Pesquisar neste blog

Problemas com Photoshop - Out of scratch memory e scratch disk is full

domingo, 12 de julho de 2009

Os piores pesadelos dos utilizadores desavisados do Photoshop se relacionam com a necessidade de memória RAM, muito espaço no HD e excelente velocidade de processamento do computador. E se for trabalhar com arquivos 3D, uma boa placa de vídeo.
Esta semana me deparei com dois problemas comuns para quem usa o Photoshop CS4, principalmente a versão Extended que trabalha com arquivos tridimensionais (3D), são eles:
  1. Out of scratch memory; e
  2. Scratch disk is full.
A scratch memory é como se fosse a memória virtual utilizada pelo Windows (no aso do SO, representado pelo arquivo de paginação).
O scratch disk ou scratch space é o HD - ou porção particionada do HD - utilizado para que o Photoshop aloque seus arquivos temporários quando executa suas tarefas gráficas. Quanto mais espaço para se trabalhar melhor.

Então, encontrei um modo simples de resolver esse problema, analisando o próprio relatório da Adobe:
Convém informar que o site da Adobe sempre disponibiliza informações sobre os erros e problemas mais comuns encontrados em seus aplicativos. Então, o site da Adobe é sempre o melhor lugar pra se encontrar informações mais atualizadas para solução desses problemas:

http://www.adobe.com/go/gn_home_logo_br (página inicial da Adobe em português)

Antes de se perguntar o que deu errado, ou mesmo instalar o Photoshop CS4, verifique se ele atende às recomendações mínimas para operar de modo razoável (evite surpresas desagradáveis):
  • Processador de 1.8 GHz ou mais rápido
  • Microsoft® Windows® XP with Service Pack 2 (Service Pack 3 recommended) or Windows Vista® Home Premium, Business, Ultimate, or Enterprise with Service Pack 1 (certified for 32-bit Windows XP and 32-bit and 64-bit Windows Vista)
  • 512 MB de RAM (recomendável 1GB)
  • 1 GB de espaço livre em disco para a instalação; será necessário espaço livre adicional durante a instalação (não é possível instalar em dispositivos de armazenamento com base em flash)
  • Unidade de DVD-ROM
  • Resolução de 1.024 x 768 (recomenda-se 1.280 x 800) com placa de vídeo de 16 bits
  • Alguns recursos acionados por GPU precisam de suporte gráfico para Shader Model 3.0 e OpenGL 2.0
  • Unidade de DVD-ROM
  • Shader Model 3.0
  • Software QuickTime 7.2 necessário para os recursos multimídia
  • É necessária conexão de banda larga à Internet para serviços on-line.
Fonte: http://www.adobe.com/br/products/photoshop/photoshop/systemreqs/

Verificou se ele atende essas recomendações? Agora vamos solucionar os dois problemas acima-citados e outros parecidos.

1 -Antes de tudo, feche todos os aplicativos.
2 - Agora, vá em Meu computador (ícone na área de trabalha ou acesse pelo Explorer - o navegador de pastas) - clique com o lado direito e escolha Propriedades.
3 - Procure a opção: efeitos visuais, agendamento de processador, uso da memória e memória virtual. Clique em configurações. Procure uma aba com o nome Avançado. Procure Memória virtual e escolha Alterar.
Nessa etapa, preste atenção nos valores para não fazer besteira.
4 - Escolha Tamanho personalizado. Recomenda-se que o valor mínimo seja o valor da sua memória RAM multiplicado por 1,5. Desse modo, se possuir 1 gigabyte de memória RAM, o valor mínimo para o arquivo de paginação para a memória virtual será de 1500 MB (o valor nesse caso é exigido em megabytes). Para calcular o valor máximo para o tamanho do arquivo de paginação multiplique o valor da sua memória RAM por 3. No mesmo caso, se tem 1 gigabyte de memória, terá, então, 3 gigabytes de arquivo de paginação.
5 - Feito isso, reinicie o computador.

Agora, vamos configurar o scratch space do Photoshop. Siga esses passos:
1- Abra o programa Photoshop e clique Ctrl+K, esse atalho abre a caixa de configuração (preferências) do programa.
2 - Vá em performance (desempenho). Em memory usage (uso de memória) escolha um valor de até 70% (não mais do que isso). Valores muito grandes, acima desse, podem causar crashes no Photoshop.
3 - Em scratch disk aparece o número de HDs disponíveis para o computador. Escolha, preferencialmente, o HD que tiver mais espaço para o Photoshop trabalhar e despejar arquivos temporários. Use sempre outro HD ou até outra partição do mesmo HD para que o Photoshop trabalhe, isso agiliza o seu desempenho. Em histoy states (estados da memória), que é a quantidade de vezes que o Photoshop pode memorizar uma ação para desfazê-la, eu escolho 100. Isso, no entanto, aumenta o consumo de memória. Se quiser deixar em 10 ou 20 já tá de tamanho razoável. Eu escolho 100 porque faço muitas experimentações. Já em cache levels (níveis de cache) recomenda-se usar o valor 8. Esse valor indica a qualidade das imagens que serão exibidas no Photoshop.
4 - Se trabalha com arquivos 3D, é imprescindível ter uma placa de vídeo 3D. Marque a caixa enable OpenGL drawing. Mesmo que não trabalhe com arquivos 3D, a visualização dos arquivos fica melhor e o desempenho do programa melhora muito com a placa com uma placa 3D.
Quanto à placa de vídeo, é necessário instalar drivers apropriados e bem atualizados. É útil antes de adquirir uma placa de vídeo consultar na internet sobre suas especificações técnicas, prós e contras. Eu acho muito organizado e de opinião sempre bem abalizada o site www.clubedohardware.com.br.
Espero ter ajudado!

3 comentários

  1. Muito obrigado pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  2. nossa... muito foda, vlw
    além de rapidamente resolver o meu problema, ainda dei uma configurada no meu photoshop...
    bom trabalho
    ah tipo pra quem usa o windows seven, na parte de configuração do pc da pra fase o seguinte escreve memória virtual na pesquisa (menu iniciar), ai já aparece como alterar o valor e tal...
    é isso
    obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  3. Amigão você me ajudou muito com esse tutorial. Que Deus te abençoe!!!! Valeu mesmo.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos