Pesquisar neste blog

Frame fotográfico - uma técnica interessante

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Um modo legal de tornar interessante uma imagem e chamar atenção ao ponto principal de interesse que você está querendo realçar é incorporar uma armação interna em sua composição, ou seja, o famoso frame.
Não se trata de frames artificiais, que entram em composições fotográfica, tipo um cartão com uma foto de alguém e ao seu redor flores e folhas. Mas, aproveitar elementos diversos do próprio ambiente.
Uma armação pode servir para vários propósitos:
1. Dá profundidade à imagem e ajuda a dar a percepção a espectadores disto que eles estão olhando para algo que possui mais de duas dimensões.
2. Usada corretamente, enquanto é "montado" o frame, pode atrair o olho do espectador de um interesse a uma parte particular da cena.
3. A técnica de frame pode trazer um senso de organização ou retenção em uma imagem. Isto não pode ser trabalhado com toda foto - deve-se ter bom senso e criatividade.
4. Esta técnica pode acrescentar contexto a um tiro, conforme as possibilidades, características ambientais, históricas, geográficas, etc., e a intenção de quem fotografa. Por exemplo, a foto da mulher (primeiro plano) em uma casa de palha (ver acima). Nota-se que a casa se tornou um frame, dando-lhe mais significado e estética do que se não tivesse sido tirado desta forma. Toda a rusticidade do ambiente está ao redor dela.
Os frames podem assumir muitas formas - de uma árvore pendendo, uma ponte, ou até mesmo parte de outra pessoa, etc. Ao usar esta técnica é recomendável olhar para uma armação que tem uma forma semelhante ao assunto principal que está sendo tratado.
Armações também podem estar no primeiro plano ou fundo de imagens (embora freqüentemente estejam no primeiro plano).
Abaixo alguns trabalhos que utilizam esta técnica. Interessante como com o frame, há uma ampliação das possibilidades semânticas da foto.



 

Seguidores do blog

Mais lidos