Pesquisar neste blog

Cartazes de festivais de rock estilo metal - afinal, o que querem dizer?

sábado, 11 de abril de 2009

Tou deixando aqui para fins de uma reflexão sobre os valores que abertamente são defendidos e ostentados nos cartazes de festivais de rock. Esses especificamente são, com raras exceções, realizados na Alemanha, onde o estilo metal possui muitos admiradores, um mercado fortíssimo e bandas reconhecidas internacionalmente em todos os subgêneros. O Wacken Open Air, realizado na Alemanha, por exemplo, é considerado por muitos como o maior festival do mundo de estilo metal. Sobre essa particularidade da Alemanha, recomendo ler:
http://whiplash.net/materias/especial/040577.html
http://www.novometal.com/materias/exibir.php?id=23
Se não é uma expressão religiosa não haveria tanto uso de símbolos universalmente religiosos, em sua maioria pertencentes ao que se convencionou chamar de satanismo: as bestas, os demônios (na forma popular comumente narrada, tão diferente do que diz o texto bíblico), a cabeça de bode, entre outros. Até as letras (elementos tipográficos) utilizadas procuram expressar alguma ligação com o "lado negro da força": muitas das fontes utilizadas na composição dos cartazes pertencem a filmes de terror famosos ou decoradas com chamas possivelmente do quinto dos infernos. Os traços dão uma impressão de confusão, caos, desordem, estado de revolta e inquietação espiritual e psicológica. O nome de muitos desses festivais possui o termo inferno, ou que remonte algo dentro desse macabro universo de significação. Esses fatos demonstram algum conhecimento de elementos revelados no texto bíblico. Porém, aqui a força não vem de Deus, nada que lembre os valores bíblicos se faz presente. Apenas, Satanás e sua trupe, representando talvez um grito de liberdade de uma sociedade descrente, que já não vê verdade principalmente nas instituições religiosas.
Sei que não tou contribuindo em nada pra nenhum tipo de discussão, mas a impressão, a imagem fortíssima que esses cartazes passam é de um culto ao diabo, ainda que seja só pra ironizar a sociedade e seus valores tão mesquinhos e hipócritas. Do mesmo modo como os cartazes de cultos evangélicos ou católicos procuram reunir elementos que demonstrem a supremacia de Deus, esses cartazes defendem e exibem o seu contrário. Claro que muita gente gosta do estilo metal apenas como música, outros o fazem como expressão total de sua personalidade: admiram as músicas, o vestuário que se tipificou com o estilo e o que seus ídolos dizem, fazem pra eles é doutrina. Um certo cantor, o Marilyn Manson, é considerado por muitos de seus admiradores como deus, mestre, imperador. O Orkut está recheado de comunidades destinadas a exaltá-lo. Algumas pessoas ouvem, compram (afinal são indivíduos livres), mesmo conscientes do que as letras de muitas músicas claramente defendem, do que toda simbologia envolvida nesse universo quer dizer, quer afirmar.
Tenho um sobrinho que é um garoto saudável, alegre e super agradável como pessoa, extremamente sociável e simpático. Certo dia, ele tava navegando na internet e conseguiu algumas letras do seu grupo predileto, o Iron Maiden. Ele constatou letras impregnadas de mensagens claramente ofensivas à doutrina cristã, aos bons costumes, a tudo que é justo e correto, etc. e tal. Mesmo assim, afirmou que iria continuar ouvindo porque gostava do som. Na verdade, li bastante o que os jovens que escutam músicas de diferentes grupos do estilo metal escrevem na internet, em fóruns de discussão ou até me dizem em conversas. Eles se acham totalmente convictos que gostam do som, reconhecem o que está escrito nas letras, mas pra eles toda essa simbologia não é nada, a letra não é nada.
Esse é um ponto crucial, porque se os hinos, as músicas influenciam tremendamente o carácter de alguém, por que letras que claramente atacam toda santidade, pureza e verdade de Deus e exaltam o poder e toda maldade de Satanás não influenciariam o carácter e o comportamento de alguém? Quantas vezes alguém louvando a Deus com sinceridade não sentiu sua proximidade? De outro lado, o que se aproximaria de alguém que canta músicas totalmente de acordo com a vontade de Satanás?
Sobre a ligação que se faz entre o satanismo e o estilo metal, o site http://whiplash.net tem uma explicação muito razoável, feita com seriedade. Se alguém se interessar em ler pode tirar suas próprias conclusões: http://whiplash.net/materias/curiosidades/000116-robertjohnson.html.
Jesus!
Os nomes dos festivais estão escritos embaixo das imagens seguintes!


Bang your head 2009

Blackfield Festival 2009

Derrame Rock 2009

Download Festival 2009

East Riding 2009

Ehrlich & Laut Festival 2009

Green Park 2009

Groezrock 2009

Headbangers Open Air 2009

Heavy-Metal.de 2009

Hexentanz Festival

A partir daqui, só as imagens prévias hospedadas no Google, clique e terá a imagem em tamanho real, um pouco maior. Os nomes dos festivais aqui estão em cima das imagens abaixo.

Kings of Metal
Legacy Fest 2009
Kaltenbach 2009Inferno Festival 2009
Hurricane Festival 2009
Obscene Extreme 2009NCN Festival 2009
Metal Inferno 2009
Mera Luna 2009
Maniacs of Rock 2009
Party San Open Air 2009
Sweden Rock Festival 2009
Rock City Open Air 2009
Rock Am Ring 2009
Resist to Exist 2009
Rehvolution Festival 2009
Suffering 2009
St. Gallen Open Air 2009
South Side Festival 2009
Slaughter Fest 2009
Serengeti Festival 2009
Vainstream Rockfest 2009
Sundowm Festival 2009
Summer Breeze 2009
Summerblast 2009
Summer Nights Open Air 2009
Zoon Zonisphere
Zita Rock 2009
Wolfszeit 2009
With Full Force 2009
Wacken Open Air 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe