampliar ainda mais as fotos e ver o que acontece:

Como comprar sua câmera digital - parte 2

Ampliando ainda mais as fotos, a tirada com resolução de 8 megapixels se torna quase que ilegível mais as tiradas com e 10 e 15 megapixels parecem ainda bastante semelhantes.

Dessa forma leva em conta que mais megapixels só serão importantes, salvo se não for para impressionar seus colegas, se você realmente pretende ampliar a foto.

Embora poucas pessoas valorizem as lentes de suas câmeras digitais elas normalmente podem lhe permitir tirar melhores fotos do que a a quantidade de megapixeles. É claro existe uma grande variedade delas e vamos dar uma idéia de cada uma para que você chegue a conclusão do que é mais apropriado para você.

lente de foco fixo: não permite o zoom ótico, em geral são baratas. Se você quer uma câmera realmente simples de operar e barata compre com esse tipo de lente. Além disso costumam ser câmeras portáteis.
lente embutida: as lentes ficam dentro da câmera permitindo um design fino e compacto. Em geral as lentes tem alguma proteção. Câmeras com essas lentes podem ser muito baratas ou então caras, como as Sony. O que vai variar no caso é a qualidade da lente, ou a marca dela
lente retrátil: a lente se retrai para dentro da câmera quando ela é desligada. É o tipo mais comum. As lentes em geral são protegidas mas demora-se mais a tirar a primeira foto devido ao tempo gasto para a lente ser movimentada para fora.
lente de zoom fixa: a lente de zoom é fixa na câmera e não se retrai. Se por um lado permite um alto zoom, em geral acima de 26x, por outro lado são mais complicadas de serem operadas e carregadas
lente intercambiável: essas são realmente máquinas para profissionais ou amadores de alto nível. Tem a melhor qualidade de foto e não é preciso comprar ima câmera nova para trocar as lentes. No entanto são bastante caras, as lentes são costumam ser pesadas e a câmera + lentes é um verdadeiro transtorno para carregar


Recomendamos para a maior parte das pessoas que compem máquinas com lente retrátil ou embutida. Os demais tipos ou são muito limitados, como as de foco fixo, ou para usos mais especializados e caros.

4.Baterias

Câmeras digitais são devoradoras de baterias. Por isso procure sempre trabalhar com bateriais ou pilhas recarregáveis. Quanto maior o tamanho do LCD, o tempo que ele ficar ligado, ou o uso do zoom mais rápido suas bateriais descarregarão. Por isso além de usar as recarregáveis, procure sempre a maior capacidade em mAh. Por exemplo uma pilha de 5.000 mAh dura cerca do dobro do tempo de uma de 2.500 mAH, com o mesmo uso.

Também vale a pena lembrar que um dia suas bateriais ou pilhas perderão a capacidade de recarga e você precisará substituí-las. Por isso dê preferência a equipamentos que trabalhem com bateriais ou pilhas fáceis de encontrar. As mais adequadas, nesse aspecto são as pilhas comuns AA recarregáveis.

Como comprar sua câmera digital - parte 3

5. Qual o tipo de câmera que você precisa?


Existem no mercado 4 tipos de câmeras digitais, cada uma adequada a uma finalidade distinta. É a hora de você ter em mente como usará a câmera:

  • Point & Shot: são pequenas e fáceis de usar, com regulagens automáticas e poucos controles manuais. Ideais para quem não entende de velocidade de abertura, aberturas de diafragma, exposição, ISO e não pretende aprender. São práticas e com uma qualidade de imagem bem razoável. Adequadas para impressões de até 15 x 21 cm;
  • Compacta Amadora: não quer carregar uma câmera grande demais e pretende aprender mais sobre fotografia. É a máquina para quem quer uma qualidade melhor de imagem e ter mais controle manual sobre a câmera. Adequada para impressões até 20 x 30 cm;
  • Superzoons: se você não liga para o tamanho, goste de uma câmera que se ajuste melhor a sua mão, goste de usar uma lente com mais recursos mesmo que ela seja um pouco mais lenta na hora de focalizar (e por conseguinte tirar a foto), a superzoom é o que você precisa. Adequada para impressões de até 30 x 40 cm;
  • DSLR (ou reflex): são câmeras para quem já tem conhecimento dos fundamentos da fotografia, não vê problema em carregar uma câmera grande e mais lentes extras, com um bom peso. É para quem pretende se profissionalizar, ou já é profissional e busca total controle sobre a imagem e considera qualidade, nitidez e definição de imagem, muito importantes. São adequadas para impressões em grandes dimensões como banners, murais, etc.

6. Cartões de Memória

Temos uma página especialmente dedicada aos cartões de memória. No entanto valem alguns avisos:

    • evite comprar que utiliza cartões obsoletos ou que rapidamente vão ficar superados;
    • cartões também dão defeito, portanto nada de comprar apenas um de grande capacidade. Compre cartões de capacidades menores pois em caso de defeito você não perderá todas as suas fotos;
    • se comprar um cartão SD procure adquirir o SDHC que tem uma velocidade de escrita maior, permitindo que você grave um vídeo em alta resolução sem falhas;
    • leve sempre mais de um cartão com você.

7.Cabos

Embora grande parte dos computadores hoje em dia venha com leitores de cartão de memória, mesmo assim é bom que sua câmera digital venha acompanha de cabos de comunicação com o computador, quase sempre USB. Dependendo do modelo de sua câmera, ela pode vir acompanhda de cabos A/V permitindo que ela seja ligada diretamente em uma televisão para exibição dos filmes e imagens gravados. As mais sofisticadas vem ainda com um saída HD componente

8.Zoom ótico e digital

Antigamente os fabricantes costumavam citar um alto nível de zoom da sua câmera digital mas costumavam colocar em letras muitos menores que era digital. E isso não á a toa.O único zoom que se deve levar em consideração em uma câmera é o ótico. O digital é conseguido através da perda da qualidade de imagem: menos pixels sào tirados em uma foto e eles são ampliados.

9.Gravação de vídeo utilizando o zoom

Antes as câmeras digitais gravavam vídeos (imagens em movimento) com uma qualidade sofrível e raras delas permitiam usar o zoom ótico durante a gravação. Hoje em dia elas estão gravando vídeos com qualidade muito melhor, muitas vezes iguais as filmadoras. Se o seu orçamento permitir procure comprar uma câmera digital que grave vídeo permitindo usar o zoom. Você vai estar comprando uma câmera e uma filmadora digital ao mesmo tempo.

10. Outros recursos adicionais

  • gravação de voz: algumas máquinas permitem que você fale ao tirar uma foto. Isso pode ser um bom recurso para quem quer se recordar com precisão aonde tirou determinada foto;
  • edição na câmera digital: alguns modelos trazem esse recurso mais sinceramente não pague mais por ele: nunca uma edição feita na câmera, em um tela pequena, terá a mesma qualidade da feita em um computador.
  • mp3 player: algumas câmeras trazem esse recurso mas novamente sendo sincero, elas não foram feitas para isso.

Um comentário

  1. Boa tarde,Jackson!
    Adorei essas recomendações,tenho um sonho de comprar uma câmera profissional e não sabia nem como começar. agora já tenho o caminho das pedras. Sei que tenho muito o que aprender para usá-la, mas eu vou.
    Obrigada amigo, fica com Deus.
    Sueli Falcão

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe