Pesquisar neste blog

Os Direitos Autorais de Deus

domingo, 26 de outubro de 2008

Autor das fotos: Jackson Angelo
Em: 26 de outubro de 2008
Onde: Praia de Camboinha, município de Cabedelo.
Fotos tiradas em intervalos rapidíssimos, a maioria das 12h53 às 12h57min.

Obs.: O texto a seguir nada tem a ver com a discussão sobre direitos autorais na ótica de defesa do software livre, pirataria, compartilhamento de arquivos protegidos por direitos autorais, etc. Foram só pensamentos que me invadem a cabeça quando começo a escrever.

Os meus direitos autorais
Use à vontade! Que sejam seus também as nuvens e o sol daquele momento! Contudo, o sol tá aí todo dia, mesmo sob nuvens. Ir em busca dos nosso próprios sóis produz em nós mesmos novos movimentos de rotação e translação.
Por que as nuvens? Poderiam ser barcos, marinas, casas, pessoas passando. Minha(s) face(s) minhas caretas, meus sorrisos, o sorriso das pessoas, a sujeira ou limpeza das praias, a calma ou o movimento, a beleza e exuberância natural ou das habitações. Tudo seria muito único e especial pra registrar. Não quero apoucá-lo dizendo: "qualquer um pode ter, qualquer um pode ver, qualquer um poderia viver o mesmo", prefiro dizer: todos podem ter, todos podem ter, todos podem viver este momento; melhor ainda: todos podem ter os seus momentos na praia. Não me refiro aqui ao acesso a bens produzidos para uma certa faixa de pessoas com poder aquisitivo maior, mas o que creio é o melhor que as praias têm: o que Deus fez.
Os Direitos Autorais do Homem
Todos podem ter acesso ao que Deus fez e faz e fará de graça. E quem pode fazer igual ou melhor? Criar do nada? O termo "qualquer um" parece querer diminuir o valor das coisas, na mentalidade excludente de endeusamento do mundo material: "pra ser único e especial você não pode ser uma pessoa qualquer, você tem que fazer, ter, ser algo que dificilmente outros à sua volta poderão ter, ser ou fazer"
Se Deus cobrasse dos homens, das empresas, dos governos, direitos autorais por tudo o que Ele fez e é utilizado nos filmes, nas novelas, na produção de bens, na capacidade de viver, o que aconteceria? Contudo, Deus não coisifica o homem. Você pode escolher, você é livre pra isso. Você pode ser você!
Imagine se os homens tivessem feito o que Deus fez? Cada ser humano seria objetificado, transformado em bem, desalmado. Os que tivessem inventado os alemães diriam: Estes são nossos, valem tanto; podem ser jogados fora depois de utilizados no que quiserem. São bonitos, sem defeitos, superiores, não são influenciados por maus pensamentos e submetem-se a toda racionalidade. Os que tivessem inventado os negros diriam: parecidos com chocolate, são fortíssimos, podem ser utilizados no que quiserem; se submetem bem às normas e à dominação; após a utilização podem ser desativados (mortos). Aconselhamos que sejam incinerados nos campos de extermínio públicos após a desativação por violência. Os que tivessem inventado os brasileiros diriam: Moçada! Ta aí uma idéia diferente! Um misto de tudo o que já se fez em termos de seres humanos: têm de todo tipo! Não têm mentalidade definida! Injetem neles o que quiserem! Utilizem com moderação! Aproveitem a promoção!
E por aí iria. As possibilidades seriam quase infinitas! A arte da propaganda é sempre tão flexível! No entanto, Deus fez a todos: alemães, negros e brasileiros. E a todos Ele trata individualmente, para Deus não existe "um qualquer", Deus é Deus de todos. Você é um todo, faz parte do todo, você é alguém! Você jamais, jamais seria coisificado, rotulado, comercializado!

Os Direitos Autorais de Deus
A bíblia diz que de "De Deus é a terra e a sua plenitude". Nada do que foi retratado é meu unicamente e ao mesmo tempo é meu unicamente. No meu corpo, no meu olhar, no meu contexto, na minha localização por satélite, é completamente meu. No momento retratado, sei que é tudo meu. Mas o sol nunca será apenas unicamente meu. O ar que respirei naquele momento, a água com que me banhei, os sons que pude ouvir das ondas e de alguma outra coisa juntamente. Por isso, sou livre. Deus é aquele que pode dizer "Se tivesse fome não te diria", não porque despreze você, mas porque ele não precisa de ninguém pra ter, ser, fazer nada. E diz ainda: ""Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas." (Is 45:7). Até das doenças, dos insetos, das coisas medonhas, dos mistérios que desconhecemos, do próprio diabo, de tudo foi Deus o criador. Deus também pode fazer a paz e criar o mal, obviamente, segundo sua sabedoria, não conforme nossa limitação de poder, vida e conhecimento.
Fomos criados por Ele, célula por célula, osso por osso, pra ficar só no que ainda podemos conhecer de nossa própria estrutura. E a todos fez iguais! E a todos trata de modo igual! Para Deus não existe acepção de pessoas. Não existem seus títulos no tribunal divino, na sua justiça não existe mercado. Não existem duas balanças: apenas uma balança.
Deus me fez! Deus pode me refazer! Deus pode trazer guerras ao meu viver! Deus pode trazer a paz! Ele pode fazer morrer! Ele pode fazer viver e reviver!
Seja eu de alguma etnia negra, alemão ou brasileiro!
(Jackson Angelo)


"Não retorna à nuvem
a gota de chuva.
Nem se verá
a mesma nuvem.
Versos do poeta carioca Marien Calixte"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos