Pesquisar neste blog

Síndrome de Mister Mxyzptlk

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sei que ninguém jamais ouvir falar na Síndrome de Mister Mxyzptlk. Não adianta procurar por essa síndrome em dicionário algum, ou livro algum. Pudera! porque é uma síndrome que inventei pra falar de uma certa condição humana.
Primeiro é necessário conhecer esse sujeito de nome esquisito Mister Mxyzptlk. Quem assistia os desenhos da Liga da Justiça em sua primeira versão, nos anos 80, deve lembrar um pouco de uns episódios em que aparecia esse vilão maluco da 5ª dimensão. Sim, 5ª dimensão da existência, seria um lugar místico-espiritual, muito além do conceito físico de universo. Esse sujeitinho feio com ar irônico e extremamente sarcásiticoc veio de lá.
Segundo a Wikipedia?

Mister Mxyzptlk (pronunciado "Miks-yez-pit-lik", ou ainda como "Mix-yez-pittle-ik") é um personagem fictício da DC Comics, presença constante nas histórias de Superman, assim como nas séries de animação do personagem. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, sua primeira aparição se deu em Superman (vol.1) #30, em Setembro de 1944. Mxy (como também é chamado) é um duende de Zrfff, a Quinta dimensão, possuindo estatura diminuta e poderes até o momento não completamente mensurados. Seu nome verdadeiro é impronunciável na linguagem humana. É conhecido por jogar com o Superman através de travessuras mortais. O personagem tem um senso de humor por vezes mórbido, mas em outras atua meramente como um palhaço. Seus poderes consistem em alterar a realidade a seu bel-prazer: Ele pode, por exemplo, dar vida a objetos, animar figuras de desenho, alterar forma e propriedades da matéria, teleportar-se, ficar invisível, etc.



Além dos seus poderes quase ilimitados, sua qualidade mais irritante era sua mórbida vontade de humilhar os Super-Amigos, aquela patota toda: Mulher Maravilha, Super-Homem, Super-Gêmeos, Aquaman, Batman e Robin, Lanterna Verde, The Flash, etc. Frequentemente ele parodiava o nome super-amigos com expressões assim: super-bobos, super-tolos, super-idiotas, e coisas assim. Isto é, aquilo que os super-amigos tinham de melhor era o ponto em que Mister Mxyzptlk mais procurava atacar, espezinhar e mostrar pra eles e para todos que eles não eram tão bons assim naquilo que faziam. Mister Mxyzptlk criava situações difíceis, a fim de provar que as qualidades admiradas e esperadas nos super-amigos não eram reais, talvez até não merecessem nenhum crédito.
Já deu pra entender o que é síndrome de Mister Mxyzptlk? Tem alguém em sua vida que sempre parece querer diminuir, atacar você no que você tem de melhor? Sua beleza, sua inteligência, seu bom gosto, sua condição social, sua fé, seu amor por seu cônjuge, por seus filhos, a fidelidade dos seus amigos?
E não pode ser outra pessoa tem que ser justo você sempre? Esse tipo de pessoa é o que considero um Mister Mxyzptlk. Um sujeito que faz questão de aparecer em sua vida, faz questão de lhe perturbar, criar situações para lhe humilhar, ironizar e humilhar você no que você tem de melhor. Parace que o sentido da vida dele é esse, você é sua paranóia. E quanto mais ele vê que não consegue seu intento, mais planos e ardis fica fabricando em sua cabeça pra lhe puxar o tapete.
Conviver e lidar com pessoas assim é dificílimo. A única forma de vencer o Mister Mxyzptlk na ficção era fazê-lo dizer sue próprio nome ao contrário. Seria construtivo dizer pra essa pessoa que está agradecido por tudo que ele fez por você, que suas críticas estão lhe ajudando muito a melhorar de vida, se pensamento, de ficar melhor no que você faz, vive e sente?
Gente assim só é comparável ao próprio Satanás. O Antigo testamento registra o Livro de Jó, em que o diabo procurava provar pra Deus que seu servo Jó não seria tão fiel quanto Deus pensava, porquer tudo na vida de Jó dava certo. Se tudo passasse a dar errado, Jó, segundo o diabo, amaldiçoaria a Deus. Então, Deus autorizou Satanás a lhe tirar tudo (riquezas, filho, lar, sua saúde, etc.) exceto sua vida. E o Satanás tirou-lhe tudo menos a vida. O que Jó não abandonou foi sua certeza naquilo que sempre acreditou: "Meu Redentor vive". Até sua esposa disse para Jó amaldiçoar a Deus e morrer. A gente pode até criticar, mas que situação trágica ele passava! E ouvir isso da própria esposa! Mesmo assim, Jó se manteve fiel aos seus princípios. Então, a única forma de vencer esse tipo de gente é se manter firme naquilo que você tem de melhor, acreditar nos seus princípios.
Se é trabalhador e honesto e te atacam por isso, não desista, continue trabalhador, continue honesto. É o que você acredita, é sua essência.
Se é bonito (a), valorize o que Deus lhe deu. Se tem saúde, cultive cada vez mais. Se tem amigos, seja cada dia mais fiel. Se ama o seu marido, esposa, filhos, parentes, seus animais, seu lar, ame sempre mais. Claro que Mister Mxyzptlk sempre vai vir da quinta dimensão dele e querer tirar tua paz, não estranhe. Ele vai ser derrotado.
Sei que to parecendo radical demais, mas cá pra nós , um sujeito desse dá vontade de dá um murro no meio da cara e estourar os olhos. Pra ser bem humano, quem cala consente. Mas as vezes nossa reação de ira, de descontrole está no planejamento dele, e obviamente, quem deseja nos derrotar estuda e muito nossa personalidade. Então, é bom manter a cabeça com um nível de consciência das coisas e agir de modo cauteloso e confiante em Deus.
Tenham uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos