Pesquisar neste blog

Quantas cores o olho humano pode enxergar?

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Esse olho é do meu primo

F
onte: Yahoo Respostas

Autor da resposta: Apolo
Fonte indicada pelo autor: http://www.fazendovideo.com.br/vtluz5.htm (testei o link, nomomento tá off, ie, não funciona).

"No escuro, nenhuma!
No claro: um monte.

Dentro do espectro de comprimentos de onda da LUZ, apenas uma pequena faixa é visível ao olho humano, a faixa que vai de 400 nm (nanômetros, onde 1 nanômetro é 1 milímetro dividido por 1 milhão) a 700 nm. Estas dimensões correspondem a mais de uma centena de vezes menos do que o diâmetro de um fio de cabelo. Dentro dessa faixa, diferentes comprimentos de onda correspondem às diferentes cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta, onde o comprimento de 400 nm corresponde ao violeta e o de 700 nm ao vermelho.

De todas as cores do arco-íris no entanto, o olho humano só é na realidade sensível a três delas: vermelho, verde e azul, componentes básicas do modelo de cor RGB . Isto porque no interior do olho existem estruturas minúsculas, dispostas como pastilhas aleatoriamente espalhadas em um mosaico, à semelhança dos pixels que formam a imagem vista pela câmera. Estas estruturas, na verdade células fotosensíveis espalhadas no fundo do olho (na retina), dividem-se em dois tipos: as sensíveis à luminosidade (denominadas bastonetes, cerca de 125 milhões delas em cada olho) e as sensíveis às cores (denominadas cones, com cerca de 7 milhões em cada olho). E existem somente 3 tipos de cones quanto à sensibilidade a cores: os que são sensibilizados pela cor vermelha, os que o são pela verde e os que o são pela azul. Todas as demais cores e tonalidades são enxergadas pelo olho como combinação em diferentes proporções destas 3 cores ou , em outras palavras, como combinação de sensibilização destes 3 tipos de estruturas do olho humano. Por este motivo estas 3 cores são denominadas cores primárias.

O que o olho humano pode ver
Fonte: http://www.sac.org.br/APR_FOH.htm

O QUE O OLHO HUMANO É CAPAZ DE VER
Embora nós possamos contar com nossos olhos para nos trazer a maior parte das informações do mundo externo, eles não são capazes de revelar tudo. Nós podemos ver apenas objetos que emitam ou sejam iluminados por ondas de luz em nosso alcance de percepção, que representa somente 1/70 de todo o espectro eletromagnético.
O olho humano enxerga radiações luminosas entre 4 mil e 8 mil angströns, unidade de comprimento de onda. Homem e macaco são os únicos mamíferos capazes de enxergar cores.
A SUBJETIVIDADE DAS CORES
Toda cor é uma interpretação que o cérebro faz dos sinais luminosos. Por isso, nunca se saberá ao certo se duas pessoas enxergam uma cor exatamente da mesma maneira. Às vezes, a percepção de uma cor pode ser afetada pelo efeito de contraste.

Um comentário

  1. Como brasileiro e viver num País racista igualmente ao EUA nos dias de hoje é difícil. Sou branco mas oque vejo pelo olhar dos outros cidadãos brancos e até negros também, com grande discriminação pela cor e pela classe social. Na hora do oba oba de gritar e fazer manifestações, todos os brancos e negros se juntam para gritar "discriminação e preconceito," mas, para conviver em sociabilização é totalmente diferente.

    O que me incentiva a viver a minha vida é a minha origem familiar, meu Pai preto, preto mesmo que numa foto "preta e branca" a cor da face é branca. Minha mãe na cor branca, branca mesmo como eu o sou branco.

    Agora o que me fascinou em observar todas as reportagens do nosso Presidente Barack Obama, todas as reportagens com comentários sobre ele "O Político negro como Candidato ao poder máximo da terra da 1ª Potência Mundial como o Candidato preferencial dos americanos do Norte e Americanos do Sul Presidências dos Estados Unidos.`

    Desejo com honras pessoais e familiares pela liderança que supera todas as expectativas dos cidadãos que votaram nele com garbo, desejo, querer, responsabilidade social política e com toda a confiança que se possa dar e responsabilizar, politicamente um cidadão, um homem negro, distinto, digno, crítico com zelo, como referencial humanitário de versátil personalidade abrangente pela genialidade de ser sempre ouvidor, sorridente e gentilíssimo em todas as ocasiões procuradas por todos. E todos os Países aliados sem omitir nenhum, motivando-os a continuarem pela luta da ecologia, sustentabilidade e o progresso de todos imparcialmente em citar as regiões mundiais.

    Assim, me orgulho, dos feitos desde o início do seu Governo até aos dias de hoje como cidadão da América do Sul amigos dos Americanos do Norte.

    Torno a me encher de orgulho da cor do meu Pai, do cidadão americano e Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, refaço o caminho que me adentrei como um ponto positivo as iniciativas deste ex-candidato e conhecido como Barack Obama o Presidente dos Estados Unidos com a maior potência política e financeira do Mundo.

    Como empresário visionário e com uma empresa detentora da maior fonte de Energia, como a 1ª Produtora Independente de Energia Eletromagnética Autossustentável, Contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta no Brasil e porque não dizer no Mundo. Conhecem alguma Termelétrica que gere Energia Eletromagnética Autossustentável? Não! Posso afirmar com todas as letras. Ainda somos discriminados por essa inovação radical no setor energético pelos compatriotas como os Engenheiros Elétricos, Eletrônicos, Físicos, Mecatrônicos, Civis e os Industriários.

    Mas, nada disso nos desoriente, desestimula ou nos confundem pelo o que temos em Tecnologia que nenhum Cientista de qualquer parte do Mundo tenha descoberto essa tecnologia inovadora radical única no Mundo e nós como visionários e empresários paraibanos, nordestinos brasileiros. Somos igualmente em razão à nossa Pátria: ...conseguimos conquistar com braço forte. E assim, podemos ser considerados sem o aporte da incredulidade dos nossos compatriotas, importa o que somos como podemos ser, não importa o que pensam que não somos, mas já somos e o que poderemos fazer coma as nossas tecnologias pela nossa Pátria amada que amamos o Brasil e que eles como compatriotas nunca poderão fazer.

    Ao Presidente negro e cidadão americano Barack Obama o nosso respeito como cidadãos brasileiros, em especial o pleito de um visionário como empresário brasileiro: É que permaneça como foi, é e sempre será, um líder mundial democrático e imparcial em suas decisões políticas, sociais e econômicas. Parabéns caro Presidente Barack Obama.

    Atenciosamente,

    Paulo Brasil
    Diretor Presidente
    P R Nascimento Ind. Com. Rep. e Prestação de Serviços Ltda
    +55-83-9958-2030


    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos