Pesquisar neste blog

Fotobolo, fotoprato -bolos enfeitados com fotos comestíveis

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fotobolo - um bolo cuja superfície é uma fotografia, uma imagem impressa com um papel especial chamado papel de arroz, que é igualmente comestível.

Esse "novo" (entre aspas) tipo de técnica para enfeitar o bolo foi matéria inclusive do programa Fantástico, da Rede Globo.

Ela exige uma impressora especial que imprima a foto no papel arroz. Bolos cada vez mais personalizados só é que se vê nas festas de aniversário.
Imagine, se o tema da festa for de Puca, por que não constar no bolo uma imagem da aniversariante ao lado de Puca, numa moldura, por exemplo?

O que me chamou atenção pra esse assunto foi uma foto enviada pela minha amada amiga Sheila Jorge, que edita o blog catequistasheila.blogspot.com. Desenvolvemos um respeito mútuo e uma sincera amizade um com o outro. Ela gentilmente me enviou um fotobolo enfeitado com uma moldura, da festa de aniversário do pai dela, Lula do Rio.
Que idéia original não!? É mais uma utilidade para as molduras: ao invés de se colocar a foto simples no bolo, coloca-se um charme a mais na foto imprimindo-a com uma moldura. Ou se preenche o espaço pras fotos da moldura com textos criativos e elegantes. Vejam como ficou lindo! No espaço pras fotos foram colocados textos.


Para servir o fotobolo nada como um fotoprato, isto é, um prato confeccionado com a foto da pessoa homenageada.
Ainda não vi em minha cidade, Cabedelo, algum trabalho com essa técnica. Mas, conforme conversa com amigos, existem pessoas que fazem,mas não chega a ser popular.
O site www.fotobolo.com, com o qual não tenho qualquer tipo de vínculo, possui uma galeria de vídeos muito explicativos acerca dessa técnica, ensinando sua importância, técnicas para fazer, etc. O site oferece ainda um shopping onde se adquirem via internet os produtos necessários pra confecção de um fotobolo.

Sobre como usar o papel de arroz, catei esta informação no Yahoo respostas:

"O papel de arroz é um produto largamente utilizado na decoração de bolos, doces, pirulitos, etc. Nele se pode imprimir qualquer imagem com a utilização de tintas comestíveis, tendo o cuidado de utilizar somente aquelas que forem comprovadamente autorizadas pelo Ministério da Saúde.

1º. Passo: Aplicar, com uma espátula, uma camada fina de gel (Pipingel) no local onde for colocar o papel de arroz;

2º. Passo: Colocar o papel diretamente sobre a superfície do bolo (doce, torta, etc.) tendo o cuidado de colocar exatamente onde ele deverá ficar, pois não é possível retirá-lo para uma nova colocação;

3º. Passo: Finalize a aplicação passando outra camada de gel com a espátula sempre da esquerda para a direita, ou vice-versa, para acabamento e brilho.

Observação: Conservar o produto em lugar fresco, seco e evitar dobrá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe