Pesquisar neste blog

Fotografia da Natureza - conceitos básicos e gêneros

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Amigos, renovo meus votos de amor e esperança a todos. Fiz uma postagem básica sobre diferentes gêneros de fotografia, com indicações de links e sites no naturezamor.blogspot.com. Espero que seja de algum proveito como foi pra mim.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

A fotografia de natureza é um amplo tema fotográfico que visa representar fenômenos ou agentes naturais (plantas, animais, paisagens, fenômenos meteorológicos, pequenos pormenores, entre outros). A fotografia de natureza tende a centrar a sua atenção na captação de aspectos estéticos, mais que outros tipos de fotografia."
Ainda, conforme Wikipedia, na fotografia da natureza, três tipos se destacam: fotografia de paisagem, fotografia do mundo selvagem e fotografia macro (ou macrofotografia).
A versão em língua inglesa destaca a fotografia selvagem (wildlife photgraphy), e fotografia macro (macro phography).

Continuando a falar sobre fotografia da natureza, há mais dois gêneros: um objetiva o alto, o que está acima dos nossos olhos, o outro o que está bem abaixo deles, nas águas dos rios e oceanos.
Assim, ainda existem na fotografia da natureza esses segmentos bem específicos: a fotografia de nuvens (cloudscape photography) e a fotografia submarina, também conhecida como fotografia subaquática ou, como é popularmente conhecida na área, foto-sub).
A fotografia de nuvens é uma tradução de cloudscape photography. Cloudscape é um termo composto pelas expressões de língua inglesa cloud (nuvens) e scape (nesse sentido, significa paisagem ou cenário); assim, temos "cenário ou paisagem de nuvens".
Um dos primeiros fotógrafos de nuvens foi o belga Léonard Misonne (1870-1943), que se destacava por suas fotos em preto e branco, com céus "pesados" e nuvens negras. Ver: Wikipedia.
Obviamente, na pintura as nuvens foram pintadas por vários artistas. Mas isso é uma outra história.
A foto-sub ou fotografia submarina é o processo de tirar fotografias enquanto se está debaixo da água. É considerada uma área especialmente desafiadora de fotografia, uma vez que exige equipamento muito especializado e domínio de muitas técnicas para ter êxito. Apesar destes desafios, oferece a possibilidade de excitantes e raras oportunidades fotográficas. Animais como peixes e mamíferos marinhos são os assuntos mais comuns, mas os fotógrafos também procuram naufrágios, sistemas de caverna submergidos, "paisagens" subaquáticas, e retratos de mergulhadores da mesma categoria.
O primeiro e principal obstáculo enfrentado pelos fotógrafos subaquáticos é a extrema perda de cor e contraste quando submergidos a qualquer profundidade significante. Os comprimentos de onda mais longos de luz solar (como vermelho ou laranja) são rapidamente absorvidos pela água circunvizinha, que até mesmo para o olho nu tudo parece estar na cor azul-verde. A perda de cor não só aumenta verticalmente através da coluna de água, como também horizontalmente, assim temas mais distantes da câmera também aparecerão incolores e indistintos. Este efeito é até mesmo verdadeiro na água aparentemente clara.
O site brasileiro brasilmergulho explica a origem da foto-sub. Acesse a página: Boutan - o "Pai" da Fotografia Subaquática". O texto foi escrito por Marcelo Krause, que, conforme descrito no próprio site é um dos fotógrafo submarinos mais reconhecidos no Brasil e que já ganhou diversos campeonatos na categoria. O cara é demais, dei uma sacada no seu portfolio. Na sessão de downloads gratuitos até um screensaver de tubarão tem. O site é lindo, muito personalizado, baseado principalmente em flash.
Há um excelente seleção de links sobre fotografia submarina desse site: Underwater photography. Gostei muito da galeria Flickr: Underwater Photos - uma coleção com mais de, segundo entendi no próprio grupo, 42 mil itens entre vídeos e fotografias submarinas de usuários do Flickr. Sugiro que assista em tela cheia. É o último botão no menu de controle no lado direito do player da apresentação.



Espero que essas informações tenham sido úteis! Pessoalmente aprendi muito, muito mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos