Pesquisar neste blog

18 de abril - Dia do Amigo (divulgação)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Recebi as informações abaixo por e-mail e resolvi publicá-las no blog. Elas tratam da data oficial do dia do amigo no Brasil, comemorada em 18 de abril de 2008. Esse assunto já foi debatido por mim na postagem contida neste link, em que falei sobre a confusão existente entre as datas reais divulgadas na internet ou mesmo vistas em diários, agendas, cadernos sobre o dia do amigo e dia da amizade.
Após o texto, farei umas pequenas ressalvas, expressando minha opinião a respeito.

Agora transcrevo o comentário do senhor Ilbert

"Dia do Amigo - 18 de abril.

Ajudem a divulgar o Dia do Amigo para que o mesmo seja comemorado na sua data correta: 18 de abril.
Retransmita este comentário.
Visite o site: www.diadoamigo.com
ou pesquise no orkut o perfil: Dia do Amigo - 18 de abril

--------------------------------------------------------

Dia do Amigo -18 de abril.
Quem é amigo, comemora!
Expresse sua amizade: Dê uma palavra, uma flor ou um presente a quem você gosta.

--------------------------------------------------------

Dia do Amigo - 18 de abril: Informações.

De vez em quando, aparece alguém com o contra-argumento de que Dia do Amigo devem ser todos os dias do ano.
Sabemos disto.
Mas a realidade é que não dispomos de todos os dias do ano para nos dedicarmos e nos reunirmos com os que nos são caros ou para buscarmos novos amigos.
Por isto, a importância de conferir uma data especial para que nos seja oportuno este encontro com aqueles que consideramos amigos.
O Dia do Amigo (18 de abril) foi originalmente criado e patenteado por uma médica baiana, a Dra. Kleyde Lopes.
O objetivo de patentear o Dia do Amigo foi para que o mesmo não fosse confundido com o Dia da Amizade em sua data de comemoração.
Patente sob processo n° 821860615.
O Dia da Amizade foi criado em Buenos Aires, com o Decreto nº 235/79, inspirado pela chegada dos norte-americanos à lua, sendo que foi gradualmente divulgado em outras partes do mundo e comemorado no dia 20 de julho. Foi adotado principalmente nos Estados Unidos com objetivos ideológicos mais relacionados a arrecadações financeiras para entidades filantrópicas.
O Dia do Amigo não possui qualquer tipo de objetivo voltado para arrecadações financeiras, mas sim, o de acúmulo de sentimentos humanos benevolentes, de paz e de fraternidade entre as pessoas.
É uma idéia que deseja atingir o objetivo de resgatar a reverência ao ser amigo, em nível nacional e internacional, para assim, estar potencialmente universalizando esta data e iniciativa.
De certa forma, confundir o Dia do Amigo com o Dia da Amizade chega a ser uma falha de interpretação conceitual e, até, de compreensão gramatical.
Seria o mesmo que confundir o Dia das Mães com o Dia da Maternidade, o Dia dos Pais com o Dia da Paternidade, o Dia da Criança com o Dia da Criancice, o Dia da Raça com o Dia do Racismo, ou, ainda, o Dia da Mentira com o Dia do Mentiroso.
Em primeira instância o termo “amizade” pode até assemelhar-se ao termo “amigo”.
Todavia, conceitualmente, são distintos, pois, a amizade, trata de um tipo específico de sentimento entre as pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.
É muito mais marcante comemorar o AMIGO do que a amizade. Pelo AMIGO, pode-se sentir não só amizade, mas, também, afeto, amor, carinho, saudade, etc.
Dá valor a você e ao outro como indivíduo AMIGO e não apenas ao sentimento geral de amizade.
É válido comemorar, em julho, o Dia da Amizade dos norte-americanos, mas, deveríamos comemorar, também, o Dia do Amigo em 18 de abril.
O Dia do Amigo é uma idéia originalmente brasileira que deve ser defendida inicialmente por nós, para assim ganhar o devido espaço no mundo.
A cada ano este projeto vem se estabelecendo definitivamente como data comemorativa.
Da Bahia para o mundo, o Dia do Amigo vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento pela sociedade, por instituições e por órgãos governamentais.

Vou ser o mais friamente sincero na minha opinião, sem querer denegrir a mensagem acima, apenas quero me colocar na mente de outras pessoas que podem ler a mensagem e encontrar algum ponto que considerem vulneráveis e, assim, não tomar a informação como verdadeira. Principalmente porque na internet há tanto spam, tanta desinformação, tanta falsa informação. Ao meu ver, um recurso (extremo, acho!) muito eficiente para dizimar as possíveis dúvidas, uma vez que é possível sentir uma divulgação muito reduzida na mídia, seria apresentar imagens ou mesmo cópias dos documentos que comprovam essa patente sob processo n° 821860615. Apesar de que exista o documento oficial divulgado pelo governo federal sobre o dia 18 de abril como sendo o dia do amigo.
O site www.diadoamigo.com.br realmente existe, é bem pensado e funcional, baseado em flash, contudo, parece pouco atualizado. Ele fala sobre no menu "Eventos" sobre o Prêmio Grande Amigo, segundo o site:

"A partir da morte de Dr. Ewerton Visco (que foi um dos primeiros e principais colaboradores do projeto) que abriu as portas do Iguatemi para as diversas comemorações anuais do Dia do Amigo em 1995, foi instituído o prêmio O Grande Amigo, que se constitui em uma placa de metal (50 cm x 40 cm) com dizeres de homenagem alusivos ao Dia do Amigo, a qual é entregue pela Dr. Kleyde Lopes em reconhecimento a personalidades, a pessoas ou a órgãos que se destacaram pela maneira especial como abraçaram esta causa e pela forma como colaboraram para difundir e consolidar o Projeto Dia do Amigo. O objetivo é o de eternizar esses importantes colaboradores nos anuais do Projeto Dia do Amigo."

A página linkada é a mais básica possível: fundo branco, letras bem pequenas, e só está atualizada até 2005. Não se sabe se o prêmio ainda existe. Ainda no menu eventos, na opção fotos, não é possível ver foto alguma.
Sobre o senhor Ilbert Lopes Ramos, a net aponta sites com boas referências sociais com o seu nome.
Quanto à Dª Kleyde Mendes Lopes Ramos (devem ser parentes!) há referência a ela no Google e poucas no Orkut. Bem, não identifiquei nenhum perfil dela no Orkut. Ela também é escritora e já lançou, pelo menos conforme vi no site da Estante Virtual, três livros: A arte de amar-te, Doce Sertão e Vivendo. A melhor descrição que pessoalmente vi sobre ela está no site do Golfinho, que é o portal de PNL no Brasil, especificamente, na página sobre os palestrantes do V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística, do qual ela foi uma palestrante. Atenção:

"Médica, bióloga, sexóloga e geneticista, pesquisadora do relacionamento humano, com formação em Análise Transacional e Master Practitioner em PNL. É presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise e Cultura. Poeta e escritora. Criadora do Dia do Amigo – 18 de abril como parte de seu projeto de divulgação do amor como agente de transformação da humanidade. Recebeu diversos prêmios e homenagens de importantes instituições internacionais, como o International Peace Prize em 2004 nos EUA."

É mole??!!

No Orkut, há duas comunidades sobre o dia do amigo - 18 de abril (até hoje):

1 - Uma criada em 11 de abril de 2009, muito recente, possui dois membros. Infelizmente, não parecem seres humanos, são representações: uma se chama o próprio "dia do amigo" e o outro se "chama aquele". Não são perfis de seres humanos evidentes, espero que me entendam. Também não sei se é uma comunidade oficial do dia do amigo. Hoje em dia, existe uma "comunidade oficial" pra quase tudo. O link para essa comu é: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=86304881.

2 - Uma criada em 18 de abril de 2006, possui até aqui 47 membros. Sim, sim, Encontramos perfis mais humanizados, realmente pessoas que se identificam de verdade. Talvez, seja essa a comunidade oficial. Isso não tem importância. Link: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=11973329.

É valido dizer aqui que há muitas comunidades sobre o dia do amigo, mas a maioria aponta 20 de julho como o dia do amigo. E todas elas possuem muito mais membros.
Ora, divulga-se em vários sites de boa reputação que 20 de julho é o dia internacional do amigo, não é apenas o dia internacional da amizade, conforme o próprio documento do governo federal. Qual seria a diferença, então, entre essas datas, considerando-se serem ambas as datas 18 de abril e 20 de julho como dia do amigo (uma de cunho nacional, em 18 de abril; e outra, internacional, 20 de julho)? Eu não tenho certeza absoluta ainda se o documento do governo federal está totalmente correto. Mas, há outras datas em que existe essa difeenciação entre o dia nacional e o dia internacional do amigo (ok! não confundir com dia da amizade!).

Quem procurar no Yahoo Respostas vai se decepcionar, pois lá é unânime apontar 20 de julho como dia da amizade. Ver aqui.

Quem procurar na wikipedia sobre o dia 18 de abril como sendo dia do amigo vai se decepcionar. Até na página de datas comemorativas do Brasil, a wikipedia só aponta 20 de julho como dia do amigo, como sendo criado por um argentino, e o dia internacional da amizade, comemorado no primeiro domingo de agosto nos Estados Unidos.

Acho que uma divulgação maior na mídia seria de grande ajuda. Pelo menos, no Youtube, por exemplo, um vídeo da própria Kleyde falando sobre o dia do amigo. O Youtube é um bom referencial para vários tipos de informação. Sobre do dia do amigo não há nenhuma informação que possa ser utilizada no sentido de eliminar dúvidas.

É isso! Eu acredito na informação, porque até o site da Câmara dos Deputados, conforme falei na postagem sobre o dia do amigo, em 2006, divulga um documento oficial com as datas comemorativas do Brasil. Sua última atualização foi em 2003. O documento diz claramente que 18 de abril é o dia do amigo, subentende-se claramente que é uma comoração de nível nacional; porque ele aponta dia 20 de julho como Dia Internacional do Amigo e Dia Internacional da Amizade. Ambas as datas são classificadas como costumeiras/populares. O link para o documento em formato pdf se encontrava aqui.
Atualizado: não sei a razão, mas o documento oficial do governo mudou de link, talvez pelo fato de terem sido adicionadas mais 20 (VINTE) datas comemorativas.
É possível ainda encontrar esse documento no site do Deputado Federal Marcelo Guimarães, no seguinte link: http://www.marceloguimaraesfilho.com.br/legislacao.php.
Aproveitem e baixem os 18 arquivos de legislação federal do site, são essenciais.

Espero ter ajudado a quem, de algum modo, tiver dúvidas sobre o dia do amigo. E espero não ter sido duro demais. Sou um ser humano e posso errar. De quebra, alguns links com mensagens, cartões e coisas para oferecer a seus amigos:

Mensagens de Amizade
http://www.sabedoriadosmestres.com/s/amizade

Slides PPts sobre Amizade
http://www.clickloco.com.br/s/slides/amizade

Vídeos Exclusivos de Amizade
http://www.mensagensmania.com/s/videos/amizade

Cartões Flash exclusivos para o Dia do Amigo
http://www.zipcards.com.br/s/cartoes/dia-do-amigo

Cartões Flash sobre Amizade
http://www.zipcards.com.br/s/cartoes/amizade

Vídeos YouTube sobre Amizade
http://www.sabedoriadosmestres.com/s/amizade---videos

Gifs e Imagens de amizade para Orkut e Hi5
http://www.clickmensagens.com.br/s/gifs-e-imagens/amizade/

PowerGifs de Amizade - Personalize um cartão para seus amigos
http://clickmensagens.com.br/pg.php?o=listar&n=2

Gifs e Imagens de ABRAÇOS para Orkut e Hi5
http://www.clickmensagens.com.br/s/gifs-e-imagens/abracos/

Gifs e Imagens de ADORO VOCÊ para Orkut e Hi5
http://www.clickmensagens.com.br/s/gifs-e-imagens/adoro/

Personalize em ABRAÇO e envie aos amigos
http://clickmensagens.com.br/pg.php?o=listar&n=16

Cartões Flash de Beijos e Abraços
http://www.zipcards.com.br/s/cartoes/beijos-e-abracos

Um comentário

  1. Gostei muito de ler esta postagem. Possuo um projeto de comunicação na empresa em que trabalho baseado nas datas comemorativas do Brasil. Pela velocidade que preciso e pela falta de assistentes, recorro à internet para me informar, mas tem horas que é frustrante. Parece realmente uma fonte de "desinformação". Há discrepâncias enormes de informações até mesmo em sites de instituições de ensino conceituadas ou do governo.

    Em abril quase tive um treco quando acordei e vi a Ana Maria Braga comemorando o dia do amigo fora da data que costumo "comemorar".

    Estou finalizando o informativo especial hoje (com atraso, infelizmente). Se quiser dar uma olhada, o link é www.integru.com.br/mkt/itgmib_2009_07_20

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe