Pesquisar neste blog

Importância do backgrounds e do planejamentro gráfico 1 (backgrounds, jpeg)

terça-feira, 14 de julho de 2009

O background é o fundo de uma imagem, como se fosse o piso em que estão sobrepostas todas as imagens que compõem a cena. Isso vale para qualquer imagem que tenha fundo.
Em uma montagem ou moldura, qualquer criação gráfica, o background é um elemento primordial e tem que casar, combinar em termos de significado com o objetivo de toda composição gráfica.
Quando se faz uma montagem deve-se levar em consideração o objetivo do que vai ser feito, e primar para que os elementos fiquem dentro de um universo de significação. Esse universo deve ser compreensível pelas outras pessoas. A não ser que faça um com sentido unicamente pra você. Temos liberdade para isso. Afinal, há coisas e momentos que só serão de interesse e terão significados únicos para nós mesmos.
O universo de significação de uma montagem, de uma moldura diz respeito aos padrões de cores, de formato, de elementos. Assim, se for fazer uma moldura para fotos de cozinha não vai escolher os mesmos elementos para fotos de uma criança jogando futebol.
Devem ser pensados os elementos de uma cozinha. Que tipo de cozinha? De fazenda, de cidade grande, cozinha japonesa, cozinha italiana. Devem ser pensadas as peculiaridades de cada cozinha, se for específico de um país, procuram-se elementos daquele país, as cores daquele país, etc.
As cores são a pele do projeto. A combinação ideal de cores é um dos pilares de sucesso de qualquer projeto gráfico, segundo tudo o que já li a respeito.
Não é preciso que o projeto de uma montagem, de uma moldura, etc., tenha um bilhão de efeitos, igual àqueles que alguém olha e diz: "nunca serei capaz de fazer isso!". Se jogar bem com os significados dos elementos e combinar bem as cores, terá feito o principal.
É preciso também cultivar a paciência, principalmente quando se tem pouca experiência, como é o meu caso. Teve uma idéia agora e quer ver tudo pronto rapidamente?!? Isso não existe, a não ser que seja um gênio, um expert único no mundo.
O perfeccionismo também conta muito. Não me refiro ao perfeccionismo tolo, que perde tempo com algo impossível ou que consome energia e tempo desnecessários, mas no cuidado carinhoso com tudo que fizer. Se for eliminar os ruídos de um elemento, posicionar, costurar os elementos, ter humildade para reconhecer que ficou ruim e tentar fazer melhor. Prestar atenção nas medidas padrões ( coisa que algumas vezes esqueço), caprichar em cada detalhe.
Obs.: Nos editores gráficos, como o Photoshop, o background é a cor de fundo. Geralmente, são utilizadas duas cores principais: o background e o foreground. Essas cores servirão de referência para a maior parte do trabalho com cores dos editores gráficos.


Para baixar os backgrounds abaixo, clique nas imagens:

user posted imageuser posted imageuser posted image
user posted image user posted image user posted image user posted image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe