Pesquisar neste blog

Matança de baleias e golfinhos nas Ilhas Faroe, Dinamarca

domingo, 21 de dezembro de 2008



Baleias são animais sensíveis, sociais com sistemas nervosos altamente desenvolvidos. Eles têm uma capacidade profunda para sofrer angústia, terror e dor. Cada ano, os habitantes das ilhas Faroe matam baleias piloto e outros cetáceos pequenos.
A matança se realiza assim: em cima de lanchas, os insulanos de Faroe dirigem as baleias primeiro a uma baía. A perseguição pode ser prolongada. As baleias exaustas, apavoradas e confusas são dirigidas eventualmente na superfície. Aqui o banho de sangue começa. Os insulanos de Faroe martelam 2.2 kg de ganchos de metal repetidamente na carne viva de cada baleia até o cabo de ganchos. Então, uma faca com 15 cm faca é usada para cortar pela gordura e descarnar até a coluna vertebral. Logo os vasos sanguíneos principais são cortados. A baía fica toda manchada de sangue, em uma cena horrível com baleias agonizantes e mutiladas.
A chacina é celebrada em uma carnavalesca atmosfera de entretenimento. Doutrinadas desde cedo, as crianças são liberadas um dia fora da escola para assistir a diversão. Elas correm até a baía e trepam em cima das carcaças de baleias mortas.
Todo ano, cerca de 2.000 baleias são ndirigidas à praia e cruelmente mortas nas Ilhas Faroe, a meio caminho entre as Ilhas de Shetland e Islândia. Durante séculos, os Insulanos de Faroe tem caçado baleias piloto. Embora as Ilhas sejam um protetorado da Dinamarca, ela tem o seu próprio Governo e regulamentos que governam a caça de baleias piloto ou "grind" (moer) como é conhecido.
Os habitantes das Ilhas Faroe não têm na carne de baleia nenhuma necessidade de subsistência, e muito da carne é partido para apodrecer e ser esvaziada; não pode ser exportada, pois é poluída com metais pesados e outras toxinas e então não pode satisfazer os padrões de saúde da EU para comida humana.
De acordo com legislação das ilhas Faroe, é permitido também caçar certas espécies de cetáceos pequenos diferente das baleias piloto, entre elas: Golfinho Bottlenose e toninhas de Harbour (também há regulamentos específicos para esta caça). As toninhas são mortas com espingardas.

O texto acima é uma tradução livre minha, da petição online para pôr fim a esta matança. Tentei resumir e colocar o que achei mais importante. Colabore e assine também.
Link da petição:
http://www.thepetitionsite.com/1/end-whale-dolphin-slaughter-in-the-faroe-islands
Álbum do Picasa com fotos e explicações sobre a matança:
http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/colaborandocomanatureza/albumid/5270058639809281665?alt=rss&kind=photo&hl=pt_BR

13 comentários

  1. Anônimo8:13 PM

    iSSO É UM VERDADEIRO ABSURDO, TENHO VERGONHA DE DIZER-ME DA MESMA RAÇA Q ESSAS PESSOAS PREFERIA AGORA SER UM RATO A TER PESSOAS COMO ESSAS AO MEU LADO!!!!
    OQUE PODEMOS FAZER PARA Q NÃO OCORRA MAIS?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:13 PM

    iSSO É UM VERDADEIRO ABSURDO, TENHO VERGONHA DE DIZER-ME DA MESMA RAÇA Q ESSAS PESSOAS PREFERIA AGORA SER UM RATO A TER PESSOAS COMO ESSAS AO MEU LADO!!!!
    OQUE PODEMOS FAZER PARA Q NÃO OCORRA MAIS?

    ResponderExcluir
  3. È uma verdadeira carnificina!
    Mas preocupemo-nos com as nossas barbaridades particulares. Estou a referir-me concretamente ás touradas.
    Um espectáculo? que diverte alguns milhares de boçais, que dizem para os filhos, "os animais são nossos amigos" e depois levam-nos a assistir ás touradas.
    Estes, embora sem desculpa, matam para comer

    ResponderExcluir
  4. É com tristeza que li o seu depoimento,tal como alguém disse:-Um dia, tudo isso terá fim! Só tenho pena que sejam as crianças de amanhã a pagar a factura de hoje...!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Estou chocada com essa imagens!
    Onde estão os ambientalistas?

    ResponderExcluir
  6. Queria ser um terrorista suicida p eu chegar la com um barco com umas cinco toneladas de explosivos e levava todos esses FDP p inferno

    ResponderExcluir
  7. Concordo Júnior, porque certAS HORAS DÁ VONTADE SE AGIR ASSIM MESMO, COM ARMAS, MUNIÇÃO, COM VONTADE DE ACABAR DE VEZ COM TANTA CRUELDADE, MAS ASSIM ESTARÍAMOS USANDO AS MESMAS ARMAS.]MAS QUE DÁ VONTADE, DÁ E MUITA!

    ResponderExcluir
  8. Você come carne?
    Por acaso acha que no matadouro de vacas é diferente?
    Não espere chegar às mãos de uma associação de defesa dos animais, faça a sua parte, atue da maneira que está ao seu alcance nesta luta...
    Não seja hipócrita...

    ResponderExcluir
  9. Que nojo, gente ruin, tomara que morram, bem sofrido assim como eles fazem com esses pobres animais,como nesse pais deixam fazer isso? Terra de assassino,.

    ResponderExcluir
  10. Estou chocada também...mas infelizmente é tradição desse povo, eles alimentam essas baleias,fazem controle de natalidades das mesmas,para nessa época fazerem isso...sei lá, tudo bem que é tradição vinking...ow mas estamos em outra geração, essa coisa de tradição já era pra ter acabado...somos de descendencia indigena e nem por isso andamos pelados e nem atacamos aldeias vizinha...ó

    ResponderExcluir
  11. Num lugar tão lindo onde a natureza é tão generosa não poderia haver maior ingratidão, arrogância e estupidez por parte da nossa espécie do que vem fazendo esse povo que é dito "de 1º mundo". Nem toda tradição é nobre, e essa com certeza também não é. Como diz uma frase: "TODOS OS MONSTROS SÃO HUMANOS". Sejam os criados por nossos medos, vaidade e estupide, ou àqueles que na verdade somos nós mesmos...

    ResponderExcluir
  12. Num lugar onde a natureza foi tão generosa e criou coisas tão belas, não poderia haver ingratidão, arrogância e estupidez maior do que a praticada por essa espécie que chamamos de humana. A "tradição" do povo dessa região tão fantástica que é tido como sendo gente de 1º mundo só prova que nossa sociedade é hipócrita, insana e destrutiva. Nem toda tradição é nobre e digna e com certeza essa também não é... Como diz uma frase: "TODOS OS MONSTROS SÃO HUMANOS". Os que criamos por medo, ignorância e estupidez, ou àqueles que na verdade somos nós mesmos. Á continuar nesse caminho o ser humano está fadado ao fracasso, e irá apenas provar que "infelizmente é uma experiência que não deu certo..." Lamentável.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos