Pesquisar neste blog

Holodomor - genocídio na Ucrânia (1932/1933)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Que tragédia! Em cerca de um ano (1932/1933) morreram mais de 7 milhões de pessoas na Ucrânia vitimadas pela Grande Fome, em um dos métodos mais eficientes de genocídio já praticados no mundo.
É frio, desumano.
Incrível como nunca vi isso em nenhum canal de televisão. Nem nas salas de aula. Nem nas conversas do dia a dia.
E muitos ainda querem acabar com a internet!!
Segundo a Wikipedia:
"Holodomor ou Golodomor (em ucraniano: Голодомор) é o nome atribuído à fome de carácter genocidário, que devastou principalmente o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932 - 1933. Este acontecimento — também conhecido por Grande Fome da Ucrânia — representou um dos mais trágicos capítulos da História da Ucrânia, devido ao enorme custo em vidas humanas."
e o pior de tudo é que ninguém fez nada a respeito. O mundo inteiro soube do episódio, sabia o que o povo ucraniano vivi, mas nada foi feito.
A gente poda pensar muita coisa, entre elas que nações, estados, comunidades, populações inteiras no mundo estão passando por situações péssimas e de injustiça inqualificáveis, mas quem está fazendo algo a respeito, para ajudar, impedir, cobrar justiça? E quando o fazem geralmente quais são seus interesses? Em quem você ou eu podemos ver este tipo de atitude altruísta?

Um comentário

  1. Tive acesso acidentalmente na Internet a fotos e declarações sobre esse período. Me dizer horrorizada seria pouco, somente com o texto. Agora imagina vendo as fotos? Pessoas matavam os próprios parentes p/ cozinhá-los. Os q morriam de fome nem eram sepultados, eram armazenados como alimento -as baixas temperaturas conservavam muito bem. A polícia já nem prendia mais, por que ñ tinha mais lugar p/colocar tantos canibais. Também teriam q alimentados ou vê-los morrer a mingua, quando não devorando uns aos outros.
    Uma coisa dantesca!!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe