Pesquisar neste blog

Como fazer uma folha de contato com o Photoshop

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Neste tutorial vou ensinar os procedimentos básicos para se fazer uma folha de contato (contact sheet). Acompanhe até o fim e verá que pode ser mais útil do que pensamos.

Só pra saber do que se trata vou logo mostrando dois exemplos: o primeiro é uma versão totalmente bem elaborada e o segundo uma versão crua que sai normalmente com o Photoshop sem aplicar efeitos.





Folha de contato é uma página com miniaturas de imagens escolhidas por alguém. Vamos supor que tenha uma pasta com 5, 15, 30, 50, 200 ou 300 arquivos de imagem e gostaria/precisaria ter uma ou mais folhas com miniaturas de todas as imagens existentes naquela pasta.
Esta folha com miniaturas é conhecida como folha de contato.
Eu vou ensinar a fazer uma bem simples com o Photoshop.
Uma folha de contato pode ser útil para:
- Agilizar o processo de busca por imagens;
- Visualizar em um único arquivo todas as imagens existente em uma pasta ou cd, etc;
- Expor na internet uma amostra de arquivos compartilhados, como faço, por exemplo, com alguns frames e imagens transparentes que envio em arquivos compactados.
- Criar catálogos de produtos, de trabalhos realizados, de pessoas, etc., isso depende da temática e objetivos com que se agrupam as imagens.

Então vamos lá!

Qual a vantagem de fazer uma folha de contato com o Photoshop se existem outros programas que fazem isso gratuitamente?
Minha resposta é que o Photoshop pode reunir cada miniatura de imagem que escolher de uma pasta em um único arquivo PSD e agrupá-las como camadas com textos editáveis. Quer dizer, será possível adicionar efeitos, trabalhar os textos, etc, na folha de contato, se desejar isso para uma apresentação mais profissional ou esteticamente mais rica. O texto geralmente que o Photoshop acrescenta é o nome do arquivo. Você pode escolher depois um background (imagem de fundo) para colocar na folha de contato. Se se desfizer depois de uma das imagens da pasta, basta apagar a miniatura que está na camada e fazer outra. Enfim, tem suas vantagens.
Como software gratuito pra fazer folhas de contato recomendo o Xnview. Aliás, depois falo sobre esse programa, dá pra fazer muita coisa legal com ele.


Procedimentos:

1 - Abra o Photoshop, escolha File > Automate > Contact Sheet II, vai aparecer a seguinte caixa de diálogo (coloquei em duas imagens pra facilitar a visualização, mas é uma só caixa de diálogo):



2 - Configure a sua folha de contato (contact sheet), do seguinte modo:

- Em use (utilize) - clique na caixa de use e navegue até a pasta onde estão as imagens que deseja manusear. Deixe desmarcado include all subfolders (significa inclua todas as subpastas; a não ser que realmente queira). No meu caso, eu esqueci de desmarcar, mas eu não tinha subpastas na pasta escolhida. É bom saber antes quantos arquivos de imagem existem na pasta. Por exemplo se tem 25 arquivos, como é o meu caso, escolha, por exemplo, 5 colunas por 5 linhas. Vá na caixa onde tá escrito Columns (colunas) e digite 5 e na caixa onde tá escrito Rows (filas/linhas) e escreva 5 também.
Se tenho, por exemplo, 30 imagens, então posso escolher 6X5 ou 5X6 (colunasXfilas), ou ainda 3X10. Quer dizer, de modo que a distribuição das ministuras na folha de contato fique a mais uniforme possível.
Se a quantidade de imagens for um número primo, quer dizer sem divisor comum, por exemplo, 11, então escolha de modo que na folha de contato caiba todas elas: 3X5 (vai sobrar quatro espaços), 3X4 (vai sobrar 1 espaço), então você é quem vai ter que decidir.
Se deixar desmarcado flatten all layers (achatar/juntar todas as camadas) é possível editar depois a camada que ficar sem vizinhos (a que sobra quase sozinha ou perto de espaços vazios) e colocar manualmente num espaço mediano, ou ainda pode acrescentar um texto elegante no espaço vazio, uma descrição do trabalho, etc. Tudo vai depender da criatividade de quem tá fazendo.
O tamanho da saída é fundamental. Onde tá escrito Document (documento) tem umas caixinhas para preencher:
- Em units (unidades de medida) escolha cm (de centímetros). Se souber trabalhar com outras unidades, tudo bem!.
- Em width (largura) eu escolhi 21 e em Height (altura) escolhi 29,70.
Por que escolhi estas medidas? Porque esta é a medida padrão do papel A4. Se pretender imprimir a folha de contato já estará configurada para A4. Se quer trabalhar com outro tamanho, tudo bem. Isso depende de como queira imprimir ou guardar no computador (arquivo).
- Em resolution (resolução) eu deixei 180 pixels/cm mesmo, pra mim já tá bom. Se quiser outra resolução esteja à vontade.
Praticando valores e medidas de diferentes formas, você pode, assim como eu, ir selecionando as melhores medidas para suas necessidades.

- Em Mode (modo de cor), geralmente marco RGB (padrão Red/Green/Blue = vermelho, verde, azul). A não ser que isso faça diferença pro seu trabalho.

- Em Place (posição): deixe across first.

- Deixe marcado Auto-spacing, para o Photoshop posicionar com a mesma distância todas as miniaturas.

- Eu recomendo deixar desmarcado Rotate for best fit (rotacionar para melhor ajuste, significa que o Photoshop poderá rodar a imagem pra caber melhor no espaço da miniatura). Mas se achar melhor, a opção é pessoal. O que vai definir a escolha é o efeito final da folha de contato.

- Em Use filename as caption (usar o nome do arquivo como legenda) eu deixo marcado, apernas pra saber a qual arquivo se refere o nome, mas se for só para mostrar imagens, não é necessário.

- Em flatten all layers (achatar/juntar todas as camadas) eu acho melhor adotar os seguintes critérios:
a) MARQUE - Se for só pra fazer uma folha de contato que não será mais usada depois e não pretende acrescentar nem background (imagem de fundo) nem qualquer outra coisa ao arquivo, deixe marcada essa opção.
b) NÃO MARQUE - Se for querer/precisar modificar depois essa folha de contato, acrescentar backgrounds (imagem de fundo), efeitos nas fontes, etc., desmarque essa opção. Porque desse modo o Photoshop fará de cada imagem miniatura e de cada nome do arquivo uma camada editável, assim, pode tirar ou retirar miniaturas depois, pode acrescentar efeitos em cada camada, etc.

- Em Font (fonte/letra) escolha a que quiser, eu escolhi Times, mas isso tanto faz (pra mim).

- Em Font size (tamanho da fonte) escolhi 9. Mas, Se o nome dos arquivos for grandes escolha tamanhos pequenos de fonte.

Feito isto, o Photoshop vai abrir uma por uma as imagens definidas pela pasta que você escolheu. O Photoshop vai fazer a folha de contato, de cordo com suas configurações. Se não ficar do modo que você quer, vá tentando outras configurações.

Com um pouco mais de capricho, ponha uma imagem de fundo bonita na sua folha de contato, aplique efeitos nas fontes, se já tiver domínio disso, por exemplo, com a ferramenta style. E poderá obter o seguinte resultado (esse é só um exemplo, depende do que você já saiba fazer):



Essa é uma folha de contato de uma pasta que tenho com wallpapers de Hannah Montana, dos quais vou elaborar umas molduras depois. Espero que tenham gostado do tutorial.

Autor do tutorial: Jackson Angelo. Se usar favor dê os créditos e link para a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe