Pesquisar neste blog

Carregando...

Por que usar molduras nas fotos e que tamanho configuro as imagens?

domingo, 19 de julho de 2009

Nesse texto vou expor minhas razões básicas para usar molduras na revelação de fotos ou mesmo para exposição digital. E também vou procurar deixar claro o tamanho padrão das fotografias, e alguns passos básicos para elaboração de arquivos de molduras e montagens.
Apresento ainda alguns conceitos básicos de fotografia, úteis para se ter uma idéia do que estamos fazendo e trabalhando nos editores gráficos, no meu caso, o Photoshop.

1 - Por que usar molduras nas fotografias?

Primeiro, veja sas fotos lá embaixo e diga: as fotos ficaram muito bonitas com molduras não é verdade?! Imagine essas fotos sem as molduras. Ficariam bem legais também.
A questão de usar ou não moldura é opcional! As molduras físicas sempre existiram como uma decoração externa à foto, e convenhamos sempre foram muito bem elaboradas. As molduras digitais, por sua vez, colocam a decoração para dentro da foto. Assim, se formos imprimir uma capa de caderno de matéria com uma foto da gente, com uma moldura pode ficar muito mais bonita e personalizada. Além de que podemos até combinar várias fotos em uma moldura.
Esse tipo de composição gráfica pode nos ajudar a fazer vários objetos personalizados: chaveiro, capas de CDs e DVDs, caixa de fotos, caixas de presentes, fotolivros, etc.

Увеличить
Увеличить Увеличить Увеличить

Aí a gente pode personalizar à vontade com o Photoshop, imprimir cartões, convites, no tamanho que a gente quiser. Coolocar textos, decorar esses textos. As possibilidades são quase infinitas, e podemos exercitar bastante a imaginação.
E cá entre nós, fica tão bonito, não é mesmo?
Uma foto bonita já é uma maravilha! A roupa certa, o lugar certo, o sorriso certo, a pose certa, o ângulo correto, e com uma moldura a mais! É outra história!

2 - A questão do tamanho padrão das fotografias e da elaboração da moldura digital

A medida padrão das fotografias é um aspecto crucial na elaboração de molduras, montagens e gráficos para scrapbooking, uma vez que esses objetos vão ser direcionados para as fotografias. Quando a gente tira uma foto e corta uma parte ou outra, geralmente, desconhece que quando for revelar as máquinas de revelação irão trabalhar com medidas padronizadas. Se o corte feito na foto deixar a foto fora deses padrões, a foto vai sair cortada.
As máquinas de revelação trabalham com medidas padronizadas e essas medidas (tamanho padrão) são os seguintes:

10x15cm (que mede exatamente 10,2 x 15,2cm)

Увеличить

Exemplo de foto no tamanho 15x10 cm (sentido horizontal)

Увеличить

Exemplo de foto no tamanho 10X15 cm (sentido vertical)

Os outros tamanhos são seguintes (fotos maiores)

13x18cm (mede exatamente 12,7 x 17,8cm)

15x21cm (mede exatamente15,2 x 21,0cm)

20x25cm (mede exatamente 20,0 x 25,4cm)

20x30cm (mede exatamente20,0 x 30,4cm)

30x40cm - (mede exatamente 30,4 x 40,0cm)

Então, ao iniciar o processo de edição de uma moldura a partir do zero, considere estas medidas padronizadas.
Assim, se for fazer uma moldura para foto 15X10 cm no Photoshop
, faça assim:
Clique em Novo (Ctrl+N)
Na caixa de configuração escolha a configuração mostrada conforme figura abaixo:

Width é a largura da fotografia em centímetros (preste atenção nisso). Height é altura da fotografia em centímetros (ok?!). Color mode (modo de cor) eu geralmente escolho RGB de 8 bits. Background (fundo da imagem) escolha transparente para já trabalhar direto com camadas. Se quiser salvar essas medidas clique em save preset e atribua um nome que você possa facilmente identificar depois.
Feito isto, comece a pôr os elementos desejados para a montagem. Veja os outros tutoriais do blog que explica alguma coisa do processo de fazer molduras (por enquanto só o básico, depois ponho tutoriais mais trabalhados).
A questão da resolução é onde geralmente todo mundo se enrola um pouco. Como a foto é formada digitalmente por pixels (quadradinhos que juntos compõem a imagem), quanto mais pontos em uma área da imagem, melhor a resolução da imagem, o que melhora muito também a impressão da fotografia.
Segundo a Wikipedia:
"[...] a resolução de uma imagem digital é a sua definição. Como a imagem na tela é formada pela justaposição de pequenos pontos quadriculados, chamados "pixels", a resolução é medida pela quantidade de pixels que há na área da imagem. Logo, sua unidade de medida é o "ppi", que significa "pixels per inch" ou pixels por polegada.
A nomenclatura "dpi" - "dots per inches" é utilizada pela indústria gráfica e se relaciona com a quantidade de pontos necessários ´para uma impressão de qualidade, por isso, em termos fotográficos digitais deve-se utilizar a nomenclatura "ppi", que traduz a quantidade de pixels por linha do sensor ou da ampliação da fotografia.
Dessa forma, em uma imagem de tamanho definido, quando maior sua resolução, mais pixels haverá por polegada em ambas as dimensões - altura e largura -, levando a conclusão que imagens de "alta resolução" possuem "pixels" pequeninos, até mesmo invisíveis a olho nu, e, imagens de "baixa resolução" possuem "pixels" grandes que acabam por dar o efeito "pixelation", que deixa imagem quadriculada pelo o tamanho exagerado de seus pontos. Isso é comum acontecer quando tentamos ampliar uma imagem de "baixa resolução". Porém, esse conceito vem sendo discutido atualmente, já que sabemos que a quantidade exagerada de pixels por linha do sensor nem sempre corresponde a qualidade efetiva de captação. Já se admite que o sensor deve conter muitos pixeis para ampliações maiores e melhor qualidade e nitidez, porém, se esses pontos/pixels registradores de luminosidade forem demasiadamente pequenos, sua qualidade pode ficar alterada e sua resolução subexplorada.
Para otimizar o uso da resolução de imagens temos que atentar ao meio, ou mídia em que ela será veiculada. Algumas dicas: -Imagens para web e mulmídia: 72 pixels por polegada (ppi, em inglês) -Imagens para impressão: 300 pixels por polegada (ppi, em inglês) -Imagens para impressão de banners, gráficas especiais ou gigantografia: acima de 600 pixels por polegada (ppi, em inglês).
Nas câmeras digitais a resolução é dada por "megapixels", que nada mais são que "milhões de pixels", dados pela multiplicação da resolução da altura pela da largura da imagem. Por exemplo: -Imagem com 120 px X 160px = 0.019MPX chamada também de padrão QSIF.
-Imagem com 480px x 640px = 0.0307MPX chamada também de padrão VGA.
-Imagem com 4.200px x 2690px = 11.298MPX chamada também de padrão WUQSXGA."

3 - Dá para revelar as fotografias junto com as molduras?

Claro que dá pra revelar as, é bastante que as fotos e molduras estejam nos tamanhos padrões de fotografia, isto é, que elas tenham uma resolução adequada (recomendo sempre acima de 150 DPI; esse valor é configurado pelo editor gráfico, no meu caso, o Photoshop).
Geralmente uma foto comum tem tamanho 15X10 cm ou 10X15 cm. Essa medida é padrão e é preciso configurar essa medida toda vez que for fazer uma moldura pra uma fotografia. Do contrário, não vai prestar, vai haver uma desproporção entre o tamanho da fotografia batida e a moldura.
Assim pense bem já no início da fotografia, antes de bater a foto, verifique pelo menos a taxa de resolução da fotografia. Geralmente as câmeras digitais dispõem de três configurações de resolução: Fine (300 dpi), Normal (150 dpi) e Basic (72 dpi). Essas configurações conservam o mesmo tamanho de imagem, porém quando mais dpi maior será a qualidade, a nitidez da fotografia.
No último instante, no ato de salvar o arquivo da moldura junto com a foto, ou seja, na finalização de todo processo de montagem, verifique a melhor opção de salvamento pra você:
- Se for para usar no Orkut, enviar por e-mail, compartilhar em sites, MSN e coisas do gênero, salve no formato jpeg. O Photoshop, por exemplo, tem a opção de salvamento pra Web (save for Web e Devices), escolha jpeg, com qualidade de até 50%, por exemplo. Isso vai garantir uma qualidade de imagem média, leve, fácil pra enviar pela internet e para baixar também. O tamanho, defina em pixels: 640X480 pixels já é um tamanho bom para essa finalidade; nesse caso, defina a resolução para 72 ppi (pra usar na internet tá legal).
- Se for para impressão ou revelação, salve no formato jpeg com qualidade máxima (100%), e com 300 PPI. O jpeg é um formato aceito por qualquer editor gráfico; assim, se você for revelar ou imprimir não vai precisar ficar formatando formato de arquivo.

Recomendo ler os seguintes artigos online:

PIXELS vs DPI - ENTENDENDO AS IMAGENS DIGITAIS, disponível em: http://www.macrofotografia.com.br/artigos/pixelsvsdpi.shtml

Parâmetros de impressão, disponível em: http://www.imaginacaodigital.com.br/id/artigos/parametros.php

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe