Pesquisar neste blog

04 papéis antigo estilo pergaminho para montagens (PNG)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Conforme a Wikipedia: "Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Designa ainda o documento escrito nesse meio. O seu nome lembra o da cidade grega de Pérgamo, na Ásia Menor, onde se acredita possa ter se originado ou distribuído.
Quando feitos de peles delicadas de bezerros ou cordeiros, eram chamados de velino. Estas peles davam um material de escrita fino, macio e claro, usado para documentos e obras importantes.
Esse importante suporte da escrita também foi largamente utilizado na antiguidade ocidental, em especial na Idade Média, até a descoberta e consequente difusão do papel uma invenção dos chineses.
Nos mosteiros cristãos eram mantidas bibliotecas de pergaminhos, onde monges letrados no período, se dedicavam à cópia de manuscritos antigos, devendo-se a essa atividade monástica a sobrevivência e divulgação dos textos clássicos da cultura grega e latina no Ocidente, principalmente à época do Império Bizantino.
Na atualidade o pergaminho é utilizado para a confecção de diplomas universitários, títulos e letras do Tesouro Nacional por ser considerado um material difícil de ser falsificado, graças às nuances naturais e à sua grande durabilidade. Se antigamente essa matéria-prima era distribuída apenas por algumas empresas da Europa, hoje na Região Nordeste do Brasil converteu-se em expressiva fonte de renda, auxiliando a economia local."


9 comentários

  1. OI JÁ CONSEGUI BAIXAR A MOLDURA DE BABY. ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Valeu brigadão! Excelente postagem. Baixada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado consegui baixar.

    ResponderExcluir
  4. Oie amigo, SHOW!
    Estpu sempre vindo me abastecer no su site.
    Amei os pergaminhos/ papiro.
    Bjs
    Irene

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de falar, parabéns por distribuir cultura junto com o modelo.
    :-)
    Irene

    ResponderExcluir
  6. Feliz amigo, sabia que ia encontrar aqui o que estava procurando, vou fazer o convite de casamento do meu irmão, Deus te abençoe sempre,quando estiver pronto mando pra vc ver.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos