Pesquisar neste blog

Os heróis do ponto de vista mitológico

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

"Heróis

Os heróis eram mortos aos quais se rendia um culto especial: os fundadores de uma cidade, de uma família, tornados ancestrais divinizados e venerados. Faziam-­se peregrinações a seus túmulos e construíam-se templos em sua honra.

Nos mitos primitivos, o herói apa­rece como um ser metade ho­mem, metade animal dotado de uma força extraordinária, sufi­ciente para criar o universo. Mais tarde, apareceu com o aspecto de um ser humano capaz de superar os limites que separam o homem dos seres comuns. Sua existência é devotada à busca do Espírito, seja este o Graal ou um elixir de imortalidade.

Mágico, profeta ou patriarca, o herói mitológico apresenta carac­terísticas particulares:

- Ele se manifesta graças a uma força procriadora miraculosa: uma rajada de vento, uma folha ou um fruto engolidos aciden­talmente. Vive uma infância fora do comum, simbolizando a manifestação do espírito, do princípio divino imanente en­carnado no mundo.

- Detentor da força cósmica, é dotado de poderes extraordiná­rios desde o instante de sua con­cepção ou de seu nascimento.

- Este ser prodigioso tem um pa­pel a cumprir: salvar o universo ou a humanidade, função que implica aventuras à sua altura, ações fantásticas e provas ex­traordinárias que simbolizam, por um lado, os mergulhos no mar obscuro da psiquê, e, por outro lado, os domínios onde se decide o destino do homem, os aspectos que o mesmo pode re­vestir e cujas existências respec­tivas dos heróis testemunham. Para chegar ao objetivo final, o retorno, ele recebe com fre­qüência o socorro mágico de guias (deuses ou deusas) nas provas que deve realizar.

- Sua vitória é freqüentemente as­similada a um segundo nasci­mento e, finalmente, recebe uma recompensa digna de seus feitos, cuja apoteose é a divini­zação.

>>>>> Do ponto de vista psicológico, o objetivo final de toda epopéia heróica é a conquista de si mesmo.<<<<"

JULIEN, Nadia de.
Dicionário Rideel de Mitologia. 1 ed. São Paulo: Rideel, 2005. Pág. 109.

Animais não são palhaços Campanha da Liga Portuguesa de Proteção aos Animais

Faz sentido!
Considerando os animais enquanto instrumentos de trabalho honesto, não há diferença entre eles e o cahorro que guia cegos, os jegues e cavalos que puxam carroças (no Nordeste existem muitos ainda). Historicamente, os animais não serviram apenas como forma de alimento. Em todos os casos, o respeito, bons tratos com os animais, obediência à legislação que existir, devem ser respeitados.
O circo é uma espécie de empresa. No Brasil, muitas delas ainda são informais. Há pessoas que dependem dela para comer. Sou a favor de legislações adequadas para evitar atrocidades aos bichinhos e riscos desconhecidos aos artistas circenses.
Essa realidade de cativeiro e sequestro de realidade que sofrem os animais, não só em circos, me faz pensar, do mesmo modo, como o capitalismo sequestrou a forma de ser, viver e pensar das pessoas. Nesse sentido, os homens também não deveriam ser palhaços. Não acho que apenas os animais foram e são vitimados pelo sistema. O ser humano também é exposto a shows, a barbáries institucionalizadas, tragicomicamente, como atores, palhaços, equilibristas, tudo ao mesmo tempo agora.
Um pobre trabalhador que se aposenta e recebe o salário mínimo tem boas razões para ficar preocupado com cada segundo de sua vida, pois o sistema de assistência ao idoso continua muito precário, omisso, incompleto ou ausente.
Um país que não é pai. Bichinho do homem brasileiro, pobre trabalhador... Suou tanto e agora recebe do seu país, não digo uma banana, mas cascas podres da banana. Isso é pior do que o pão que o diabo amassou!!!!

"Às vezes, a beleza vem das feras"

"A Associação dos amantes dos répteis de Jacarta lançou um anúncio criado pela Mccann local, para mostrar que as cobras também podem ser admiradas.
Para quem está pouco atento, não percebe que o quadro foi feito apenas com cobras em diferentes posições, formando um lindo cenário. Por isso, o texto diz: “Às vezes, a beleza vem das feras”. As cores são realmente cheias de vida"
Fonte: http://bimarketing.blogspot.com
Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Foi fundada em 1619 pelos neerlandeses com o nome de Batávia, junto à aldeia javanesa de Jakarta. Foi ocupada pelos ingleses entre 1811 e 1814. Tomou o nome actual em 1949.


Frame óculos (JPG)

Download: clique na imagem!!
Resolução: 1350X1000.

Devemos aprender a olhar a vida com nosso próprios olhos. Porque tantas vezes usamos óculos que não são nossos e, ainda pior, tapando olhos que também não nos pertencem. E ao se olhar, é fatídico questionar: quem é você, afinal?
Jackson Angelo
A imagem original não tem nomes.

Template de DVD para casamento estilo rosa vermelha II (PSD)

Esse template tem uma rosa vermelha linda como fundo. O arquivo está completo: inclui o box (caixa) do DVD e o fundo redondo do próprio DVD. O arquivo possui 27 camadas, todas editáveis. O fundo possui 9 camadas. Na composição, utilizei a fonte Vivian, mas as camadas de texto são totalmente editáveis. Assim, é só ter imaginação! Ambos estão em um único arquivo rar, com 6,18mb. Descompactados somam 16,14 mb.
Resolução: ambos com 300 dpi. Box: 3236x2161; DVD: 1890x1890.


Faça o download clicando no link abaixo:
http://www.mediafire.com/?u1cn42zq4xopnxu
 

Seguidores do blog

Mais lidos