Pesquisar neste blog

Como redimensionar imagens no Photoshop parte 1

quinta-feira, 23 de julho de 2009

PARTE 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Gente boa, notei que alguns usuários ainda não sabem baixar pelo Radikal.ru e têm dificuldades no redimensionamento das imagens.
O Radikal.ru é um servidor russo de hospedagem e compartilhamento de imagens. Na minha opinião um dos melhores do mundo para efeitos do que quero no blog.
Cumpre lembrar que (LEIA, PRESTE BEM ATENÇÃO PARA ENTENDER DIREITO):
1 - As molduras, em sua maioria, são projetadas para tamanho padrão de fotografia. Nesse caso, nem sempre eu aviso na postagem porque acho desnecessário.
2 - Algumas são projetadas para Orkut, outras para e-mail, outras para scrapbooking. Nesse caso, eu especifico. Se eu não lembrar, por favor, não esquentem tá. rsrsrsrsrsr. NUNCA É A ÚLTIMA VEZ!!
3 - Algumas são projetadas doidamente sem medida padrão. Nesse caso, eu aviso. Pra ser sincero, dificilmente guardo os arquivos em PSD originais nem me lembro ou marco as pastas de origem dos elementos usados na montagem. Peço até desculpas, mas não vou agir de outra forma, por enquanto; se não não existe HD (disco rígido) que suporte!
4 - Antes de compartilhar eu pessoalmente testo todas, isto inclui, em alguns casos, até a impressão. Mas reconheço que é possível que existam falhas. Sobre as falhas no download ou na própria moldura/gráfico, posso dizer que tenho notado que elas podem ter várias origens. Verifique as seguintes possibilidades: problemas no computador, na conexão, nas configurações de cor do editor gráfico, no conhecimento do usuário, no programa, em algum vírus no computador do usuário, na instabilidade do servidor da imagem (radikal.ru, 4shared, Mediafire, Blogger, etc), entre outros.

PARTE 2 - COMO BAIXAR PELO RADIKAL.RU

1 - A imagem que está no blog geralmente é do tipo prévia (preview). Então, você clica sobre a imagem do preview e é redirecionado para uma nova página. Nessa nova página, a imagem vai começar a ser baixada para o seu computador por meio do próprio navegador.
2 - Quando, por fim, a imagem tiver baixado totalmente, clique com o lado direito do mouse e escolha a opção salvar imagem como.
Você pode até dar outro nome à moldura, caso queira. Mas salve numa pasta que você lembre depois. Se possível, dê pra essa pasta um nome fácil de lembrar, por exemplo, o nome molduras.

PARTE 3 - COMO REDIMENSIONAR AS IMAGENS/MOLDURAS

Para redimensionar, mudar o tamanho das molduras, imagens ou mesmo montagens considere suas alternativas: aumentar ou diminuir o tamanho das imagens.
No caso de querer aumentar, obviamente vai haver perda de resolução dependendo do aumento que queria dar. Considere esse aumento de acordo com sua necessidade. Veja o tamanho especificado pelo editor gráfico, no caso, do Photoshop. Vá em image - image size (tamanho da imagem em português). Eu geralmente vejo em centímetros (cm) porque posso pegar uma régua e visualizar o tamanho que quero. Com a régua não há dúvidas! Algumas vezes o tamanho já tá no ideal e alguém, por alguma razão, quer aumentar sem necessidade.
As que posto no blog geralmente possuem tamanhos padrão de fotografia. Procure no link-marcador de medidas e padrões gráficos e verá o que já postei a respeito.
Outro fator que influi na qualidade da imagem é o PPI (pontos por pixel). Para garantir uma boa qualidade de impressão o ideal é 300 PPI. Mas a partir de 150 já dá uns resultados até satisfatórios. Os PPI indicam que em cada pixel vai haver uma certa quantidade de pontos na imagem. Assim, a impressão, resolução fica bem sólida. Obviamente o tamanho da imagem em termos de espaço ocupado no HD aumenta. Mas o tamanho de impressão permanece o mesmo. O que muda é a qualidade da impressão e da própria imagem.
Se quiser/precisar redimensionar a imagem, diminuir seu tamanho, adote os seguintes passos:
É preciso tomar cuidado com a questão da perda de proporção da imagem. Para dimensionar proporcionalmente, isto é, com a mesma proporção para todo os lados da imagem, faça o seguinte:
1 - Dê Control T, aí vai aparecer um quadrado ao redor da imagem com 6 quadradozinhos ao redor. Esses são os locais onde a imagem deverá ter o tamanho ajustado.
2 - clique em Shift e com a setinha do Photoshop (comando move tool, atalho com letra T)
, isso garante que a imagem será redimensionado proporcionalmente.
3 - Se já tiver um tamanho específico, que você saiba, para a imagem, vá em image - image size e ajuste o tamanho nas caixas de width (largura) e height (altura)
. Insisto que prefiro ajustar em centímetros.

Se aumentar demais a imagem/moldura, obviamente vai perder resolução e aí nada posso fazer. Mas existem dois plugins que podem ajudar na recuperação da resolução das imagens: o Alien Skin Image Doctor e Redfield Perfectum. Sobre eles, faça uma busca no Google. Eles trabalham com algoritmos que reduzem as perdas e falhas de pixels das imagens. Uso muito ambos os plugins quando preciso aumentar uma moldura/imagem e não perder demais a resolução.

Se quiser diminuir o tamanho das imagens apenas para usar na internet, use o comando save for web do Photoshop. A imagem sai com boa resolução e bem leve pra download. Pra usar em sites isso é bem legal, porque torna a página mais leve pra carregar. Nesse caso, usando esse comando, o Photoshop inclusive mostra o tempo de download dela. Há programas gratuitos que fazem isso. Procure no Baixaki; há muitas opções.

Abaixo um vídeo bem eficiente sobre como tamanho e resolução de imagem no Photoshop:




2 comentários

  1. Olá, Jackson, estou acompanhando seu blog faz um tempinho, sou uma daquelas apaixonadas por fotografias, montagens, e mais recentemente por scrapbok digital, e bolg.
    Não sei nomear corretamente as coisa ainda, mas o fundo jeans do seu blo é maravilhoso, não sei se é possível mas gostaria que vc desse uma dicas sobre isso, meu blo é fraquinho, fraquinho...rs rs
    Uso o fundo sugerido quando abrimos e já tentei mudar mas ainda não fui capaz, também admiro seu textos, a sua postura e compartilho a sua opinião, quando vc a a manifesta.
    Se puder me ajudar agradeço muito!
    Meu nome é Rosemeire.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, adorei seu site ,seus trabalhos sao lindos.Sandra

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe