Pesquisar neste blog

Todos são inocentes até que se prove o contrário

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O "Todos são inocentes até que se prove o contrário" dos americanos é tão mais fácil de entender e assimilar o que diz a nossa Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso LVII:
"ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
É bem a nossa cara esse tipo de discurso, distante do que o povo pode entender, assimilar, compreender. Tanto que até nosso presidente já mencionou: "Todos são inocentes até que se prove o contrário".
Até em minha cidade é muito mais conhecida a expressão "Todos são inocentes até que se prove o contrário" do que o trecho "parecido" da nossa amada Constituição.
Receio que esse desconhecimento não fica apenas nessa expressão. A Constituição, de modo geral, é bem desconhecida do nosso povo. Coitado! Qual disciplina em alguma escola se ocupa atualmente com a compreensão da Constituição Federal do Brasil?

Um comentário

  1. Pra mim, os textos são mto diferentes.
    Enqto, lá, eles afirmam que "todos são inocentes até prova em contrário", aqui "todos são inocentes apenas até sua condenação", não importando se haverá prova de ser culpado ou não.
    Por isso é que mtas investigações buscam apenas colocar a culpa em alguém e, depois, as denúncias tb vão nesse sentido, culminando por uma sentença condenatória onde um inocente, que, por ser inocente não consegue provar sua inocência, é condenado e tal.
    Bah.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos