Pesquisar neste blog

Dia Internacional do Livro e dos Direitos do Autor - Origem e gráficos úteis

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Alinhar ao centro
Em 23 de abril se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data foi instituída pela UNESCO em honra à data de falecimento de grandes escritores mundialmente conhecidos William shakespeare, Miguel de Carvantes, e do não tão escritor catalão Josep Pla. A data também marcou o nascimento de Cervantes. Quanto a Shakespeare, a data não é precisa, não se tem absoluta certeza, pois em sua época se utilizava o calendário juliano diferente do calendário gregoriano utilizado na Espanha, há entre esses calendários uma diferença de dez dias.
Segundo a Wikipédia:

Livro é um volume transportável, composto por páginas, sem contar as capas, encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro. Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, etc. O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. Uma terceira função associada ao livro é a coleta e organização e indexação de coleções de livros, típica do bibliotecário.
É interessante conhecer a história do Livro: Wikipédia.

Abaixo um livro pra editar, está no formato jpeg, mas dá pra editar tranquilamente;


Em 26 de setembro de 2008 escrevi o seguinte:

"Um livro quer dizer tanta coisa. Livro tem a ver com história, com fatos, com o processo de viver. Tem a ver com fatos reais e imaginários. Com a escola, com nosso processo de aprendizagem. Um livro traz em si a idéia de tempo, de memória, de escrita, de decodificação do mundo.
Um livro antigo não quer dizer desatualizado, quer dizer uma volta aos passos de antigamente e ver por onde andamos, ou por onde a humanidade andou até chegar ao ponto em que se encontra atualmente.
Um livro dividido em folhas, feitas para o manuseio das mãos, controladas pelo leitor que poderá ver as imagens de sua própria vida e de demais pessoas. Mais do que isso, ele poderá ver-se retratado em outras pessoas, poderá encontrar nelas o que nunca percebeu que faltava em si mesmo.
Alguém que nunca existiu, mas está entre nós pelas coisas que representa. Alguém a quem nunca vimos, mas de cujos atos dependeu a nossa própria história e destino.
Sem ter pretensões religiosas, resolvi repassar algumas afirmações do dicionário dos símbolos de Chevalier acerca do livro:
"O livro é sobretudo, se passamos a um grau mais elevado, o símbolo do universo: O Universo é um imenso livro, escreve Mohyddin Ibn-Arabi. A expressão Liber Mundi pertence também aos Rosa Cruz. Mas o Livro da Vida do Apocalipse está no centro do Paraíso, onde se identifica com a Árvore da Vida: as folhas da árvore, como os caracteres do livro, representam a totalidade dos seres, mas também a totalidade dos decretos divinos."
"Um livro fechado significa a matéria virgem. Se está aberto, a matéria está fecundada. Fechado, o livro conserva seu segredo. Aberto, o conteúdo é tomado por quem o investiga. O coração é assim comparado a um livro: aberto, oferece seus pensamentos e seus sentimentos; fechado, ele os esconde."

Download: clique na imagem
PNG, 1370X1312 pixels.


Agora alguns ícones de livros (conforme imagem prévia logo abaixo) pra substituir os ícones do computador, de alguma pasta ou mesmo pôr em programas:


DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/101283723/a494df7e/bookicons.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe