Pesquisar neste blog

Um pouco de mim para mim

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A blognauta Angela fez a seguinte colocação:

[...}Vejo que vc tbém é poeta, mas sempre são muito sérias suas criações. Quero saber se vc é alegre e se escreve coisas mais lights para sua descontração.Adoro rir,e ver os outros sorrindo,sorrir faz bem. Espero que vc possa sempre sorrir. Um abração!! Fique com Deus. (Angela)

Antes de agradecer, queria dizer que vou ser longo e aproveitar para explicar o que se passa comigo no processo de produção. Pode não ter importância pra ninguém, mas pra mim tem. Apesar de ser longo, vou ser resumido (do meu jeito!).
Angela, obrigado pela participação. Desde pequeno tenho esse lado poeta, sim. Obrigado por prestar atenção nisso, pois inicialmente no Amanhã é outro dia eu só explorava textos, apenas com o tempo comecei a disponibilizar imagens e gráficos. Tenho centenas de poesias ainda pra digitar, mas toda vez que começo a digitá-las, repenso, re-sinto e aí ficam tão diferentes que nem parecem as mesmas. Esse meu gostar de ler e fazer poesias começou com o ensino de Literatura. Criei de cara um fascínio nunca sentido pelos poetas simbolistas, árcades, etc. Até então, não conhecia ninguém capaz ou que gostasse de falar sobre o mundo e seus sentimentos desse modo. Eu queria fazer algo semelhante. Fiquei maravilhado com a possibilidade de explorar o mundo interior, ao mesmo tempo em que meu fascínio pelo mundo exterior, pelas imagens, suas possibilidades, sua ligação com os sentidos, com o mundo interior, também aumentava. Por isso, esse dueto: imagem / texto. Adorei esse universo, só nunca consegui criar poesias com padrões de rimas e métrica, até tentei mas sempre com alguma perda do sentido original. Acho tão lindo quem consegue se exprimir com poesias dentro desses padrões.
Também nunca dei muita importância aos padrões de dimensão da fotografia. por exemplo , quando faço moldura. Pensava apenas que poderiam ser bonitas e ser utilizadas apenas na internet. Mas, hoje, muita gente utiliza molduras (frames, ou ainda máscaras digitais) pra decorar suas fotografias, então é necessário obedecer aos padrões de mercado, e criar molduras de um modo que seja prático na hora de impressão. Algumas, por exemplo, comem muito a fotografia.
Quanto à seriedade, acho que é o momento, mas isso não quer dizer que eu não seja alegre, pelo contrário sou extremamente brincalhão e gosto de rir alto. Algumas pessoas que me vêem no dia a dia até duvidam que algumas coisas que faço sou eu mesmo quem faz. Tantas vezes, por falta de uma interpretação adequada, por muitas limitações, alguns não conseguem identificar o sentido do que escrevo. Mas nos blogs faço seleções e mesmo assim ainda fico devendo. Ocorre que quando sofro, quando sinto dor, solidão, a arte, o desenho, o texto, a poesia, tudo isso acaba se tornando uma válvula de escape. Consigo criar mais e melhor com o sofrimento. A maioria dos artistas é assim. A dor é transformada em algo proveitoso. Na verdade, acho que fico até meio que ansioso quando algo me toca porque sei que vou criar algo.
Tem um hino que diz assim: "os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação". E me refiro a um hino porque sou evangélico no sentido de que acredito em Deus confirme a bíblia e conforme o que vivi com esse ser tão conhecido e tão desconhecido e tão conscientemente ignorado. Tenho princípios, por isso não atendo certos pedidos, como Halloween, Harry Potter, etc., sei ainda que muitos cristãos, evangélicos, católicos, entre outros se opõem ao que se ensina em Harry Potter, mesmo assim assistem os filmes como forma de entretenimento. Alguns têrm o costume de dizer que aproveitam apenas o sumo da laranja, o bagaço jogam fora. Atendi ao pedido de mágico porque pensei na possibilidade e pensei na forma educada do pedido. Também não vejo mal algum no exercício da profissão. Embora, saiba que alguns interpretam a profissão de mágico como feitiçaria.
Eu até entendo, pois existem alguns falsos gurus indianos, feiticeiros e afins que utilizam técnicas de mágica como forma de enganar as pessoas. Isso não implica que mágica seja, ao meu ver, pecado. Como forma de ilusão, as roupas procuram dar efeito, procuram esconder/equilibrar gordura, altura, defeitos físicos, procuram realçar qualidades. O cinema é a própria ilusão da imagem, se se pensar que é um amontoado de fotografias que criam a ilusão do movimento. Os efeitos especiais quando se edita um vídeo, seja ele de um filme de Spielberg, como AI Inteligência Artificial, ou mesmo de um videoclipe de Cassiane, Shirley Carvalhaes, entre outros, em todas essas produções midiáticas estão presentes múltiplas técnicas de ilusão. da imagem, do som, etc. A cirurgia plástica, em alguns casos, tem o seu carácter mágico, cria ilusões de beleza, etc. Os cabelos, a maquiagem, as vaidades, as necessidades, os veículos, os brinquedos. O mundo fabrica ilusões para ser consumidas por pessoas avidas por essas ilusões. O mundo bebe, se droga. Há ilusões de todas as ordens: benéficas e malignas. Então, a nossa sociedade é muito marcada pela busca e exercício da ilusão. Por isso, não vejo mal em um mágico. EU! Visto sob a ótica da profissão: o mágico é um artista.
Queria aproveitar o momento e esclarecer que quando se fala em artista há diferentes posicionamentos nas pessoas. Primeiro, alguns acham que se considerar artista é ter algum tipo de arrogância. Eu discordo e acredito que todo ser humano tem seu lado artista. Quem procura fazer um bolo bonito, a dona de casa que procura arrumar uma casa; o pedreiro que mesmo sem curso de arquitetura ergue sua casinha e tenta colocar nela o que pode em termos de beleza,;a mãe que arruma com cuidado seu filho, afinal as criancinhas são um tipo de decoração viva, espiritual e material da vida, como se fossem flores, penso eu. O design dos produtos. O seu próprio design: sua aparência, em tudo que se procura o belo, em tudo que o ser humano projeta sua expressão estética todos temos um lado artista. Deus mesmo é o artista maior, pois não há obra de arte maior do que a própria vida, os seres, os fenômenos multiformes criados por Deus. Veja que Deus põe beleza, cor, harmonia em tudo o que faz. Mesmo o deserto, um espaço monótono, suas nuances, suas cores. De que outra cor poderia ser o céu. E a vista de cima das florestas que cor ficaria melhor? Quem escolheu? Quem fez? Quem pincelou?
Quando se fala em artista se pensa logo em alguém rico, pois o capitalismo procura incutir na cabeça das pessoas que os melhores ganham mais. Quer dizer, os melhores artistas são os mais ricos. Logo, quando se pensa nos melhores atores e atrizes do mundo, por exemplo, se pensa logo nos astros de Hollywood. São eles os únicos do mundo? Não. Há muito de ator no ser humano, no trabalho, em casa, com os outros, com a família, em diferentes situações e condições. Depois falo melhor sobre isso.
Quanto à seriedade, meu ser se acostumou a explorar mais esse lado sério. É interessante isso, pois na vida, em boa parte do tempo, sou extremamente brincalhão. Mas, entendo que seriedade não tenha ligação com ser gótico, melancólico, sem esperança. Na verdade, tenho poesias brandas, mas as que até parecem pesadas nasceram em momentos muito especiais, e até inesperados. Tenho poesias brandas, sim, e também procuro explorar outras formas de falar, mas sou fiel ao que naturalmente sou. Falou!
É isso! Vou trabalhar!

2 comentários

  1. Olá,há poucos dias descobri o teu blog,porém ja não saio mais dele rs.Tem tudo que eu preciso ...o que mais me encanta são os textos ...principalmente esse: "Um pouco de mim pra mim" ..que também poderia ser:"Um pouco de mim para vocês" gostaria de me conhecer assim como você parece se conhecer...mil bjks e valeu por postar tantas coisas legais!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi legal te conhecer um pouquinho melhor...
    um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe